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Tipos de caminhão para frete: qual é o ideal para sua carga?

Ao se disponibilizar para transportar determinada carga, o caminhoneiro precisa tomar uma série de cuidados, entre eles, a certeza de que tem o tipo ideal de caminhão para o frete demandado. Isso porque existem diversos formatos de carrocerias, para as mais variadas cargas.

Esse cuidado é fundamental para que o transporte das mercadorias seja feito de forma adequada. Sem isso, tanto o motorista quanto a carga e o veículo ficam expostos a riscos desnecessários.

Quer saber mais detalhes sobre os tipos de caminhão para frete de diversas cargas? Então, siga em frente!

Conheça os tipos de caminhão para frete

O primeiro passo para transportar mercadorias com eficiência é conhecer as alternativas disponíveis para a locomoção dos mais variados produtos. Pensando nisso, vamos apresentar as modalidades de caminhão mais usadas para frete no cenário atual. Acompanhe!

Carga frigorífica

Para o transporte de mercadorias resfriadas ou congeladas, como alimentos, por exemplo, são necessários equipamentos específicos. O caminhão para frete de carga frigorífica precisa, obrigatoriamente, ter baú com vedação, revestimento térmico e equipamento de resfriamento.

Podem ser utilizados os mais variados modelos, como VUC, toco, truck e carreta. A definição será de acordo com o volume da carga e a área de circulação necessária.

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Carga viva

Um dos transportes que mais demandam atenção, também exige um tipo específico de caminhão para frete. Ele deve ter uma carroceria que permita a ventilação interna para que os animais consigam respirar.

Para animais de grande porte, como bovinos e equinos, o correto é utilizar a carroceria boiadeira. Para animais menores, como frangos, a carroceria recomendada é a gaiola. Os modelos mais utilizados são o truck e a carreta.

Carga indivisível e de grandes dimensões

Transportar cargas de grande volume e que não há possibilidade de fracionamento demanda um caminhão específico. A carroceria precisa ser do tipo prancha, pois é totalmente aberta. Assim, é possível levar mercadorias de grandes dimensões.

Para completar, essas cargas costumam ser muito pesadas. Portanto, é preciso utilizar cavalo mecânico trucado na maioria das vezes.

Carga seca

Essa carga é uma das mais comuns. Trata-se de mercadorias que não demandam refrigeração ou outros cuidados com acondicionamento. Já têm suas próprias embalagens e, normalmente, estão organizadas em paletes ou fardos.

O ideal é que o caminhão para frete de cargas secas tenha carroceria baú. Quanto ao tamanho do veículo, depende das áreas de circulação, do volume da carga a ser transportada e da distância a ser percorrida. Pode ser desde o VUC até a carreta LS.

Outra carroceria muito utilizada para carga seca é a sider. É uma espécie de baú, mas com as laterais fechadas por lona. Isso facilita a carga e a descarga utilizando empilhadeiras.

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Carga a granel

Quando se fala em carga a granel, refere-se a produtos não embalados, ensacados ou encaixotados. Na maioria das vezes, são matérias-primas para a fabricação de outros produtos e se dividem em a granel sólido e líquido.

Granel sólido

São exemplos de cargas a granel sólido a soja, o trigo e o milho. O caminhão para frete dessas mercadorias é o que tem carroceria aberta, do modelo graneleiro ou grade alta. Como são cargas de grande volume e peso, os veículos mais indicados são o truck ou a carreta de cavalo simples ou LS.

Existem outras duas possibilidades para o transporte de carga a granel sólido. Uma é utilizando containers. Nesse caso, o mais comum são carretas, bitrem e rodotrem. A outra é com carrocerias basculantes, quando é necessário transportar areia ou brita, por exemplo.

Granel líquido

Para o transporte de líquidos é necessário carroceria específica, como tanque de aço, por exemplo. Além disso, o ideal é preencher todo o reservatório. Assim, a dirigibilidade do caminhão melhora.

São exemplos de tipos de caminhão para frete de líquidos o caminhão-pipa, o de transporte de combustíveis e o caminhão cisterna. Os veículos mais utilizados são o truck e a carreta.

