Tecnologia para transportes

17 aplicativos essenciais para caminhoneiros

Trânsito caótico, vias com velocidade reduzida, violência nas paradas, sinalização precária e asfalto esburacado são apenas alguns dos vários desafios enfrentados pelos profissionais do setor de transportes. Nesse cenário, o suporte de um aplicativo para caminhoneiro é uma ótima alternativa para otimizar o dia a dia nas estradas.

Não é à toa que o número de motoristas usando ferramentas tecnológicas aumenta cada vez mais. Quer conferir uma seleção dos melhores aplicativos para organizar sua rotina e melhorar a performance na realização das entregas? Continue com a leitura do nosso post!

Por que existem tantos aplicativos para quem trabalha com transporte?

Os dispositivos para acesso à internet se transformaram em uma ferramenta de trabalho importante para os profissionais de transportes. De acordo com dados da Pesquisa CNT Perfil do Caminhoneiro 2019, da Confederação Nacional do Transporte, nada menos do que 87,8% dos caminhoneiros fazem uso de notebook, smartphones ou tablet para acessar informações relevantes para o seu trabalho.

O levantamento indica, ainda, que 98% desses profissionais utilizam prioritariamente o smartphone para acessar a internet, sendo que 90,6% acessam a rede diariamente. As principais motivações para o acesso são as mídias sociais (68,1%), questões profissionais (55,4%), leitura de notícias (32,3%) e acompanhamento da conta bancária com realização de pagamentos (6,8%). Tais dados justificam o surgimento de diversos aplicativos para caminhoneiros. 

Dica: Aplicativo de frete: listamos 6 características para ajudar você a escolher o melhor

Que benefícios os aplicativos oferecem?

Como explicamos, os aplicativos são úteis para o motorista nas mais diversas situações de seu cotidiano, ajudando a resolver muitos dos problemas do segmento. Uma das principais vantagens das ferramentas tecnológicas é a facilidade de comunicação, seja com os contratantes da carga, com a família ou mesmo com os embarcadores para o frete.

Outro grande benefício é o acesso à informação — notícias, trajetos alternativos e previsão meteorológica, por exemplo. Assim, é possível economizar tempo e combustível, desviar de vias congestionadas e evitar trajetos com temporais ou neblina, fazendo com que a condução do caminhão seja mais segura e tranquila.

No aspecto financeiro, podemos citar, ainda, o auxílio no controle de despesas, cálculo do frete, busca por postos com os melhores preços para abastecer e indicação de reparos necessários no veículo. Isso reduz gastos, aumenta o desempenho e potencializa a rentabilidade do profissional.

Fique por dentro das melhores estratégias para fazer frete com lucro!

Conheça as estratégias para conseguir frete com lucro

Qual o melhor aplicativo para caminhoneiro?

Essa é uma pergunta difícil de responder, uma vez que existem várias ferramentas para diferentes finalidades. Por isso, reunimos em nosso post os principais aplicativos que vêm otimizando a rotina de milhares de caminhoneiros brasileiros. Confira!

1. Drive Awake

Drive Awake é o app ideal para quem conduz o veículo durante a noite. Sua principal função é ajudar o caminhoneiro a se manter acordado ao longo do percurso. Para usá-lo, o motorista deve posicionar o smartphone de forma que seu rosto possa ser visto pela câmera frontal.

Com o celular bem posicionado, o aplicativo faz um rastreamento facial e, ao detectar qualquer sinal de sonolência, soa um alarme para despertar o trabalhador, evitando a ocorrência de acidentes.

No entanto, lembre-se de que, apesar da ajuda do aplicativo, é fundamental respeitar a carga horária máxima determinada por lei, fazendo as paradas necessárias para descanso. Afinal, a sua segurança e a das demais pessoas que trafegam nas rodovias depende disso!

2. Trekken

Trekken foi desenvolvido para ajudar os motoristas que se preocupam em dirigir com prudência. Para isso, o aplicativo analisa o comportamento do condutor no trânsito e incentiva a direção defensiva nos mais diversos trajetos.

O mais legal é que quem utiliza o app pode trocar os pontos acumulados por serviços ou produtos de empresas parceiras do Trekken. Muito bacana, não é?

3. AccuWeather

Por conta da rotina exaustiva, dificilmente os caminhoneiros conseguem acompanhar os noticiários para conferir como estará o tempo no dia seguinte. Por isso, é interessante contar com um app que apresente essa informação.

