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Frete CIF e FOB: guia completo para otimizar custos

Caminhão de transporte de cargas da Rodojacto na estrada, com céu parcialmente nublado ao fundo, cercado por árvores e equipamentos logísticos para conteúdo sobre frete cif e fob

Escolher entre frete CIF e frete FOB vai muito além de comparar tabelas de preço. Essa decisão impacta diretamente o fluxo de caixa, a gestão de riscos e a eficiência logística da sua empresa. Como a burocracia é grande no Brasil, é essencial garantir a qualidade e a competitividade. É por isso que a gestão de frete se tornou uma função cada vez mais estratégica no segmento de transportes.

Diversos fatores devem ser considerados, entre eles o prazo de entrega e a reputação do entregador. Saber de quem é a responsabilidade por esse serviço e quem vai pagar por ele é muito importante para compreender como os fretes funcionam.

Neste conteúdo a Rodojacto — com mais de 55 anos de expertise em transportes — explica o que é frete CIF e FOB, as principais diferenças entre eles e como nossa consultoria e tecnologia aplicada podem ajudar você a otimizar custos e preservar a competitividade.

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O que é frete CIF e quem paga por ele? 

CIF é a sigla para cost, insurance and freight, que significa “custo, seguro e frete”, em português. Trata-se de uma modalidade de frete na qual os custos envolvidos na entrega de um produto ficam por conta do vendedor. Por isso, também é chamado de “frete pago na origem”.

Além de ser responsável pela entrega, o vendedor também assume a tarefa de lidar com os riscos e imprevistos que podem surgir ao longo do período de entrega da mercadoria.

Para quem é indicado o frete CIF?

Esta modalidade é particularmente vantajosa e amplamente utilizada em operações que envolvem:

  • Mercadorias de baixo valor agregado ou pequeno volume: onde o custo do frete, diluído no preço do produto, não onera significativamente o valor final para o consumidor.
  • Vendas para o consumidor final (B2C): em e-commerce, por exemplo, o frete CIF simplifica o processo de compra para o cliente, que recebe uma guia única com o valor total, sem surpresas com custos adicionais de frete na entrega.
  • Múltiplas entregas para diversos clientes: facilita a gestão logística do vendedor ao centralizar o controle de todas as remessas.

Frete CIF: significado para o cliente final

Para o comprador, o frete CIF tem o significado de comodidade e segurança. Ele não precisa se preocupar com a contratação da transportadora, com a gestão do seguro ou com a resolução de problemas durante o transporte.

Tudo isso é gerenciado pelo vendedor, o que proporciona uma experiência de compra mais fluida e com menos burocracia. Qualquer atraso ou problema é de responsabilidade do vendedor, que deve resolvê-lo.

O que é frete FOB e quem paga por ele?

FOB significa free on board ou “livre a bordo”, em tradução literal. É um tipo de frete no qual o comprador fica com a função de pagar pelos custos de transporte, como seguro e impostos.

Para o vendedor, a sua relação com o produto é encerrada após a finalização da compra. Geralmente, a carga comercializada possui um alto valor agregado ou é muito volumosa e, para o comprador, é mais seguro e viável que ele fique responsável pelo material.

Para realizar essa tarefa com a segurança e a eficiência desejadas, o comprador contrata empresas especialistas em movimentação de mercadorias, as transportadoras.

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Para quem é indicado o frete FOB?

O frete FOB é uma escolha estratégica para operações que envolvem:

  • Mercadorias de alto valor agregado ou muito volumosas: onde o comprador prefere ter controle total sobre o transporte devido à criticidade ou ao tamanho da carga.
  • Vendas entre empresas (B2B): especialmente quando o comprador já possui uma equipe logística estruturada, contratos com transportadoras de confiança e busca maior controle sobre prazos e condições de entrega.
  • Compras de matérias-primas: para empresas que não podem correr o risco de desabastecimento, o controle direto do transporte via FOB garante maior previsibilidade e segurança no recebimento.

Vantagens do frete FOB para o comprador

Para o comprador, o frete FOB oferece flexibilidade e controle. Ele pode negociar diretamente com a transportadora de sua preferência, buscando melhores condições de preço, prazo e serviço, além de ter total visibilidade sobre o processo de transporte e eventuais incidentes.

