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Saiba como otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga


Saiba como otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga

Com frequência, quem não é do ramo de transportes talvez não tenha noção, mas uma das tarefas mais improdutivas para o caminhoneiro é o processo de carga e descarga.

Esse é aquele momento em que o motorista se vê obrigado a esperar, pois depende do trabalho de outras pessoas. Enquanto poderia estar rodando ou mesmo descansando e matando a saudade de casa, muitas vezes ele está, na verdade, perdendo dinheiro.

Para que isso não aconteça com você, saiba agora mesmo como descomplicar o processo de carga e descarga!

Quais são os principais problemas no processo de carga e descarga?

Com razão, muitos motoristas reclamam dos procedimentos adotados por armazéns, centros de distribuição e transportadoras para efetuar a carga e a descarga. Entre as principais queixas, podemos destacar as que seguem:

  • tempo de espera prolongado: nem sempre os pontos de carga e descarga são bem organizados, gerando enormes filas de caminhões aguardando o momento para chegarem às docas;
  • local inadequado para aguardar: já que não há saída senão esperar, pelo menos isso deveria ser feito em um lugar seguro, livre de ameaças de roubo, acidentes e multas de trânsito. No entanto, nem sempre é o que acontece;
  • danos ao caminhão durante a carga e descarga: na pressa de movimentarem as mercadorias, os funcionários acabam esbarrando a empilhadeira no caminhão, causando amassados ou arranhões.

Diante de tantos problemas, foi necessária uma lei para amenizar a situação. No próximo tópico, veja mais detalhes.

Dica: Checklist para manter a segurança no transporte de carga

O que diz a Lei 13.103/2015?

Como a fonte dos principais problemas da carga e descarga está na demora nos procedimentos, em março de 2015 esse assunto foi disciplinado pela Lei Nº 13.103. Entre outros temas relacionados ao transporte de carga, ficou determinado no artigo 15 que, após a 5ª hora de atraso, haverá penalidade de cobrança adicional para o responsável pela demora.

Também ficou estabelecido o valor de R$ 1,38 por tonelada/hora, sendo que o peso a ser considerado é o da capacidade do caminhão, não o efetivamente transportado. Além disso, as horas são contadas desde a chegada do veículo ao depósito. Para finalizar, esse valor é reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Portanto, os embarcadores e os destinatários das mercadorias são obrigados a fornecer documento que comprove o tempo de permanência do motorista no recinto. Caso não obedeçam a essas determinações, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) poderá multar os responsáveis em até 5% do valor da carga transportada.

Como descomplicar o processo de carga e descarga?

Como você deve ter percebido, há uma grande discussão sobre os procedimentos de carga e descarga. Normalmente, a origem dos maiores problemas está na falta de organização das empresas. Porém, como o caminhoneiro é um dos maiores interessados em agilizar esse momento, veja algumas dicas para torná-lo mais simples.

Informe-se com antecedência

Um dos motivos dos atrasos na carga e descarga é a falta de planejamento dos motoristas. Para evitar esse tipo de situação, procure saber o horário que deverá se apresentar junto à empresa para a qual está se dirigindo. Depois de combinada a hora, evite atrasos.

Também é importante saber se existe local demarcado para estacionar enquanto aguarda. Com essas informações, você não ficará perdido ao chegar ao armazém e saberá exatamente quais providências deverá tomar.

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Esteja presente durante todo o processo

Assim que chegar ao local de carga e descarga, solicite o documento de registro do horário de chegada e permaneça ali até o final do processo. Muitos caminhoneiros aproveitam a parada para realizar outras atividades e saem do local, deixando o caminhão estacionado na empresa.

Isso não é bom, pois pode acontecer de chegar a sua vez de carregar ou descarregar e você não estará presente. Além disso, caso aconteça algum problema durante os procedimentos, como avaria no caminhão, você conseguirá identificar o ocorrido imediatamente. Isso gera mais segurança.

Ajude a organizar a carga dentro do caminhão

distribuição da carga dentro da carroceria deve ser feita corretamente. O peso precisa ser dividido uniformemente entre os eixos e os lados. Caso isso não seja observado, um dos eixos ficará sobrecarregado, causando maior desgaste na suspensão e nos pneus. Além disso, o motorista poderá até ser multado por excesso de peso em um dos eixos.

Se a carga estiver mal distribuída entre os lados, a direção do caminhão pode ficar comprometida nas curvas, além de também aumentar o desgaste de diversos componentes. Portanto, você é o principal interessado na organização da carga no caminhão.

Faça a conferência da carga e dos documentos

Ao sair em viagem com o caminhão carregado, você sabe que é o responsável pela carga até a entrega ao destinatário. Já que terá a responsabilidade sobre o que está ali, é imprescindível conferir se está tudo em ordem, tanto com a documentação quanto com a carga.

Verifique o estado das embalagens e reclame caso alguma esteja amassada, por exemplo. Veja se está tudo acondicionado conforme as instruções e confira se a quantidade embarcada confere com os documentos fiscais.

Dica: 7 simples passos para você ter mais segurança na estrada

Libere o local após o processo

Outra causa de tumulto nas áreas de carga e descarga dos armazéns é a demora para a liberação do local. Pense que, da mesma maneira que você não gosta de esperar, seus companheiros que estão atrás também não. Seja objetivo durante o trabalho e, assim que finalizar a carga ou a descarga, libere o local para o próximo caminhão.

Dê preferência a empresas modernas

Da mesma maneira que os caminhões estão cada vez mais modernos, com diversos recursos que facilitam a vida do caminhoneiro, a administração de empresas também se atualiza. Nesse sentido, os gestores têm soluções tecnológicas para melhorar a gestão de armazéns, centros de distribuição e transportadoras.

Com uso dessas tecnologias, é possível melhorar a distribuição das mercadorias nos depósitos e colocá-las nas docas no momento certo para serem carregadas no caminhão. Além disso, toda a documentação é emitida em curto espaço de tempo. Com isso, todo o processo de carga e descarga fica mais ágil, beneficiando todos, inclusive o caminhoneiro.

Como visto, simples atitudes são capazes de otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga. Ademais, você notou que isso não é problema apenas das empresas de transporte, certo? O motorista tem a sua parcela de responsabilidade e deve se comprometer para que tudo fique tranquilo e todos ganhem.

Por falar em ganhos, você é capaz de fazer seu controle financeiro, demonstrando o quanto ganha como caminhoneiro? Uma das maneiras de chegar a esse valor é sabendo como calcular os custos de um caminhão parado. Aproveite que está por aqui e aprenda como fazer isso agora!




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28/09/2018

A Rodojacto nasceu em 1969 e, atualmente, atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, dividindo-o em duas áreas: a de carga comum e a de carga especial — mercadorias que excedem pesos e medidas.


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