Assine nossa newsletter

Dificuldade em conseguir frete? Descubra onde encontrar!


Dificuldade em conseguir frete? Descubra onde encontrar!

Viver como caminhoneiro autônomo no Brasil não é tarefa para amadores. Os obstáculos e desafios enfrentados são inúmeros, indo do gasto exorbitante com combustível até a falta de segurança nas estradas. No entanto, o maior problema para muitos, com certeza, é a baixa demanda de cargas, que impacta negativamente o planejamento financeiro dos motoristas e os força a trabalhar exaustivamente por pouco dinheiro.

Para se ter ideia, dados coletados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelaram que, aproximadamente, 80% dos caminhoneiros trabalham mais de 8 horas diariamente; desses, alguns chegam a dirigir por mais de 17 horas. Tudo na tentativa de aumentar a renda e driblar crises nas finanças pessoais.

Sabendo que nem sempre é fácil manter o orçamento familiar nos eixos, decidimos reunir, neste post, algumas dicas para que você tenha menos dificuldade em conseguir frete. Dessa forma, você conseguirá arcar com seus compromissos sem comprometer os momentos com a família, sua qualidade de vida e, sobretudo, sua saúde. Para conferir, acompanhe a leitura!

Busque transportadoras que terceirizem a frota

Diversos caminhoneiros torcem o nariz quando se fala sobre negociar com transportadoras. Contudo, essa parceria pode ser uma boa solução em momentos difíceis. Isso porque as transportadoras costumam ter contratos demais para a frota que têm, aumentando as chances dos estradeiros de conseguir cargas e fretes em qualquer região do país.

Todavia, é importantíssimo ficar atento e pesquisar bastante sobre a reputação da organização, especialmente entre os caminhoneiros autônomos que já participaram do cadastro delas, certo?! Essa pequena prática pode evitar muita dor de cabeça futura!

Dica: Agência de fretes: por que você não deve depender dessa fonte de renda?

Agregue o caminhão a uma transportadora

Se você quer mais segurança, tem um caminhão próprio e preza pela estabilidade financeira, uma ótima alternativa é agregar o seu veículo a uma transportadora.

Ao agregar o caminhão, o motorista tem uma quantidade de fretes e cargas praticamente garantida e fica menos suscetível às guerras de ofertas com outros autônomos e às oscilações de mercado. Isso porque as empresas só agregam a quantidade de caminhões necessárias para o volume de negócios existente.

Entretanto, é importante destacar que esse tipo de contrato tem algumas particularidades, como o cumprimento de uma carga horária predeterminada — que não impede a utilização do caminhão nas horas vagas para complementação da renda — e valor de frete e quilometragem fixos.

Para se tornar um agregado, é preciso estar com a manutenção do veículo em dia e as documentações — pessoais e do caminhão — em ordem, o que significa que o motorista não pode ter restrições no nome devido a dívidas.

Além disso, é válido ressaltar que algumas transportadoras exigem cursos de especialização, colocam idade limite para o veículo e só agregam determinados modelos de caminhão.

Capacite o caminhão para transporte de cargas especiais

Embora transportar cargas especiais — consideradas as melhores por diversos estradeiros — requeira um certo investimento e seja trabalhoso, vale muito a pena capacitar o caminhão para a empreitada. Isso porque a concorrência para esse tipo de frete é menor e o valor pago pelo serviço é muito maior, o que configura um excelente negócio para o caminhoneiro.

Garanta os melhores fretes e aumente sua renda com o Rapp

Utilize aplicativos para encontrar fretes

Em meio à era tecnológica em que vivemos, é bem provável que você já utilize o celular para entrar em contato com contratantes e conseguir cargas e fretes. Estamos certos? É claro que essa tática funciona e é ótima. O problema dela, como você já deve ter notado, é que ela limita as possibilidades dos caminhoneiros, ou seja, restringe os fretes e cargas às indicações e contatos com empresas já conhecidas.

Mas e se nós disséssemos que é possível utilizar o smartphone de maneira mais eficaz e eficiente e dar adeus a esse problema? Seria incrível, né? Pois é superviável! Como? Ora, utilizando aplicativos para encontrar fretes e cargas.

Com o uso desse recurso, o estradeiro se coloca no mapa de diversas pessoas ou organizações que precisem dos seus serviços. O melhor de tudo é que, ao usá-lo, o condutor pode buscar um frete pelo tipo de carga, modelo de caminhão, tipo de carroceria, endereço de partida ou de destino e pronto: os fretes e cargas aparecem na tela já com os valores, o número de caminhoneiros interessados na oferta e o nome do contratante.

Ah, as vantagens não param por aí! Alguns aplicativos de frete fornecem vários benefícios aos motoristas que se cadastram nas plataformas, o app Rapp, por exemplo, oferece:

  • reembolso de pedágio;

  • pagamento antecipado: 70% antes e 30% depois.

  • infraestrutura para receber os caminhões;

  • equipe para dar suporte ao motorista;

  • monitoramento de cargas de risco;

  • trabalho por contrato, permitindo que o caminhoneiro continue trabalhando com outros clientes.

Dica: As armadilhas do complemento de carga

Curtiu? Para usufruir de todos eles e começar a rodar por aí, é bem simples: basta baixar o app, se cadastrar e esperar a validação da companhia responsável. Assim que o cadastro for liberado, os caminhoneiros poderão encontrar fretes compatíveis com a região em que estão no momento e com o modelo de caminhão.

Feito isso, é só escolher o frete que mais combina com o seu pesado e a sua disposição e, finalmente, começar as negociações. Com o apoio de um aplicativo como esse, depender de agenciador de cargas — profissional que encontra cargas para os condutores, mas fica com até 30% do lucro da viagem — e ficar sem cargas e fretes será coisa do passado, não é mesmo? Não temos dúvidas de que sim!

Como você deve ter percebido, há várias formas de conseguir fretes sem que você precise sacrificar a sua saúde e a sua qualidade de vida. Entretanto, não adianta tentar colocar todas elas em prática de uma só vez ou sair se endividando para equipar seu caminhão e conseguir transportar as cargas especiais, beleza?!

A nossa dica aqui é: comece aos poucos, escolha uma das estratégias — utilizar os aplicativos, por exemplo — e confira o retorno financeiro. Caso não adiante, combine duas opções e assim por diante.

Gostou de saber como driblar a dificuldade em conseguir frete? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente, podemos esclarecer suas questões!




Por
16/08/2019

A Rodojacto nasceu em 1969 e, atualmente, atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, dividindo-o em duas áreas: a de carga comum e a de carga especial — mercadorias que excedem pesos e medidas.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!