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Como conseguir frete com lucro? Saiba calcular o valor do seu trabalho!


Como conseguir frete com lucro? Saiba calcular o valor do seu trabalho!

Nos últimos anos, o mercado de transportes rodoviários de carga sofreu um abalo, tornando difícil conseguir frete com lucro. Por conta disso, os caminhoneiros que não se aperfeiçoarem, provavelmente não superarão esse cenário.

O que aconteceu foi que muitos profissionais se arriscaram no ramo por conta de um programa de financiamento para caminhões do Governo Federal. No entanto, em meio a isso, a crise econômica chegou e derrubou a demanda, aumentando a concorrência e desvalorizando os serviços.

Assim, é preciso que o caminhoneiro autônomo aprimore seu negócio para reduzir custos e aumentar o faturamento, e cobre preços justos para si e para os embarcadores. E foi para ajudar nessa tarefa que produzimos este artigo.

Portanto, continue sua leitura e conheça nossas dicas para melhorar seus lucros!

Frete com lucro: como calcular um preço justo?

A primeira coisa a se fazer é aprender, de vez, a calcular as variáveis que influenciam no preço do frete. Aqui, falaremos das principais, o que já é um bom começo para melhorar sua precificação.

Porém, caso queira fazer um cálculo mais profundo e técnico, é possível consultar o manual da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

Para facilitar, separamos os valores em três categorias: custo da carga, custo da viagem e outros custos diversos. Confira!

Custo da carga

A carga é a grande responsabilidade do transportador, que precisa entregá-la no prazo e em total integridade. Ela tem, também, papel fundamental sobre o desgaste e a conservação do veículo. Portanto, o frete deve se basear em suas particularidades.

Peso da carga

O peso da carga influencia no gasto de combustível e no desgaste do caminhão. Por isso, deve ser levado em conta. Mas, geralmente, o mais interessante é calculá-lo junto à taxa de cubagem para ter um valor mais justo.

Taxa de cubagem

Mercadorias como colchões, travesseiros, materiais de isopor ou espumas ocupam muito espaço na carroceria. Portanto, é preciso considerar esse uso e calcular o valor de cubagem utilizando a seguinte fórmula:

  • Volume da mercadoria (m³) × Quantidade (un.) × Fator de cubagem (kg/m³)

Para o transporte rodoviário de cargas, convencionou-se utilizar 300 kg/m³ como fator de cubagem. Sua origem está no padrão para o conjunto cavalo-mecânico com baú (27.000 kg / 90 m³ = 300 kg/m³). O resultado é o peso cubado, usado para calcular o preço do frete.

Alguns embarcadores podem querer negociar, reduzindo o fator de cubagem. Mas também é possível cobrar o frete sobre o peso original para não ter prejuízo, se for o caso.

Dica: Frete de retorno — como evitar que seu caminhão viaje sem carga?

Valor da mercadoria

O valor da mercadoria expresso na nota fiscal também precisa ser considerado, pois é sobre ele que o Seguro de Responsabilidade Civil (seguro da carga), obrigatório para o transportador, será calculado.

Custo da viagem

Aqui, calcularemos as variáveis provenientes dos caminhos percorridos, do trabalho de condução, da retirada e da entrega das mercadorias.

Distância

A quilometragem rodada é a base para o cálculo do combustível. Portanto, é necessário prever não só a distância normal como, também, possíveis desvios mais longos.

Pedágios

Os pedágios devem ser cobrados no frete, conforme legislação do chamado Vale-Pedágio obrigatório. No caso de cargas fracionadas, os custos devem ser rateados entre os embarcadores.

Alimentação e pernoites

Quanto mais longa a viagem, maiores os custos com alimentação e pernoites. Portanto, calcule o tempo que o transporte necessitará, considerando a distância e as dificuldades do trajeto.

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Taxas de risco e de difícil acesso

Por fim, é preciso considerar o risco do transporte e as dificuldades de acesso. Para a GRIS (Taxa de Gerenciamento de Riscos), segundo o manual da NTC&Logística, usa-se a alíquota de 0,30% para cada conhecimento de transporte. Já para a taxa de difícil acesso, a base é 20% sobre o frete.

