Assine nossa newsletter

Frete de retorno — como evitar que seu caminhão viaje sem carga?


Frete de retorno — como evitar que seu caminhão viaje sem carga?

Quem é do ramo de transportes conhece bem os custos envolvidos nesse tipo de serviço e sabe o quanto é difícil obter uma boa margem de lucro nos fretes. Nesse meio, ser estratégico é fundamental, já que o simples fato de colocar o caminhão em circulação já representa uma série de gastos. Logo, rodar com o seu bruto vazio não é uma boa ideia. Daí a importância de se buscar o chamado frete de retorno.

O frete de retorno é o que garante ao caminhoneiro uma melhor produtividade em seus deslocamentos, evitando custos desnecessários ao viajar sem carga ou em razão da demora em consegui-la.

Você já parou para analisar o quanto rodar vazio custa no final do mês? Já analisou a perda de produtividade que essa ação representa? Pensando em ajudar, preparamos este post para mostrar como o frete de retorno é importante e, ainda, como você pode consegui-lo com auxílio da tecnologia. Acompanhe!

Quais são os prejuízos de rodar sem carga?

Em um mercado de custos elevados e de margem de lucro apertada como o dos transportes, o motorista autônomo, como dito, depende de uma postura estratégica para se manter em atividade e conseguir honrar suas contas.

Conciliar produtividade e bons fretes aos gastos diários não é tarefa simples, principalmente quando a demanda não é suficiente para suprir toda a oferta, o que faz com que o preço dos fretes, na maioria dos casos, fique abaixo do que se espera.

Esse cenário, por si só, já dificulta a vida do profissional da estrada. Porém, as coisas podem ficar ainda mais difíceis caso o caminhoneiro tenha que viajar vazio, seja pela falta de carga ou pelo baixo preço que torna impossível realizar o transporte.

Dica: Os 11 principais desafios de caminhoneiros autônomos!

Você certamente já teve que deslocar com o caminhão vazio, não é mesmo? Então, sabe bem como essa situação pesa no seu bolso. Não se trata apenas de deixar de ganhar dinheiro, mas na realidade de perder, já que os gastos com combustível, desgaste de pneus, pedágio, entre outros, continuam sempre que o caminhão está em operação.

Nesse sentido, em um trabalho que se depende da produtividade diária para arcar com as contas no final do mês e o sustento da família, viajar sem carga representa uma série de prejuízos para o caminhoneiro. Desde gastos operacionais, como os que citamos, até o desgaste do veículo e desorganização das finanças, são alguns dos pontos que pesam bastante no orçamento e complicam a vida de quem trabalha nesse ramo.

A matemática, nesse caso, é bastante simples, quanto menos fretes se realiza, em menos viagens se dilui os gastos do caminhão e do motorista. Essa situação ainda se agrava quando além de não realizar fretes, ainda é preciso se deslocar com o veículo vazio.

Como o frete de retorno pode reverter esse cenário?

Como dito, o frete de retorno é o que garante ao motorista um melhor aproveitamento do potencial lucrativo do seu veículo, mantendo-o em atividade e gerando renda na maior parte do tempo. Afinal, ociosidade é sinônimo de prejuízo para o profissional da estrada.

Assim, sempre que uma viagem for realizada para um determinado destino, o mais indicado é que o caminhoneiro já se organize para que na volta também haja frete, evitando ao máximo rodar por muitos quilômetros sem carga.

Ou seja, trabalhar com a perspectiva de um frete de retorno, além de melhorar os ganhos do caminhoneiro, aumenta a previsibilidade de custos das viagens, já que o motorista consegue dimensionar o tempo de espera entre um descarregamento e o novo carregamento para retornar.

Essa previsibilidade é a base para a organização das contas, melhorando a qualidade do trabalho e também o bem-estar da sua família.

Quais são os desafios para se encontrar o frete de retorno?

Embora o frete de retorno seja uma alternativa bastante benéfica para a rotina do motorista, nem sempre é fácil consegui-lo. Em muitos casos, a alta oferta de veículos para transportar dificulta a conciliação das viagens de ida e volta.

Além disso, é preciso lembrar que o caminhoneiro não tem acesso a outras transportadoras, fretes e contatos que possam fazer essa intermediação, otimizando as suas viagens.

Sabemos que existe os agenciadores de cargas e embarcadores. No entanto, conseguir um frete de retorno a partir desses serviços acaba representando mais gastos, já que é preciso pagar comissões a terceiros, além de o frete estar abaixo do valor na maioria dos casos.

Baixe o aplicativo e garanta os benefícios do Rapp!

Garanta os melhores fretes e aumente sua renda com o RAPP

Qual é o diferencial da tecnologia no dia a dia do caminhoneiro?

Vivemos em uma época de intensas mudanças no setor logístico. Muitas delas são fruto dos avanços tecnológicos.

Você certamente já notou o quanto a comunicação agora está mais fácil, como os caminhões estão mais modernos e como a internet facilita a integração do mercado logístico em todos os cantos do país.

Nesse contexto, é preciso se apoiar na inovação para tornar seu trabalho mais rentável. A exemplo, serviços baseados no uso de smartphones e conexão com a internet, como o Rapp, podem facilitar — e muito — a sua rotina, sobretudo quando o assunto é encontrar bons fretes de retorno.

A partir do Rapp, motoristas autônomos e transportadoras podem se conectar em uma plataforma digital. Assim, o processo de conciliação entre o caminhoneiro e os fretes fica muito mais ágil e preciso, garantindo que transportadoras consigam movimentar suas remessas e profissionais consigam encontrar ofertas de fretes compatíveis com as características do veículo e o destino.

De maneira simplificada, você, caminhoneiro, pode baixar o aplicativo Rapp no seu smartphone ou Tablet Android, e se cadastrar como motorista na plataforma. A partir de então, terá acesso a fretes das mais diversas modalidades e características, podendo fechar contratos de acordo com a sua disponibilidade e localidade.

Em outras palavras, o Rapp é uma alternativa totalmente moderna e alinhada aos padrões tecnológicos atuais do setor de transportes. Essa ferramenta pode fazer toda a diferença para o seu trabalho, melhorando a sua produtividade ao aumentar as chances de você encontrar boas opções de frete de retorno.

Então, o que acha de inovar e aumentar a rentabilidade do seu trabalho? Baixe o Rapp e se cadastre como motorista para aproveitar todo o diferencial que essa ferramenta pode trazer para o seu trabalho!




Por
24/07/2018

A Rodojacto nasceu em 1969 e, atualmente, atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, dividindo-o em duas áreas: a de carga comum e a de carga especial — mercadorias que excedem pesos e medidas.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!