Frete CIF e FOB: diferenças e impacto nos custos

A principal diferença entre frete CIF e FOB reside na responsabilidade e no momento do pagamento dos custos do transporte. Ambos são Incoterms (Termos Internacionais de Comércio), que são regras padronizadas globalmente para definir as responsabilidades de vendedores e compradores em transações comerciais.


Característica

Frete CIF (Cost, Insurance and Freight)

Frete FOB (Free on Board)

Quem paga o frete?

Vendedor (remetente)

Comprador (destinatário)

Quem contrata a transportadora?

Vendedor

Comprador

Quem assume os riscos?

Vendedor (até a entrega no destino final)

Comprador (a partir do embarque na origem)

Como é cobrado na NF-e?

O valor do frete é embutido no preço do produto ou especificado em campo próprio.

O valor do frete não é embutido no produto; é cobrado à parte e especificado na NF-e.

Burocracia para o cliente final

Menor (recebe um valor único)

Maior (precisa pagar pelo frete separadamente)

Indicação principal

E-commerce, pequenas volumes, vendas B2C

Alto valor agregado, volumes grandes, vendas B2B, quando o comprador tem expertise logística.

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Como os custos são especificados na NF-e?

Independentemente da modalidade, a correta especificação do frete na NF-e é vital para a conformidade fiscal e o controle contábil. CIF e FOB também fazem parte dos INCOTERMS — Termos Internacionais de Comércio, em português. Trata-se de um conjunto de normas que regem e ajudam a coordenar as negociações comerciais.

CIF

Nessa modalidade, o preço do frete é incluído no valor dos produtos. Por isso, a guia repassada ao cliente é única. Recolhe-se o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que também é informado diretamente na nota fiscal (detalhando a quantia referente à entrega), ou coloca-se o valor separado em um campo indicado para esse fim.

FOB

Fica a cargo do comprador e, por esse motivo, não é adicionado no preço da mercadoria, tornando necessário especificar essa condição na nota fiscal. Nesse caso, o valor do FOB é incluso na base de impostos.

Independentemente da opção escolhida, ela é somada ao valor da NF e adicionada nas cobranças de diversos tributos, como PIS, COFINS, ICMS e IPI.

Quando escolher CIF ou FOB: critérios para decisão

A decisão entre frete CIF e FOB não se baseia em qual é “melhor” em absoluto, mas sim em qual se alinha mais à estratégia do seu negócio, ao tipo de produto e ao perfil do seu cliente. Não há uma regra fixa, mas sim a necessidade de uma análise criteriosa.

Fatores decisivos para a escolha

1. Perfil do cliente

  • Consumidor Final (B2C): o frete CIF é quase sempre a melhor escolha. A conveniência de um preço fechado, sem surpresas na entrega, eleva a satisfação e minimiza o abandono de carrinho em e-commerces.
  • Empresas (B2B): para outras empresas, especialmente aquelas com estrutura logística própria, o frete FOB pode ser vantajoso. Elas podem ter acordos preferenciais com transportadoras ou otimizar rotas de recebimento.

2. Tipo e valor da mercadoria

  • Pequenos volumes, baixo valor: o frete CIF é ideal, pois o custo do transporte é diluído e não representa um peso significativo no valor unitário.
  • Grandes volumes, alto valor, perecíveis ou perigosos: o frete FOB oferece maior controle e visibilidade para o comprador, que pode escolher uma transportadora especializada e garantir seguros específicos para a criticidade da carga.

3. Controle e burocracia

  • Menos burocracia para o cliente: o frete CIF simplifica a compra e o recebimento, ideal para quem não quer gerenciar a logística.
  • Maior controle do comprador: o frete FOB permite ao comprador escolher a transportadora, negociar condições e ter um controle mais direto sobre o processo de entrega.

4. Estratégia de vendas e competitividade

  • Algumas empresas utilizam a oferta de frete CIF como um diferencial competitivo, especialmente em mercados onde a concorrência é alta e o custo do frete pode influenciar a decisão de compra.
  • A flexibilidade de oferecer ambas as modalidades, dependendo da negociação ou do volume do pedido, pode ser uma estratégia para atender a diferentes perfis de clientes e mercados.

Como você bem sabe, uma boa gestão de fretes minimiza problemas e colabora para que a transportadora tenha uma dinâmica de trabalho mais eficiente, o que dá mais condições para um caminhoneiro fazer entregas ágeis seguindo as melhores práticas do mercado.

