Vida de caminhoneiro

5 dicas para uma higienização de caminhão prática e efetiva

Passar longas horas dentro de um caminhão faz parte da rotina do caminhoneiro. Para muitos motoristas, além de ferramenta de trabalho, o veículo se torna uma extensão das suas casas, merecendo toda atenção e dedicação com questões como conforto, segurança, organização e limpeza.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Então ouça o player abaixo:

Sabemos que o dia a dia é intenso e o estresse da estrada é comum. Prazos precisam ser cumpridos e entregas finalizadas. Ou seja, você, caminhoneiro, nem sempre tem tempo disponível para cuidar do veículo. Mas, diante da pandemia do novo coronavírus, sua saúde deve ser prioridade.

Para ajudar você, preparamos este artigo com 5 dicas práticas e rápidas para realizar a higienização de caminhão. Continue com a leitura e saiba como manter o seu veículo livre de contaminação!

1. Passe pano úmido com desinfetante nos compartimentos internos

A primeira recomendação que damos a você é ter o hábito de passar um pano úmido com desinfetante por toda a cabine. A prioridade, aqui, é fazer a higienização do caminhão nas regiões internas, como o assoalho e as partes plásticas superiores, bem como nas portas e painel frontal.

O ideal é que você faça esse tipo de limpeza todos os dias, seja antes de iniciar a sua rotina na estrada, seja após finalizá-la. A vantagem do pano úmido é que a limpeza é muito mais rápida. Em poucos minutos, você consegue higienizar toda a cabine.

Dica: Fuja do estresse na estrada com nossas 6 dicas e melhore sua saúde

2. Borrife Lysoform no estofado

O estofado do veículo também precisa ser higienizado, pois muitas bactérias, vírus e ácaros acabam se proliferando nesse tipo de superfície, colocando em risco a sua saúde.

Se o seu caminhão não tem bancos de couro — que acabam sendo mais fáceis de serem higienizados —, não tem problema. É possível manter a limpeza em qualquer tipo de estofado. Para isso, será necessário utilizar alguns produtos específicos que facilitam esse serviço, já que conseguem penetrar com mais facilidade em superfícies de tecido.

Nesse ponto, a dica é borrifar Lysoform em todos os bancos. Trata-se de um desinfetante líquido bastante eficiente e que pode ser encontrado também em aerossol — que é ainda mais fácil de ser aplicado em estofados, cortinas e outros objetos de tecido dentro do veículo. Então, deixe-o sempre ao seu alcance para não se esquecer de fazer a higienização do caminhão.

3. Lave os tapetes com água e sabão

Outra recomendação importante é que você tenha o cuidado de lavar os tapetes. Em razão da fácil propagação do coronavírus, é fundamental que você redobre a atenção com a higienização dessas superfícies que acabam acumulando resíduos vindos de fora do caminhão.

Ao longo do dia, você certamente passa por diversos locais, desce e sobe do veículo algumas vezes, depositando sujeira com os seus pés sobre os tapetes. Por isso, pelo menos uma vez ao dia, tenha o cuidado de lavá-los, de preferência com água e sabão, ou outro produto químico que remova vírus e bactérias, como desinfetante e água sanitária.

Clique no banner e veja quais recursos se tornaram fundamentais na rotina dos caminhoneiros!

4. Mantenha os vidros abertos

Embora seja algo simples, essa dica ajuda bastante a manter a higienização do caminhão em seu ambiente interno. Com o ar circulando no interior da cabine, a sua renovação ocorre com muito mais facilidade, evitando a proliferação de agentes que possam causar problemas à saúde.

Caso não seja possível rodar com os vidros abertos, é importante que você os abra de tempos em tempos ao longo da viagem, para renovar o ar interno. Além disso, outra recomendação importante é checar a situação do filtro do ar-condicionado. Essa é uma peça extremamente importante para manter a qualidade do ar que é ventilado dentro da cabine e, mais ainda, para mantê-lo livre de bactérias e vírus.

Então, se você é do tipo de motorista que utiliza o ar-condicionado na maior parte do tempo, considere fazer a troca do seu filtro com uma regularidade maior nesse período de Coronavírus. Afinal, um filtro novo é ainda mais eficiente na retenção de impurezas que vêm de fora do caminhão.

Dica: Novo coronavírus: 7 cuidados para adotar em caso de viagem

5. Limpe o volante com álcool

Outra dica que não podemos deixar de citar é a limpeza constante do volante. Sem dúvida alguma, essa é a parte do caminhão com a qual você tem mais contato ao longo do dia. Por essa razão, é indispensável que ela esteja sempre muito bem higienizada, já que é natural tocar no volante e levar as mãos ao rosto, por exemplo.

Nesse ponto, não há nenhum cuidado específico além da limpeza com álcool 70%. Se você não tem um dentro do seu caminhão, saiba que essa é uma medida altamente recomendada no cenário atual. A limpeza do volante com o álcool é rápida e simples, além de não deixar qualquer resíduo sobre a superfície.

Além disso, o álcool pode ser bastante útil na higienização de maçanetas, do câmbio, dos batentes de portas e outros locais em que é comum fazer contato direto com as mãos. No mais, essa é a forma mais simples de se higienizar as mãos sempre que você sair do caminhão e tiver contato com superfícies externas em locais com grande circulação de pessoas — como no processo de carga e descarga ou em postos de gasolina e restaurantes.

Por fim, como você pôde ver, existem várias medidas simples para garantir a higienização de caminhão, basta que você saiba os cuidados que são mais adequadas para cada parte do veículo.

Dica:  Saúde do caminhoneiro: 11 dicas para melhorar a vida nas estradas

Não importa quais são os locais por onde você circula, se são próximos ou distantes. Também não importa em qual segmento você atua: se no transporte de alimentos ou de combustíveis. A verdade é que, no período em que vivemos, redobrar a higiene se tornou indispensável a todos — e uma das principais formas de promover a sua segurança é adotando uma postura preventiva, cuidando de você e do seu veículo.

E então, gostou do artigo de hoje? Quer aprender mais sobre cuidados com o novo coronavírus que devem ser adotados em caso de viagem? Preparamos um artigo com 7 dicas especiais para orientar você. Não deixe de conferir!

Categorias: Vida de caminhoneiro