Vida de caminhoneiro

Nova carteira de motorista: saiba o que muda com a implementação do chip

Está sem tempo de ler o artigo? Então, ouça no player abaixo:

Anunciada em dezembro de 2017, a nova carteira de motorista, que estava prevista para 2019, foi adiada. Quem esteve antenado deve saber que não faz muito tempo que uma nova proposta do documento entrou em circulação por todo o país — uma versão que trouxe características como a marca d’água e o código QR.

Segundo uma nova resolução, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito, ligado ao Denatran) prolongou o prazo para que os órgãos dos estados e do Distrito Federal possam se adequar e iniciar a emissão do novo documento. Ele promete trazer vantagens e facilidades para o dia a dia dos caminhoneiros e motoristas em geral.

De olho nas mudanças que virão, nós elaboramos este artigo. Vamos abordar as principais características da nova versão do documento, as suas vantagens e também questões sobre o adiamento de sua implementação. Para começar, vamos falar agora sobre as principais características da nova carteira de motorista. Fique conosco e tenha uma boa leitura!

Características da nova carteira de motorista

O documento que atesta a habilitação de motoristas para a condução de veículos automotores sofreu diversas alterações recentes. Essas novas características também estão previstas para a futura versão do documento, que deixará de ser emitido em papel para migrar para uma moderna versão em cartão de plástico, que contará com um chip.

Dica: 5 perspectivas para 2019 em relação ao setor de transportes

A marca d’água será fundamental, pois reforçará a autenticidade do documento — como no papel-moeda, que também apresenta a marca como um ponto que atesta a sua originalidade. Já o QR code tornará possível o acesso às informações do motorista em pouco tempo.

Quanto ao chip, ele será gravado a laser nos cartões da nova CNH. Nele, serão armazenadas diversas informações do portador, como a identificação biométrica. Essas novas características tornarão possível maior agilidade na fiscalização, uma das vantagens que veremos a seguir. Confira!

Vantagens da nova carteira de motorista

A mais recente proposta para uma nova carteira de motorista trará diversos benefícios. Confira agora alguns deles.

Redução de fraudes

Quando um documento deixa de ser impresso em papel e passa para uma versão em cartão de plástico, as fraudes não deixam de existir, infelizmente. Entretanto, as tentativas criminosas de copiar ou até mesmo emitir novos documentos de forma irregular são dificultadas, pois o controle sobre os documentos emitidos fica mais simples.

Aumento da durabilidade

O novo modelo será facilmente conservado pelos motoristas, já que não rasgará. E se for molhado, os dados impressos permanecerão no documento.

Dica: Você sabe quais são as peças de caminhão que mais quebram?

Aqui, vale ressaltar que o portador deverá cuidar de seu documento como faz com seus cartões bancários, uma vez que o cartão de plástico pode ser quebrado.

Agilidade na fiscalização

Com um documento moderno e completo em mãos, os fiscais de trânsito e policiais terão maior agilidade no acesso às informações do portador. Com o QR code, será possível a leitura do documento via dispositivo móvel, com análise aprofundada de dados para checar a veracidade do que está impresso.

Quanto ao acesso às informações, o Contran afirma que dados sigilosos do motorista não serão revelados no ato da consulta. Então, o público pode ficar tranquilo sobre esse ponto.

Integração com outros países

Assim como ocorrerá com o novo modelo de emplacamento dos veículos automotores de países do Mercosul, a nova carteira de motorista também tornará possível uma integração com outros Estados. Isso não será restrito somente aos países do bloco econômico em que o Brasil está inserido, mas, certamente, será o ponto de partida para a integração com outras nações.

Para você, caminhoneiro, isso será ótimo. Você estará munido de um documento com validade fora do Brasil, em caso de operar em um frete internacional.

Se quiser conhecer ainda mais novidades do setor, confira o manual completo de tecnologia para caminhoneiros no banner abaixo!

Confira o manual completo de tecnologia para caminhoneiros

Vale ressaltar que novas possibilidades virão ao longo do processo de implementação, o que veremos agora mesmo.

Possibilidades do novo modelo de carteira de motorista

O Contran anunciou que, com a adoção de um documento mais seguro, será possível a criação de alguns convênios autorizados pelo Detran de cada estado e do Distrito Federal. Veja agora alguns deles.

Pagamento de pedágios

Imagine só estar transitando por alguma rodovia e ter em mãos uma nova possibilidade de pagamento. Isso seria ótimo, não é verdade? E é certo que os órgãos responsáveis já devem ter analisado a viabilidade de tornar o documento mais flexível, embora ainda não tenham dado ideia de como isso funcionará.

Pagamento no transporte público

Com essa nova possibilidade já projetada pelo Contran, você deve imaginar que a utilidade de sua habilitação não se restringe apenas à direção, ou como documento de identidade, não é verdade? E é isso mesmo.

Dica: Aplicativo de frete: listamos 6 características para ajudar você a escolher o melhor

A partir de sua implantação e da criação de convênios autorizados, você poderá empregar a sua nova carteira de motorista também no transporte público, como ônibus e metrô.

Acesso a prédios públicos

Com os dados de biometria armazenados no chip do cartão de plástico, o controle de acesso a prédios públicos poderá ser executado mediante a leitura de sua biometria. Sobre isso, ainda não foram publicados detalhes. Mas imagina-se que os dados biométricos possam ser armazenados em um banco de dados do poder público, que será consultado pelos sistemas de controle de acesso para posterior liberação.

O adiamento da implementação da nova carteira de motorista

O que havia sido projetado para começar a entrar em cena já em 2019 foi adiado para até o dia 31 de dezembro de 2022. Os motivos dessa mudança de planos não ficaram muito claros, mas já foi anunciado que os órgãos competentes terão maior tempo para se adequar para o início da implementação.

Dica: Guia de manutenção para caminhoneiros

Para a sua tranquilidade, vale mencionar que, quando tiver início a implementação do novo documento, a sua versão atual da CNH impressa não perderá valor. Ela poderá ser utilizada até sua data de validade. Assim, você precisará da nova versão apenas quando houver a necessidade de renovação.

Hoje entendemos suas principais características e vimos quais são as vantagens e novas possibilidades do documento.

Você gostou do nosso artigo sobre a nova carteira de motorista? Então aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais! Certamente eles vão adorar a novidade.

Categorias: Vida de caminhoneiro