Custos “invisíveis”

Há, ainda, outros custos que precisam ser calculados, mas são frequentemente esquecidos por não aparecerem no dia a dia.

Propriedade do caminhão

Aqui estão as despesas com impostos (como IPVA, Licenciamento, Seguro Obrigatório), seguro veicular, manutenções e reposição de pneus. Além disso, é preciso calcular a depreciação do caminhão. Afinal, esse custo aparecerá no momento da troca do veículo.

Impostos e taxas

Também devem ser rateados nos preços cobrados, os impostos e as taxas, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ISS (Imposto Sobre Serviços) e TRT (Taxa de Restrição de Trânsito).

Remunerações

Calcule as remunerações de ajudantes, segundo condutor e operador de empilhadeira, por exemplo, que ficarem sob sua responsabilidade.

Saber precificar seus serviços é o começo para ter lucro com fretes. Entretanto, não é o bastante, já que os valores podem ficar altos. É preciso tomar outras atitudes para aumentar suas margens de lucro e baixar os preços.

Quais são as principais maneiras de aumentar os lucros?

Não existe mágica quando se fala em aumentar os lucros. A receita é simples: reduzir custos e aumentar o faturamento. Mas como fazer isso se você já anda no limite?

Ao mudar alguns hábitos e tomar certas atitudes, é possível, de pouco em pouco, conseguir margens maiores. Veja algumas dicas abaixo.

Adote a direção defensiva

O combustível é responsável por cerca de 40% do custo de uma viagem longa. Assim, reduzir seu consumo é fundamental. Uma das maneiras mais eficazes é adotando a direção defensiva, respeitando as rotações ideais, andando sempre engatado e evitando acelerações ou frenagens desnecessárias.

Além de economizar, a condução defensiva previne acidentes e ajuda a conservar o caminhão.

Dica: Vale a pena transportar carga especial?

Faça manutenções preventivas

Segundo o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), manutenções preventivas são, no mínimo, 40% mais baratas do que as corretivas. Portanto, levar seu “bruto” ao mecânico somente quando um problema surge torna seu negócio mais custoso.

Outra dica é manter os pneus calibrados conforme as indicações da montadora. Pneus murchos podem aumentar o consumo de combustível em até 20%.

Planeje suas viagens

Faça um planejamento das suas viagens, traçando a melhor rota e programando suas paradas em locais com os melhores custos-benefícios. Para isso, utilize mapas online de monitoramento das vias, como Google MapsWaze e Maplink.

Esses aplicativos indicam, em tempo real, os trechos com obras, blitz, engarrafamentos e acidentes, por exemplo. Além disso, mostram as características do relevo e as avaliações dos usuários para os estabelecimentos , como postos, restaurantes e pontos de parada.

Busque alternativas à concorrência

No mercado atual, é preciso buscar alternativas para minimizar a concorrência e aumentar seu faturamento. Uma das opções é agregar-se a uma transportadora, tendo o cuidado de escolher uma empresa idônea e que valorize e respeite o caminhoneiro.

Outra opção é especializar-se em uma categoria, como o transporte de veículos ou de cargas indivisíveis. Apesar dos riscos e investimentos maiores, as margens de lucro também são melhores e a concorrência é menor.

Por fim, é possível utilizar um aplicativo de ofertas de fretes. O Rapp, por exemplo, reduz a concorrência ao fazer uma análise criteriosa dos caminhoneiros habilitados, o que garante uma boa demanda para esses profissionais.

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Como vimos, você pode aperfeiçoar seus serviços para conseguir frete com lucro. Com conhecimento dos custos, ações para tornar as viagens mais eficientes e alternativas de faturamento, é possível destacar-se da concorrência e aumentar seus ganhos.

Gostou das nossas dicas? Quer começar a diversificar seus serviços agora mesmo? Então, baixe o aplicativo Rapp e confira as oportunidades que temos para você!




Por
14/08/2018

A Rodojacto nasceu em 1969 e, atualmente, atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, dividindo-o em duas áreas: a de carga comum e a de carga especial — mercadorias que excedem pesos e medidas.


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