O AccuWeather — disponível para Android e iOS — é uma excelente opção, pois, além de informar se vai chover ou não, apresenta alguns dados detalhados, tais como:

  • probabilidade de precipitação;
  • umidade do ar;
  • temperatura estimada;
  • sensação térmica.

Ele é fundamental para os condutores, tendo em vista que permite fazer o planejamento da viagem de acordo com as condições climáticas. Se houver previsão de chuva, por exemplo, o motorista pode evitar um trajeto perigoso por algumas horas ou, até mesmo, por um dia.

Dica: Os 11 principais desafios de caminhoneiros autônomos!

4. Waze

Além de ajudar a escapar do trânsito em vias congestionadas, o Waze (disponível na App Store e Google Play) permite localizar, facilmente, os postos de combustíveis próximos (com os valores praticados), além de oficinas, restaurantes e outros pontos de parada.

Além disso, o app permite identificar vias com acidentes, buracos ou outros problemas, além de adicionar outros motoristas.

5. Guia de Oficinas

Guia de Oficinas é o melhor amigo do caminhoneiro quando imprevistos acontecem na estrada, já que o app permite a localização de oficinas e lojas de peças automotivas próximas ao local que o motorista se encontra.

6. Carrorama

O Carrorama — disponível para Android e iOS — é um aplicativo perfeito para quem gosta de controlar os custos que envolvem seu veículo, independentemente de qual seja ele: carro, moto ou caminhão.

Com o objetivo de descomplicar o gerenciamento e o planejamento financeiro, o aplicativo fornece relatórios com gráficos percentuais que apresentam os gastos com:

  • seguro;
  • financiamento;
  • impostos;
  • manutenção;
  • estacionamento;
  • pedágios;
  • abastecimento;
  • lavagem de veículo.

7. Carango

Com uma interface simples e acessível até mesmo para o mais leigo em tecnologia, o Carango possibilita o acompanhamento de todos os gastos obtidos com o veículo, como:

  • o cálculo da quilometragem e do consumo de combustível;
  • o  valor de manutenções, revisões e seguros;
  • a criação de um arquivo com todos os dados armazenados.

Vale destacar que o aplicativo também lembra os motoristas sobre as datas para realização da  troca de óleo, calibragem dos pneus ou balanceamento do carro. Com ele, você nunca mais esquecerá de nada que envolva o bom funcionamento do caminhão!

8. Drivvo

O aplicativo permite registrar todos os valores de abastecimento e despesas com o veículo, facilitando o controle de gastos. Além disso, por meio de relatórios, o motorista consegue acompanhar o desempenho do veículo, identificando problemas antes mesmo que aconteçam.

Um exemplo disso é o controle de consumo de combustíveis e de lubrificantes. O aumento da curva mostra que o veículo está com a eficiência energética reduzida, o que indica a necessidade de manutenção do sistema. O aplicativo está disponível na App Store e na Google Play.

9. Gasspass

O app, disponível na Google Play e App Store, é uma plataforma colaborativa na qual o motorista pode consultar os preços dos combustíveis nos postos revendedores próximos, por meio de localização GPS.

O aplicativo tem abrangência nacional e ainda oferece tickets de desconto que podem ser utilizados em postos parceiros, na cidade de Belo Horizonte (MG). No entanto, é preciso ficar atento: preços muito baixos, muitas vezes, indicam baixa qualidade do produto, fraude volumétrica (bomba baixa) ou tributária. Assim, sempre desconfie de valores muito fora da curva!

Veja as melhores formas de economizar combustível em nosso infográfico!

Confira as melhores dicas para economizar o combustível do seu caminhão

10. Cartão do caminhoneiro

Lançado pela Petrobras, em uma iniciativa proposta pelo Governo para garantir a estabilidade dos preços do diesel aos caminhoneiros, o cartão é uma ferramenta digital, também disponível para Android e IOS.

Ele permite que o caminhoneiro faça a compra antecipada de diesel, pelo período de um mês, e abasteça em qualquer um dos postos credenciados, independentemente do preço de bomba. Se, no período de 30 dias, o preço do diesel baixar, o motorista poderá sacar o valor já pago de sua conta e fazer uma nova compra.

11. Programas de fidelidade das distribuidoras de combustíveis

Quem está na estrada na maior parte do tempo precisa fazer paradas para abastecer o veículo, descansar e utilizar outros serviços dos postos de combustíveis, como sanitários e refeitório, não é? Então, que tal ganhar pontos (que podem ser trocados por diversos produtos ou serviços) em suas compras nesses estabelecimentos?

