Tecnologia para transportes

Aplicativo de frete: listamos 6 características para ajudar você a escolher o melhor

Os aplicativos de frete foram criados para facilitar a relação entre empresa e caminhoneiros, no que diz respeito ao transporte de mercadorias. Os apps são uma maneira prática de ajustar a procura pelo serviço de frete à demanda oferecida por empresas que precisam enviar seus produtos. A seguir, vamos saber como funciona essa metodologia, conhecer suas vantagens e benefícios.

O que são os aplicativos de frete? 

Os aplicativos de frete são plataformas digitais utilizadas por caminhoneiros e por empresas que possuem objetivos complementares.

Enquanto a empresa precisa enviar as suas mercadorias para um determinado ponto, o caminhoneiro precisa de oportunidades para desempenhar o seu papel como transportador.

Os aplicativos conectam as duas partes, fazendo com que a demanda e busca por determinado serviço, no caso, o transporte de mercadorias, aconteça rapidamente, de forma prática e vantajosa para todos

Quais as vantagens de usar um aplicativo de frete? 

O aplicativo de frete possui vantagens e benefícios que contemplam tanto as empresas que precisam deste serviço quanto os motoristas que oferecem o trabalho de transporte de produtos. Veja só:

Vantagens do app para o motorista

O motorista pode usar o retorno de suas viagens de forma eficiente. Ao concluir um frete, ele pode conferir as demandas na plataforma e pegar uma nova corrida, já aproveitando o percurso de volta.

Outra vantagem é que o motorista ganha mais autonomia, podendo fazer o seu próprio horário de trabalho e escolher aquelas viagens que considera mais vantajosas.

Além disso, os aplicativos de frete são uma ótima oportunidade de renda para motoristas autônomos e para aqueles que ainda estão buscando uma colocação fixa no mercado de trabalho.

Vantagens do app para a empresa

Já para a empresa, os aplicativos de frete são econômicos, uma vez que a organização não precisa manter uma frota própria de veículos e muito menos uma equipe de profissionais entregadores.

A contratação do prestador de serviço acontece conforme a demanda e a relação se estabelece apenas naquela entrega, evitando custos com encargos trabalhistas e outras despesas.

Ainda em relação à segurança, o app permite o acompanhamento em tempo real de todo o trajeto. Desta forma, a contratante tem um controle maior sobre a situação da carga e sobre os prazos de entrega.

Com o aplicativo de frete, a empresa encontra a solução para a sua demanda, reduz os custos da entrega, não precisa criar vínculo empregatício com o caminhoneiro e tudo isso sem perder a qualidade do trabalho realizado.

Isso porque todos os prestadores de serviço são selecionados pela plataforma de frete, onde é possível, inclusive, conferir as avaliações das outras contratantes a respeito do profissional.

Além de todas as vantagens específicas para empresa e caminhoneiro, os aplicativos de frete são fáceis e simples de usar. Com interface intuitiva, os apps permitem o uso tranquilo até de quem tem pouca experiência com as novas tecnologias digitais.

Dentre os recursos disponíveis no aplicativo, podemos citar alguns considerados mais importantes. São eles:

Combinação de informações: ao analisar os dados da empresa e do motorista, o app oferece opções de frete que se complementam, o que facilita a interação entre empresa e motorista.

Navegação em tempo real: com recursos de geolocalização, toda a viagem pode ser acompanhada em tempo real pela empresa e pelo transportador.

Comunicação facilitada: a empresa contratante e o prestador de serviço podem manter contato durante a viagem pelo aplicativo, o que facilita bastante a solução de possíveis problemas e o ajuste de informações sobre a entrega, os prazos e a carga.

Como funcionam os aplicativos de frete? 

Na prática, os aplicativos de frete funcionam de maneira bastante simples. É um serviço similar ao oferecido pelos aplicativos de transporte de passageiros, que todos nós conhecemos bem.

Vamos conferir um passo a passo de como o app pode ser usado pela empresa e pelo caminhoneiro.

  • Passo 1:

Tanto a empresa quanto o profissional precisam baixar o aplicativo escolhido no smartphone e fazer um cadastro, inserindo suas informações pessoais, profissionais, dados do veículo e da empresa.

  • Passo 2:

Em seguida, a empresa deve inserir no aplicativo as informações referentes ao frete, especificando o tipo de mercadoria, data, origem e local de entrega dos itens.

O motorista, por sua vez, busca os fretes disponíveis inserindo a data, o local de origem e de entrega das mercadorias. O aplicativo devolve uma quantidade de resultados e o caminhoneiro escolhe o que considera a melhor opção.

  • Passo 3:

Ao optar por um determinado frete disponível, o motorista entra em contato com a empresa que está ofertando o serviço e negocia os custos do transporte, além de tirar dúvidas que surgirem sobre a demanda.

  • Passo 4:

Após a negociação, o motorista vai ao ponto de recolhimento da mercadoria e inicia o transporte do produto, seguindo todas as orientações da contratante.

Um detalhe interessante do app é um checklist ao qual a empresa e o motorista têm acesso, preenchido pelo motorista à medida que cada etapa do percurso é concluída. 

6 características para ajudar você a escolher o melhor aplicativo de frete

Ficou interessado, mas não sabe qual aplicativo de frete escolher? Listamos algumas características que consideramos importantes e que vão fazer com que a sua escolha seja mais segura e adequada às suas necessidades. Confira:

1. Credibilidade da empresa que o gerencia

Esse é, sem dúvida, um dos fatores que mais merece a sua atenção na hora de definir o aplicativo de frete que utilizará. Afinal, é preciso ter certeza de que o serviço realmente funciona e é confiável a ponto de você poder se deslocar para pegar uma remessa e ser exatamente aquilo que está descrito no aplicativo.

