Vida de caminhoneiro

Consórcio de caminhões: vale mesmo a pena?

O consórcio de caminhões é uma excelente modalidade de compra para quem deseja se tornar um profissional autônomo e para os caminhoneiros que desejam trocar seus veículos por modelos mais novos. Isso porque os juros praticados pelos bancos são, quase sempre, altos demais, e juntar a quantia é uma missão impossível para muitas pessoas.

Sabendo que muita gente desconhece o consórcio e como ele funciona, decidimos reunir, neste post, todas as informações que você precisa para entendê-lo e apresentar quais as vantagens de contratá-lo. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a leitura!

O que é o consórcio?

O consórcio de caminhões é a união de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que deseja comprar um veículo ou ​angariar recursos para realizar a troca do seu caminhão por um modelo mais novo.

Nessa modalidade de compra, um consorciado é contemplado mensalmente com uma carta de crédito — que pode ser utilizada para a aquisição do produto ou como entrada em um financiamento maior — no valor contratado.

Como funciona o consórcio de caminhões?

Conforme informado, o consórcio funciona a partir da reunião de um grupo de pessoas que quer adquirir um bem em comum.

No consórcio de caminhões, os participantes desse grupo contribuem com prestações mensais  — calculadas de acordo com o valor total da carta de crédito — e concorrem, mensalmente, aos sorteios que a administradora do consórcio realiza.

Quando um participante é sorteado, afirmamos que ele foi contemplado. Isso quer dizer que ele está habilitado a receber a quantia total — reajustada de acordo com a inflação do período entre o início do consórcio e a contemplação — da carta de crédito, mesmo que o pagamento das parcelas ainda não tenha sido finalizado.

É importante ressaltar que o caminhão comprado por meio de um consórcio fica alienado à administradora de consórcio até que o veículo seja quitado, ou seja, até que todas as prestações do plano contratado sejam pagas.

Dica: 6 sinais que indicam que está na hora de trocar de caminhão

Quais são as vantagens de contratar um consórcio de caminhões?

Além da facilidade para contratação, da segurança e da praticidade, o consórcio de caminhões oferece outras vantagens para os caminhoneiros. Veja quais são os benefícios de que falamos!

Dispensa entrada

Diferentemente da maior parte dos financiamentos disponíveis no mercado financeiro, o consórcio de caminhões não requer entrada ou taxa de adesão. A única condição para contratação é que o cotista pague as parcelas mensais em dia e de acordo com os termos determinados no contrato. Dessa forma, trocar ou comprar um veículo fica mais simples e, sobretudo, acessível.

Burocracia zero

Com o objetivo de reduzir possíveis inadimplências, operadoras de crédito e instituições financeiras exigem uma extensa lista de certidões e documentos para liberar financiamentos, o que torna o processo extremamente demorado e burocrático.

Empresas de consórcio, no entanto, fazem o oposto: simplificam processos. Os interessados, portanto, só precisam apresentar a documentação requerida e aguardar a efetivação do contrato, pois a análise mais profunda é realizada apenas na contemplação do consorciado.

Redução da carga tributária

No consórcio, não há taxa de juros! A única despesa extra que o associado precisa assumir é a taxa administrativa do consórcio, que não passa de 0,5% ao mês. Quer vantagem maior que essa?!

Parcelas que cabem no bolso

Como mencionado, o consórcio é uma modalidade econômica de investimento, considerando a dispensa de encargos financeiros. Essa realidade causa um impacto positivo nas prestações, que se tornam mais baratas que as parcelas de financiamentos bancários, por exemplo.

No banner abaixo, aprenda as melhores práticas para as manutenções do seu veículo e garanta o melhor funcionamento e economia!
Conheça as melhores práticas para a manutenção do seu veículo

Prazos maiores

Além disso, é possível contar com um prazo bastante flexível para o pagamento, pois as administradoras costumam facilitar a quitação, diluindo as prestações em diversos meses. Dessa forma, o consorciado pode realizar seu sonho de adquirir o seu bem sem que seja necessário fazer grandes sacrifícios todos os meses.

Possibilidade de antecipação da carta de crédito

Apareceu uma quantia inesperada? No consórcio, você pode usá-la para adiantar a sua contemplação! Para isso, basta que o associado entre em contato com a empresa que administra o consórcio — em até 24h antes da assembleia mensal — e dê um lance do maior valor que conseguir para aumentar as chances de contemplação.

Flexibilidade

Quando um cotista é contemplado, ele não precisa escolher necessariamente o modelo de caminhão no qual estava interessado quando assinou o contrato. No consórcio, o participante tem a liberdade para utilizar a carta de crédito na compra de qualquer outro bem, basta que ele também seja do segmento automotivo.

Poder de compra à vista

Apesar de todo o pagamento do consórcio ser parcelado, o recebimento do bem é à vista, permitindo negociação na hora da compra e, naturalmente, descontos maiores.

Disciplina financeira

O consórcio para caminhões é a modalidade ideal para os profissionais que não estão acostumados a economizar e que, muitas vezes, gastam mais do que podem. Isso porque a existência de um compromisso mensal cria disciplina financeira e proporciona uma mudança de postura quando o assunto é dinheiro.

Dica: Estabilidade financeira para caminhoneiros: como conseguir a sua?

Valor do bem atualizado

Como os consórcios costumam durar muito tempo, existe a possibilidade de ocorrer uma valorização do veículo, o que torna quantia insuficiente para a compra do bem. Pensando em solucionar esse tipo de problema, a administradora passou a atualizar o valor da carta de crédito anualmente e conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Contudo, é interessante ressaltar que a atualização se reflete nas prestações, visto que aumentam proporcionalmente como forma de garantir que todos os clientes consigam comprar o produto contratado.

Investimento seguro

O consórcio é uma atividade regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central. Essa supervisão garante segurança aos associados, visto que não há risco de perder o valor investido e que há tranquilidade para que analisem o momento ideal para utilização da carta de crédito.

Como você deve ter notado, contratar um consórcio é um ótimo investimento, pois oferece diversas facilidades de pagamento, garantindo uma grande economia para o contratante. Portanto, se você está pensando em adquirir ou trocar de caminhão, não deixe de considerá-lo. Mantenha em mente que ele pode fornecer a folguinha de que seu planejamento financeiro precisava.

Gostou de saber como funciona o consórcio de caminhões? Deixamos alguma vantagem de fora do nosso artigo? Conte-nos em nossas redes sociais!

Categorias: Vida de caminhoneiro