Assine nossa newsletter

Cabine de caminhão: 5 dicas para manter sempre organizada


Cabine de caminhão: 5 dicas para manter sempre organizada

Deixar o ambiente de trabalho limpo e organizado ajuda a realizar suas atividades com mais conforto e segurança. Mas como fazer isso quando o seu “escritório” se resume ao espaço limitado de uma cabine de caminhão?

Um papel deixado no banco, um acessório esquecido no piso e, antes que você perceba, está com uma grande bagunça e sujeira para resolver. O problema pode até ser ignorado por algum tempo, mas você sabia que trabalhar em um ambiente desorganizado prejudica sua motivação e até mesmo a saúde?

É mais fácil ter energia para continuar o serviço quando o espaço está agradável. Por isso, a seguir apresentamos algumas dicas de organização e limpeza da boleia capazes de fazer muita diferença no seu dia a dia. Vamos ver?

1. Saiba como limpar cada componente

manutenção preventiva não deve ser sua única preocupação com o caminhão. Para manter a limpeza da cabine, o primeiro passo é saber qual é a melhor forma de higienizar cada espaço. Do contrário, sua iniciativa pode acabar trazendo problemas maiores — ao estragar algum material pelo uso de produtos errados, por exemplo.

Com certeza você não quer fazer isso. Então, vamos às dicas! No painel, o ideal é fazer a limpeza apenas com um pano limpo e úmido. Essa é a melhor forma de se livrar da poeira que gruda nele, sem prejudicar os componentes elétricos. Além disso, esse simples cuidado vai ajudar a manter uma boa aparência do caminhão por mais tempo.

Dica: Você sabe quais são as peças de caminhão que mais quebram?

Você pode aproveitar o mesmo pano para limpar o volante e os compartimentos da cabine. Já o estofado dos bancos pode ser higienizado com um pouco de detergente neutro em um pano úmido. Tenha atenção com a água, pois esse material absorve rapidamente os líquidos e pode estragar se houver exagero.

Para a limpeza da cabine e dos estofados, o ideal é fazer durante o dia. Isso porque, depois de limpos, eles precisam de contato com o sol para secar adequadamente e não desgastar pela ação da água ou deixar mau cheiro na cabine.

Tapetes e carpetes precisam de mais atenção ainda, já que levam um tempo maior para secar. Alguns produtos vendidos para limpeza são abrasivos e, por isso, devem ser evitados. A água e o detergente neutro higienizam com qualidade — mas tenha o cuidado de aplicar pouca quantidade nos carpetes.

2. Escolha produtos de limpeza de qualidade

Além do detergente, alguns materiais que são vendidos em supermercados ou lojas de limpeza ajudam com problemas específicos do caminhão. Entretanto, é preciso conhecer a composição deles e verificar se não vão causar danos a algum material do caminhão.

Ao comprar sabonete, sabão ou detergente tenha sempre o cuidado de optar pelo tipo neutro. Outras opções vêm com componentes que podem causar problemas, como manchas no painel ou no revestimento das peças.

Se algum outro produto chamar sua atenção na loja, uma boa dica antes de utilizá-lo em todo o ambiente é testar em um pequeno espaço. Dessa maneira, você consegue perceber se ele realiza a limpeza com qualidade e se não oferece o risco de prejudicar a cabine de caminhão.

Dica: Acessórios para caminhão: 10 itens que não podem faltar no seu veículo

Materiais muito procurados por caminhoneiros são os desodorizantes, usados para eliminar cheiros desagradáveis. O odor ruim pode acontecer, por exemplo, quando os estofados pegam chuva ou quando alguma comida é deixada por muito tempo na boleia.

Também existem produtos para ajudar a eliminar a umidade e o cheiro de mofo. Nesses casos, o mais indicado para acertar na escolha é pegar opinião com colegas de profissão ou comprar os produtos e testar qual deles realiza a função com mais eficiência.