Para isso, é fundamental avaliar se a empresa que está por trás da ferramenta tem uma boa credibilidade nesse tipo de atividade. Empresas já reconhecidas e que têm uma boa aceitação dos usuários — seja das empresas ou dos motoristas — certamente trazem mais segurança para a relação e não deixa você com a pulga atrás da orelha, especialmente quando encontra ofertas muito vantajosas.

Dica:  8 aplicativos essenciais para caminhoneiros

Sendo assim, a recomendação é sempre utilizar aplicativos de empresas confiáveis e que já têm um histórico no mercado de fretes.

2. Possibilidade de selecionar a região e a disponibilidade

Como se sabe, os aplicativos de frete vieram para facilitar a vida do caminhoneiro. A proposta desse tipo de solução é basicamente encurtar a distância entre o emissor de uma carga e o transportador, reduzindo a burocracia e otimizando a logística.

Nesse sentido, é muito importante que o aplicativo utilizado seja capaz de facilitar a sua busca. Por exemplo, ter a opção de selecionar a região para a qual tem disponibilidade de viagem é um diferencial interessante. Assim, você pode definir com mais precisão a sua disponibilidade, encontrando somente fretes para uma determinada localidade, bem como aqueles que sejam compatíveis com o seu veículo.

Essa simples funcionalidade já otimiza as suas buscas e evita que você perca tempo com propostas pouco interessantes.

3. Pagamento antecipado

motorista autônomo sabe bem o quanto é complicado gerenciar os custos das viagens e ainda estar preparado para imprevistos no orçamento, como é o caso de um defeito repentino no caminhão. Nessas horas, é sempre bom ter uma reserva de dinheiro para cobrir esses eventos.

Nesse ponto, outra característica interessante deve ser avaliada no aplicativo de frete: o pagamento antecipado. A verdade é que todo transporte requer gastos. Seja para abastecimento, alimentação ou reparos no veículo, volta e meia é preciso colocar a mão no bolso.

Essa realidade se complica quando o frete não é pago antecipadamente. Além de gerar uma certa insegurança no motorista, ainda dificulta a viagem, já que nem sempre é possível reservar uma quantia para custear as viagens pelas quais só receberá após a entrega da mercadoria.

Então, a recomendação é verificar se o aplicativo de frete trabalha com pagamento antecipado dos serviços, ainda que ele seja parcial. Assim, fica mais fácil se programar, arcar com os custos e, no final, já saber quanto restou de lucro.

4. Utilização do CIOT

Como uma modalidade de prestação de serviço, nada mais regular e seguro do que a utilização de metodologias e documentos homologados pela ANTT.

O Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT) é uma ferramenta essencial para o prestador do serviço, pois é o documento hábil para se comprovar como e quando o serviço foi contratado, as condições de cumprimento e todos os itens importantes dessa relação.

Assim, caso seja necessário, fica mais fácil solucionar eventuais erros na prestação dos serviços, além de evitar abusos por qualquer dos envolvidos no contrato.

5. Boa demanda

Vale mencionar também que um bom aplicativo de fretes é aquele que dispõe de uma boa demanda. Um volume considerável de fretes é um diferencial importante, pois permite a você ter mais segurança quanto à produtividade mensal, evitando que tenha que recorrer a outros serviços ou mesmo a propostas não tão vantajosas.

Dica: Como conseguir frete com lucro? Saiba calcular o valor do seu trabalho!

Aqui, mais uma vez, reforçamos a importância de você utilizar um serviço qualificado, gerenciado por uma empresa conhecida e que já tenha uma certa credibilidade no mercado. Isso porque os emissores das cargas certamente darão preferência para disponibilizar seus fretes em plataformas sérias e comprometidas com a regularidade e pontualidade que, como sabemos, é fundamental para o sucesso nos transportes.

6. Suporte eficiente

Quando se utiliza um app de fretes para conseguir uma remessa, o motorista praticamente não se relaciona com o emissor. Como as informações já estão disponíveis no aplicativo, a ideia é agilizar o processo de coleta e entrega, reduzindo a burocracia com negociações.

No entanto, é necessário que exista alguém intermediando essa relação, dando suporte e informações caso você precise solucionar uma dúvida ou comunicar sobre algum ocorrido. Esse papel deve ser desempenhado pela empresa que gerencia o aplicativo.

Por esse motivo, trabalhar com uma ferramenta confiável e que, como já pontuamos, é gerenciada por uma empresa séria, é o mais recomendado. Bons aplicativos fornecerão todo o suporte de que você precisa para realizar a viagem em segurança, solucionando possíveis problemas e trazendo mais tranquilidade para o trabalho.

Por fim, como vimos, um aplicativo de frete pode mudar a sua rotina como caminhoneiro, melhorando a sua produtividade e desburocratizando a estressante tarefa que é encontrar boas oportunidades de cargas e fretes de retorno. No entanto, todas essas vantagens só serão experimentadas se você escolher o app certo — o que, depois dessas dicas, certamente não será mais um problema.

Rodojacto: sua melhor solução em logística

Agora que você já sabe quais são as vantagens dos aplicativos de frete, já pode experimentar esse recurso logístico com mais segurança e confiança. 

A Rodojacto é uma transportadora que oferece aos seus clientes uma frota diversa, moderna, prática e adequada às suas necessidades, além de informações atualizadas e práticas para facilitar o seu dia a dia.

Investimos em tecnologia, renovação de veículos, capacitação e treinamento de profissionais para oferecer a todos a melhor solução em logística, demonstrado através de um serviço de excelência.

Venha conhecer de perto a Rodojacto e tenha à disposição não só uma transportadora, mas um parceiro estratégico de verdade.

Categorias: Tecnologia para transportes