Vida de caminhoneiro

Como se preparar para viagens de longa distância? Confira 7 dicas

Ao mesmo tempo em que uma viagem de longa distância representa uma oportunidade de faturar mais, ela também pode ser fonte de uma série de problemas que afeta a qualidade de vida na estrada. Fatores como a estrutura precária encontrada na maioria das rodovias brasileiras e a necessidade de trafegar em locais desconhecidos podem transformar percursos longos em grandes desafios.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Então ouça o player abaixo:

Para que essa viagem de longa duração seja menos cansativa e mais prazerosa, siga as 7 dicas abaixo. Sua qualidade de vida na estrada será muito melhor!

1. Faça uma inspeção no caminhão

Dar uma conferida geral no caminhão é importante sempre que for fazer um frete. Especialmente em uma viagem de longa distância, esse cuidado se torna essencial para evitar problemas no meio do caminho.

Dessa forma, verifique o estado de todos os pneus, inclusive do estepe. Veja se não estão muito desgastados, com bolhas ou necessidade de calibrar. Confira o nível dos fluidos e seus filtros, a parte elétrica e os freios. Caso perceba algum barulho ou comportamento diferente, leve o caminhão ao mecânico antes de sair de viagem.

Dica: 9 dicas para economizar combustível em suas viagens de frete

Por fim, abasteça o veículo e aproveite para fazer uma bela limpeza na cabine: viajar em um ambiente limpo e organizado é muito mais confortável.

2. Estude o itinerário

Caso vá transitar por locais desconhecidos, é de extrema importância consultar o itinerário antes de partir. Assim, você consegue planejar as paradas para abastecer, alimentar-se, descansar e ir ao banheiro, sem correr o risco de parar em um local perigoso.

Ao estudar o itinerário, analise também a autonomia do seu caminhão. Dessa forma, você consegue prever onde precisará abastecer. Com esse cuidado, você escolhe o posto da sua bandeira preferida, com bons preços e que aceite a forma de pagamento que deseja utilizar.

Dica: 5 dicas para uma higienização de caminhão prática e efetiva

Para completar, o fato de conhecer o caminho até o seu destino torna a viagem mais rápida, segura e evita a saída de rota. Com isso, você conseguirá, inclusive, acessar tranquilamente o local para fazer a descarga no horário combinado.

3. Verifique a documentação

Outro cuidado comum em qualquer frete — mas ainda mais importante em uma viagem de longa duração — é a atenção à documentação. Isso evitará problemas com a fiscalização, tanto policial quanto fazendária.

Dica: Fiscalização Sefaz: saiba o que é e por que afeta o frete

Sendo assim, verifique se está portando os seus documentos pessoais obrigatórios, como a CNH e os certificados de cursos necessários para aquele tipo de carga, e se estão dentro da validade. Confira também se os documentos do caminhão e da carga estão em ordem. Jamais trafegue com documentação irregular, sob pena de ser multado e ter o veículo e a mercadoria apreendidos.

4. Confira a arrumação da carga

É de responsabilidade do caminhoneiro fazer a carga chegar em perfeito estado em seu destino. Para que isso ocorra, é fundamental tomar cuidado com a arrumação da carga.

Portanto, verifique se o posicionamento das mercadorias está adequado, sendo que o ideal é que seu peso seja distribuído por toda a carroceria. Caso esteja carregando itens variados, os mais pesados devem ser acondicionados mais próximos do assoalho. Por último, confira se está tudo muito bem amarrado, para que não haja movimentação e derrame da carga.

5. Cuide da alimentação

Ao partir para uma viagem de longa distância, a alimentação é um dos principais cuidados. Apesar de ficar vários dias longe de casa, isso não significa que terá que se alimentar mal. Pelo contrário, é preciso investir em alimentos saudáveis para enfrentar a viagem com tranquilidade.

Dica: Lei do caminhoneiro: conheça seus direitos!

Assim, ao planejar o itinerário, confira se haverá restaurantes e lanchonetes de qualidade no caminho para priorizar as paradas neles. Caso não queira gastar dinheiro com isso, é preciso investir em uma estrutura mínima no caminhão, com fogareiro, minigeladeira, panelas, talheres, reservatório de água e materiais de limpeza.

Com essa estrutura disponível, basta lembrar de levar os mantimentos para você mesmo cozinhar. Cuide para que tenha itens frescos e guardados adequadamente. Por fim, leve bastante água potável, para se manter hidratado sempre.

6. Seja precavido

Ao ficar longe de casa por vários dias, você precisa ter a consciência de que imprevistos podem acontecer e que você terá menos condições de resolvê-los. Portanto, é preciso pensar no que pode acontecer e precaver-se.

Assim, é importante ter sempre um bom jogo de ferramentas compatíveis com os tipos de parafusos utilizados em seu caminhão. Também é bom carregar algumas lâmpadas sobressalentes, no caso de alguma delas queimar.

Além disso, não deixe de levar uma maleta com itens de primeiros socorros e os remédios que costuma tomar. Tenha também capa de chuva e roupas extras.

7. Combata o tédio

Um dos maiores inimigos de quem pega uma viagem de longa distância é o tédio. Ficar dirigindo por horas, além de cansativo, é entediante. Portanto, você precisa encontrar formas de diminuir essa sensação, ou terá a impressão de que a viagem está durando muito mais do que a realidade.

Dica: Tipos de carga: saiba quais são os mais populares no Brasil

Antes de partir, providencie CDs ou um pen drive com muitas músicas do seu gênero preferido para tocar durante a viagem. Se tiver condições, outra boa ideia é ter uma televisão na cabine, para assistir quando estiver parado. Por falar em paradas, elas são essenciais para combater o tédio.

Por isso, não fique muito tempo dirigindo. O ideal é parar a cada 2 horas, levantar um pouco e esticar o corpo com um alongamento. Aproveite para lavar o rosto e a nuca com água fria e tomar um café para despertar. Isso não gasta nem 20 minutos e disposição para aguentar mais tempo ao volante.

No entanto, se perceber que está muito cansado, não tente seguir viagem. A recomendação é respeitar os limites do seu corpo e descansar. Pare o caminhão em um local seguro e durma o suficiente para restabelecer as energias. Volte para a estrada apenas depois que estiver revigorado.

Clique no banner e veja quais recursos se tornaram fundamentais na rotina dos caminhoneiros!

Essas são as dicas que você deve seguir para ter uma viagem de longa distância tranquila e confortável. Tomando os cuidados necessários com o caminhão, com a carga e com a sua saúde, o trajeto nem parecerá tão cansativo — e logo estará pronto para outra viagem!

Acha que essas dicas podem ser importantes também para seus amigos? Então não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Categorias: Vida de caminhoneiro