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Por que o monitoramento de fretes é um desafio?

Fazer uso do rastreamento é essencial para manter as mercadorias seguras durante o trajeto e deixar os compradores informados sobre sua movimentação — especialmente quando se refere à malha rodoviária brasileira, que constitui a maioria dos transportes de cargas.

Ainda que o frete CIF não ofereça obrigatoriamente o acompanhamento durante o trajeto (ficando a cargo do comprador), isso muda quando se trata de consumidores de lojas virtuais (e-commerce), que têm o hábito de solicitar os números de rastreio para monitorar suas encomendas.

Manter o público ciente de todo o processo — e resolver problemas com antecedência — é um diferencial que tem colocado alguns varejos virtuais em destaque, fidelizando compradores já insatisfeitos com os sistemas de entrega. É por isso que incorporar esse recurso é tão importante hoje em dia.

Em caso de transportadoras próprias e alguns caminhoneiros autônomos, a utilização de um programa de gestão de transporte é essencial para administrar todo esse processo. Além de acompanhar o trajeto, a ferramenta também gera relatórios completos das entregas.

Focar na resolução de ocorrências é fundamental para que as empresas envolvidas evitem problemas com as entregas. Uma conduta bastante comum entre as partes é prever e notificar com antecedência os clientes sobre imprevistos (eventualidades) como atraso, furto ou perda de encomendas.

Além de demonstrar franqueza e cuidado com o pedido do consumidor, essa conduta reduz o número de reclamações. Estar atento às ocorrências que podem comprometer o frete é fundamental para o sucesso da operação.

Quem paga pelos fretes?

O frete CIF se diferencia do FOB também em relação ao pagamento, porque nele os custos sobre a movimentação das cargas são de responsabilidade da fornecedora, ou seja, da empresa que vai remetê-las. Também vale destacar que o pagamento do seguro que contempla os produtos é feito na origem.

A empresa que fornece o produto deve pagar o frete CIF na origem do transporte, ou seja, quando é feita a coleta dos materiais. Por isso, o gasto do frete, o custo com seguro e o valor dos itens estão inseridos no preço de venda destinado aos consumidores.

Já com relação ao frete FOB, o cliente paga as despesas com frete e seguro das mercadorias. Esse pagamento é realizado, em geral, com a chegada do item no destino combinado entre as partes.

Um bom exemplo de frete FOB é o caso do “Frete a Pagar” dos Correios, em que o cliente final deve pagar pelo serviço no momento de receber o produto, independentemente de ser o remetente ou o destinatário que contratou o serviço.

Entenda mais detalhes sobre fretes

Um bom conhecimento sobre o frete CIF e o FOB contribui bastante para um caminhoneiro entender como uma transportadora pode aperfeiçoar os serviços e contar com uma logística de alto nível.

Para ajudar você a visualizar isso com mais clareza, vamos apontar aspectos importantes do gerenciamento de fretes. Acompanhe!

Gestão de Fretes

Ao conhecer qual é a melhor opção de frete para transportar uma mercadoria, é mais fácil adotar estratégias com mais foco na fidelização dos clientes.

Além disso, há um maior cuidado em evitar erros que prejudiquem, por exemplo, o prazo de entrega. Um bom gerenciamento também ajuda a saber qual modalidade de frete está mais adequada com o perfil do público-alvo.

No caso de um consumidor comum, é bastante complicado ele adquirir uma mercadoria por um valor considerado acessível, mas ser obrigado posteriormente a pagar pela entrega, caso seja aplicado o frete FOB.

Ou seja, há um custo que teoricamente não era esperado, o que gera um incômodo entre a empresa e o cliente. Essa situação poderia ser facilmente evitada, caso fosse adotado o frete CIF.

Uma boa gestão de fretes minimiza esses problemas e colabora para que a transportadora tenha uma dinâmica de trabalho mais eficiente, o que dá mais condições para um caminhoneiro fazer entregas ágeis seguindo as melhores práticas do mercado.

Cálculo dos custos

Um ponto que deve ser destacado é que, no CIF, o valor do frete está inserido no custo da mercadoria, sendo repassado ao consumidor de maneira global. Com relação ao ICMS, o fornecedor pode informar que o frete é CIF, além de citá-lo na nota fiscal.

