Assine nossa newsletter

Adiantamento de frete: 5 dicas para conseguir um frete lucrativo


Adiantamento de frete: 5 dicas para conseguir um frete lucrativo

O adiantamento de frete é uma das principais preocupações dos caminhoneiros. Se você também está nesse grupo, deve saber que planejamento, experiência e bons contatos são fundamentais para conseguir viagens lucrativas, sem depender dos agenciadores.

É por meio de uma boa negociação que você consegue maximizar seus ganhos na estrada, fazendo o frete valer a pena. E, para isso, existem algumas técnicas que você pode aplicar no seu trabalho, dignas dos melhores vendedores. Lembre-se: embora sua principal atividade seja dirigir o caminhão, a verdade é que, no mundo atual, se sobressai mais quem sabe fazer negócios de forma mais eficiente.

Nesse sentido, vale muito a pena diversificar os conhecimentos e entender melhor sobre as técnicas de negociação de fretes, sempre buscando o lucro. Diversificar serviços, participar de eventos, escolher produtos e cargas com maior margem estão entre as possibilidades para que você busque mais sucesso.

Então, fica a pergunta: como conseguir um bom adiantamento de frete? Neste post, preparamos 5 dicas para você aumentar consideravelmente a sua margem de lucro. Vamos lá?

1. Diversifique serviços

Se você é um caminhoneiro muito seletivo, chegou a hora de repensar. Quanto maior a sua versatilidade na hora de carregar o seu caminhão, melhores são as chances de conseguir bons fretes. Fechar demais a gama de serviços só vai fazer com que você perca negócios. Veja algumas possibilidades:

  • frete com carga complemento: se você tem um espaço vazio na carroceria, não deixe de aproveitá-lo. As cargas complemento são aquelas que ocupam pouco espaço e podem viajar compartilhando a sua carroceria. Isso potencializa a sua viagem e aumenta a margem de lucro;
  • frete com carga completa: esse é considerado o frete ideal, pois ocupa todo o espaço do seu caminhão e aproveita todo o potencial da viagem. Nem sempre é possível consegui-lo, mas se aparecer uma chance, não deixe passar;
  • cargas leves: embora possam ocupar todo o espaço do caminhão, pesam pouco e são lucrativas, pois ajudam na economia de combustível, desgastam menos o caminhão e permitem que você atinja velocidades maiores, chegando mais rapidamente ao destino;
  • cargas pesadas: geralmente são mais caras, pois os produtos transportados têm alto valor agregado. Nesse tipo de carga, não deixe de levar o desgaste do caminhão em consideração na hora de calcular o preço do frete, caso contrário, o prejuízo ficará com você.

Dica: Tipos de caminhão para frete: qual é o ideal para sua carga?

O importante é estar aberto para fazer todo o tipo de transporte, aumentando a sua gama de possibilidades. Se for o caso, estude se vale a pena investir em um caminhão mais versátil, que possibilite transportar diferentes tipos de carga. Embora pareça ser um investimento muito alto inicialmente, rapidamente você poderá pagá-lo.

2. Participe de eventos

Se você é tímido e não gosta de badalação, chegou a hora de perder a vergonha. Participar de eventos no setor do transporte é uma maneira muito eficaz de se aproximar das empresas contratantes, possibilitando que se torne um rosto conhecido entre os caminhoneiros.

O networking parece uma palavra difícil, reservada somente para os grandes executivos. Mas a verdade é que todo profissional que quer ter sucesso, precisa investir nesse conceito. Afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado!

Portanto, dê uma olhada no calendário de eventos do setor e programe-se para comparecer em ocasiões como feiras, festas e convenções. É a sua grande chance de ampliar as possibilidades de negócio.

3. Dê preferência aos fretes mais lucrativos

As cargas de maior valor agregado são aquelas que envolvem os produtos mais caros e exclusivos. Itens farmacêuticos, produtos eletrônicos, roupas de marca ou veículos estão entre as que pagam as maiores taxas de frete.

Em geral, esse tipo de transporte envolve uma logística de segurança mais complexa. Muitas vezes, as empresas optam por contratar uma escolta armada, seguro e, até mesmo, auditoria na chegada do caminhão. Também é necessário que você conte com equipamentos diferenciados no seu veículo, como a tela sensorizada, que têm ligação com rastreadores, que são acionados quando há qualquer violação.

4. Aprenda a calcular os lucros obtidos com o frete

Para ter uma boa lucratividade no transporte, é importante saber como calcular o valor do seu frete. Como você sabe, existe uma tabela da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), cujos valores foram alterados em maio de 2018. Assim, para calcular o custo de cada frete, é preciso considerar:

  • tipo de carga;
  • número de eixos do seu caminhão;
  • distância entre a origem e o destino.

Com essas informações, você deve consultar a tabela para saber quanto valerá o frete. O tipo de carga a ser transportada definirá qual é a tabela a ser seguida (carga geral, perigosa etc). O valor será definido pela combinação entre o número de eixos × a distância a ser percorrida.

Por exemplo: imagine que você vai transportar móveis (carga geral) e precisará de quatro eixos, para percorrer uma distância de 750km. De acordo com a tabela, o valor por quilômetro do frete será de R$4. O total a ser cobrado pelo transporte, então, será de R$3.000.

5. Utilize um aplicativo de frete

A tecnologia chegou para nos ajudar em muitos aspectos, e não é diferente quando o tema são os fretes. Atualmente, é possível baixar aplicativos de última geração, que permitem que você consiga transportes lucrativos e pagamento de até 80% do frete antecipadamente.

Um bom exemplo é o Rapp. O aplicativo oferece o cálculo completo do transporte, com suporte 24 horas de uma equipe estruturada, opções de trabalho agregado ou spot e infraestrutura completa nas estradas, com pontos de apoio para higiene, segurança e alimentação.

Portanto, não perca tempo e procure uma solução fácil, rápida e simples na tela do seu smartphone!

Garanta os melhores fretes e aumente sua renda com o Rapp

Como visto, existem inúmeras opções para conseguir um adiantamento de frete que permita mais lucratividade nas suas viagens. Embora a concorrência nas estradas seja grande, a gama de possibilidades atualmente também é bastante ampla, o que permite que você seja capaz de fazer bons negócios.

Caso ainda esteja em dúvida sobre a escolha do aplicativo ideal para você, continue a sua visita no nosso blog e veja quais características considerar para se decidir!




Por
13/11/2018

A Rodojacto nasceu em 1969 e, atualmente, atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, dividindo-o em duas áreas: a de carga comum e a de carga especial — mercadorias que excedem pesos e medidas.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!