As principais distribuidoras de combustíveis oferecem esses programas, que podem ser acompanhados por meio de aplicativos. Confira alguns deles:

  • o Petrobras Premmia é o aplicativo da BR Distribuidora, disponível na Google Play e na Apple Store. Ao efetuar o pagamento, o motorista deve solicitar que seu CPF seja incluído, garantindo o crédito da pontuação, que poderá ser trocada por diversos prêmios, desde vales-combustível até ingressos para cinema;
  • Shell Box, por sua vez, é um aplicativo que permite o pagamento em postos da bandeira, acumulando milhas ou créditos para futuras compras de combustíveis na rede;
  • já os motoristas que optam por abastecer na rede de postos Ipiranga, podem baixar o Km de Vantagens, disponível para Android e IOS. Com o app é possível acumular pontos que podem ser trocados por eletrodomésticos e serviços automotivos, em lojas parceiras e nos postos da rede, respectivamente.

12. Calculadora de frete da ANTT

O aplicativo, disponível na Google Play, permite verificar valores de frete, de acordo com as últimas resoluções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A nova versão, inclusive, já considera as determinações da Resolução ANTT nº 5.842, publicada em 23/04/2019.

13. Carteira Digital de Trânsito

Carteira Digital de Trânsito é a versão online da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma das vantagens do app é permitir que a digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também seja baixada no smartphone.

Dica: Confira 6 dicas imperdíveis sobre como conseguir os melhores fretes

14. iCare

Quem está sempre na estrada, muitas vezes, acaba descuidando da saúde, por falta de tempo ou de uma rotina organizada para recorrer aos serviços básicos. Um aplicativo que pode ajudar a controlar alguns problemas é o iCare Monitor de Saúde, por enquanto disponível apenas para Android.

O app possibilita fazer algumas medições como pressão sanguínea, frequência cardíaca e nível de lipídios, apenas com um toque do dedo.

15. Beba Água – Water Drink Reminder

Outro problema comum aos motoristas é a baixa ingestão de água durante longos trajetos. Com o tempo, essa prática coloca a saúde em risco, causando problemas como desidratação, queda da função renal, entre outros. Assim, para ajudar na criação do hábito de beber água, o aplicativo conta com notificações e lembretes em intervalos regulares de tempo.

16. Spotify

Que a produtividade e a organização financeira são importantes, todos nós sabemos. Mas, diante do estresse e da solidão com que o caminhoneiro precisa lidar na estrada, também é importante ter momentos de descontração. Uma boa música ajuda a mandar a tristeza e o baixo-astral para bem longe!

Para isso, que tal usar um aplicativo de músicas que permita selecionar as suas preferências? Com o Spotify, por exemplo, não é necessário ficar aguardando o rádio tocar o seu som favorito e ainda dá para repetir a mesma música quantas vezes você quiser.

O mais bacana desse app — disponível para AndroidiOS e Windows Phone — é que, além da possibilidade de adicionar amigos, ainda é possível criar listas colaborativas em que você e seus colegas de profissão podem incluir as músicas que mais curtirem.

No entanto, é importante dizer que, para baixar músicas no smartphone e ouvi-las sempre que quiser, é necessário pagar uma pequena quantia pela assinatura de uma conta premium. A versão gratuita conta com anúncios e não permite o uso de todos os recursos.

17. Kaspersky Battery Life

Nada pior do que ficar sem bateria e não conseguir usar nenhum dos aplicativos citados, não é? Por isso, vale a pena instalar o Kaspersky Battery Life, um gerenciador gratuito de energia, disponível na Google Play, que ajuda na economia de bateria do celular. Com ele, é possível identificar quais funções estão consumindo muita energia, desligando-as para prolongar o uso da bateria.

Vale lembrar que, para fazer uso dessas ferramentas tecnológicas, é essencial que invista em um celular de boa qualidade e com capacidade de memória suficiente para armazenar todos os recursos necessários!

Se você quer mesmo revolucionar o seu modo de trabalho, não deixe de baixar um bom aplicativo para caminhoneiro. Com certeza, esse será um diferencial significativo para melhorar os seus resultados!

Quer saber mais sobre tecnologia para caminhoneiros? Então baixe nosso e-book e veja quais recursos se tornaram indispensáveis para esses profissionais!

Confira o manual completo de tecnologia para caminhoneiros

Gostou de conhecer ferramentas que podem ajudar a otimizar o seu trabalho? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais dicas como estas diretamente em seu e-mail!

Categorias: Tecnologia para transportes