3. Compre acessórios que ajudem na organização

O fato da cabine de caminhão ser pequena não significa que organizá-la se torne uma tarefa impossível. Pelo contrário, algumas atitudes e itens básicos podem melhorar a distribuição na boleia e até passar uma ideia de mais espaço disponível.

Uma boa dica nesse sentido é comprar objetos organizadores, como pastas e caixas. É importante garantir, por exemplo, que as suas ferramentas fiquem sempre dentro de uma maleta guardada no local específico.

Além disso, você pode colocar todos os documentos em uma pasta e deixá-la em um espaço organizado. É possível utilizar sacolas ou caixas organizadoras para guardar roupas sujas, acessórios de celular e outros objetos pequenos que ficam jogados por aí.

Quer conhecer melhor algumas práticas para a manutenção do seu veículo? Confira nosso guia e tire suas dúvidas!

Conheça as melhores práticas para a manutenção do seu veículo

Para a limpeza, um equipamento essencial é o aspirador de pó. Como o espaço é pequeno, qualquer poeira, fio de cabelo ou migalha de alimentos é motivo de sujeira e desorganização. Por isso, ande com um aspirador pequeno para realizar a limpeza frequentemente e evitar o acúmulo.

Outro acessório interessante para manter o ambiente limpo e aumentar a sensação de bem-estar é um perfumador. Nas lojas há opções de todos os tamanhos e cheiros. Entretanto, é preciso ficar atento para não exagerar, pois o aroma pode se tornar desagradável para quem fica no caminhão o dia inteiro.

4. Evite fazer refeições na boleia

Quer manter sua cabine de caminhão sempre limpa e cheirosa? Então evite ao máximo comer dentro dela. É claro que na rotina do caminhoneiro é praticamente impossível fazer todas as refeições fora do veículo. Aliás, sabemos que, muitas vezes, a alimentação é negligenciada na estrada (o que precisamos lembrar que prejudica a saúde).

Mesmo assim, é importante que você considere a opção de comer fora do caminhão quando possível. Afinal, é muito difícil fazer uma refeição sem sujar e deixar migalhas na boleia. Pode parecer pequeno, mas o acúmulo dessas coisas gera mau cheiro e até atrai insetos, como baratas.

Dica: 5 perspectivas para 2019 em relação ao setor de transportes

Por isso, prefira se alimentar nos pontos de parada. Quando não for possível, tenha muito cuidado com as migalhas e com o descarte do lixo. O indicado é ter um estoque com sacos na cabine. Assim, você guarda as embalagens e os restos de comida e joga em algum lugar apropriado o mais rápido possível.

5. Limpe os vidros frequentemente

As janelas do caminhão também fazem parte da cabine e ajudam muito na sensação de limpeza e bem-estar. A poeira, a chuva e outras situações da estrada costumam castigar os vidros e deixá-los muito sujos com o passar dos dias. Assim, é preciso limpar o material com cuidado.

Água e detergente neutro são ótimas opções para essa limpeza, mas é preciso tirar todos os resíduos, para não prejudicar a pintura. Um limpa-vidros também pode ajudar nessa tarefa. Entretanto, tenha atenção com as películas — não é permitido utilizar produtos de limpeza com álcool, porque ele corrói o material.

Cuidar das janelas não traz apenas organização, mas também segurança. Afinal, dirigir com vidros sujos diminui a sua visibilidade e pode prejudicar muito a viagem.

Dica: Como planejar rotas de forma eficiente e otimizada

Siga as nossas dicas para manter a cabine de caminhão limpa e organizada. Além do seu local de trabalho, ela é também um segundo lar!

E então, gostou deste post? Quer tirar alguma dúvida ou dividir um cuidado especial que você tem com o seu companheiro de viagens? Deixe um comentário logo abaixo!




Por
12/03/2019

A Rodojacto nasceu em 1969 e, atualmente, atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, dividindo-o em duas áreas: a de carga comum e a de carga especial — mercadorias que excedem pesos e medidas.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!