Com esse procedimento, a empresa custeia o valor do frete e evita que sejam repassados gastos extras para um cliente. Isso é uma forma de prevenir problemas e de aumentar a satisfação pelos serviços prestados. 

Já o frete FOB não está incluído no preço da mercadoria. Por isso, é necessário que tenha o valor informado na nota fiscal. Assim, ele faz parte da base de cálculo de alguns impostos, como:

  • Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

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Quais são as diferenças entre frete CIF e frete FOB? 

Frete CIF e frete FOB são duas modalidades de frete com características distintas. Veja, a seguir, um resumo com as principais diferenças listadas no texto:

Quem paga

No frete CIF, quem assume os custos é o vendedor. Contudo, vale lembrar que esse valor pode ser incluído no preço do produto repassado ao consumidor, uma estratégia muito comum das empresas.

Já no frete FOB, quem paga os custos é o comprador, que também executa a função de retirar a mercadoria, contando com o serviço de uma empresa especializada.

Quem transporta

No frete CIF,  o vendedor é encarregado de definir a forma com que o produto vai chegar ao cliente. Já no frete FOB, esta tarefa é realizada pela transportadora que, geralmente, já é uma empresa de confiança do comprador.

Para quem é indicado

O tipo de frete depende do modelo de negócio da empresa e da negociação entre as partes envolvidas na relação comercial.

E o rastreamento?

No frete CIF, o vendedor apresenta um código de rastreamento ao consumidor, e ambos podem monitorar a entrega da mercadoria. Já no frete FOB, o rastreamento é realizado pelo comprador, que deve verificar junto à transportadora a oferta desse dado no serviço de entrega.

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Importância da análise e planejamento

Independentemente da modalidade de frete escolhida pela transportadora, o planejamento é peça-chave para os caminhoneiros terem mais chances de oferecer serviços de alta qualidade. 

Também é essencial que haja uma dimensão dos custos que envolvem os tipos de frete. Essa postura colabora para um gerenciamento mais eficiente da logística, o que minimiza o risco de atrasos nas entregas para o público-alvo.

É um grande desafio manter um padrão de excelência nos serviços. Contudo, esse objetivo pode ser perfeitamente concretizado, desde que haja uma análise precisa da demanda e da capacidade de uma empresa atendê-la com maestria.

Rodojacto: sua especialista em transporte de mercadorias para uma logística impecável

No complexo panorama do transporte de mercadorias, a Rodojacto se destaca como sua especialista em gerenciar as nuances do frete CIF e FOB, garantindo a otimização de custos e a máxima eficiência para sua cadeia de suprimentos.

Com mais de 55 anos de experiência e um atendimento personalizado, compreendemos que a escolha da modalidade de frete é uma decisão estratégica com impactos diretos em sua operação.

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Como a Rodojacto agrega valor à sua gestão de fretes:

  • Experiência e Know-How: nossa vivência no setor nos capacita a orientar nossos parceiros na escolha da modalidade de frete mais adequada para cada tipo de carga e perfil de negócio. Entendemos as particularidades tanto do frete CIF quanto do frete FOB e seus impactos fiscais e operacionais.
  • Gestão personalizada: a Rodojacto oferece soluções logísticas sob medida, adaptando-se às suas necessidades específicas, seja você o vendedor que assume o frete (CIF) ou o comprador que deseja controlar o transporte (FOB). Nosso foco é a racionalização das operações, gerando mais competitividade e produtividade.
  • Confiabilidade e segurança: independentemente de quem paga pelo frete, a Rodojacto garante a segurança e a integridade da sua mercadoria, com um serviço de excelência. Sabemos o quanto a logística é importante para uma empresa e, por isso, atuamos além da simples entrega de produtos.
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A Rodojacto possui todas as qualificações para atender a sua empresa na movimentação de suas cargas, independente do volume ou valor agregado. Conte com nossa expertise para transformar a complexidade do frete em uma vantagem competitiva para o seu negócio.

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Compreender a fundo o frete CIF e frete FOB, suas diferenças e implicações nos custos é essencial para o supervisor de logística que busca excelência. A escolha estratégica entre essas modalidades pode otimizar processos, reduzir riscos e elevar a satisfação do cliente.

A Rodojacto está pronta para ser seu parceiro nessa jornada. Com nossa expertise e compromisso com a eficiência, garantimos que suas decisões sobre frete CIF e FOB se traduzam em resultados reais para o seu negócio.

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