Veículos

Outra carga que exige um caminhão específico para transportá-la são os veículos. As motocicletas podem ser levadas em carrocerias baú ou sider. Já os automóveis demandam as chamadas cegonheiras.

Para veículos de maior peso, como máquinas agrícolas, é necessário utilizar a carroceria do tipo prancha. Novamente, os modelos mais frequentes são o truck e a carreta.

Cargas frágeis

Transportar mercadorias frágeis, como vidros, espelhos e cristais, não é brincadeira. São necessários muitos cuidados, principalmente nas operações de carga e descarga e na condução suave do veículo.

Caso os produtos estejam acondicionados em caixas, o ideal é utilizar o caminhão-baú. Por outro lado, caso transporte itens que podem molhar, como os vidros, o melhor é transportar em carroceria aberta. Dessa maneira, há mais espaço para carregar e descarregar sem danificar a carga.

Medicamentos

Por serem mercadorias extremamente sensíveis, devem ser sempre protegidas. Sendo assim, o caminhão para frete de medicamentos precisa ter baú fechado e bem conservado para evitar contaminações.

Além disso, é preciso ficar atento, pois alguns medicamentos demandam refrigeração. Nesse caso, devem ser utilizados os mesmos equipamentos das cargas frigoríficas. Para completar, a temperatura deve se manter constante, sob o risco de perder a carga.

Podem ser utilizados variados modelos de caminhão, desde o VUC até o bitrem.

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Caminhão para mudanças

Realizar mudanças, residenciais ou comerciais, é ter a certeza de transportar os mais variados itens. Serão levados desde materiais leves, como almofadas, até os mais pesados, como geladeira e máquina de lavar.

Para completar, há sempre muitas caixas com conteúdo frágil, como louças, e também importante, como documentos. Dessa forma, o caminhão para frete de mudanças deve proteger bem a carga. Portanto, o mais indicado é o baú.

Quanto ao veículo, os mais interessantes são o VUC e o toco, pois se movimentam melhor nas cidades. Além disso, são suficientes para o peso e o volume da maioria das mudanças.

Dúvidas sobre caminhão?

Agora que você já conhece os principais tipos de caminhão utilizados no setor de transporte, deve ter algumas dúvidas sobre a manutenção e outros temas que cercam o dia a dia na estrada. Pensando nisso, vamos apresentar respostas para questões importantes da rotina do caminhoneiro. Acompanhe!

Quais cuidados tomar com o caminhão?

Há uma série de procedimentos que são fundamentais para um caminhão estar em boas condições para trafegar nas estradas. Um deles abrange a necessidade de fazer o alinhamento, calibrar os pneus e realizar o rodízio deles periodicamente.

Dessa forma, o veículo terá maior estabilidade e proporcionará mais segurança para o caminhoneiro e as cargas. Outra medida fundamental é transportar somente itens que estão adequados ao tipo e a capacidade do caminhão. Isso é essencial para minimizar riscos e oferecer condições de trabalho dentro das regras governamentais.

Também devem ser levados em consideração os cuidados com o motor, como o uso de lubrificantes e de combustíveis de ótima qualidade.

Outro cuidado importante é adotar a manutenção preventiva com o uso de peças que sejam recomendadas pelo fabricante. Assim, o veículo terá um ótimo desempenho e menos probabilidades de precisar de consertos imprevistos durante o transporte de cargas.

Como tomar cuidado com caminhão na estrada?

O planejamento é peça-chave para o veículo apresentar uma boa performance na estrada. Antes de começar a viagem, é recomendado observar alguns itens importantes, como freios, nível dos fluidos, pneus e sistema de iluminação.

Caso seja necessário parar durante o trajeto, é recomendado estacionar em locais seguros, como postos de combustíveis. Esse cuidado é muito relevante, principalmente, para os que trabalham no período noturno.

Se o caminhão apresentar algum defeito, use a sinalização adequada na via. Esse procedimento é vital para evitar acidentes e garantir mais segurança para todos os motoristas.

Também é válido que o caminhoneiro obtenha informações sobre o estado de conservação das estradas. Esse procedimento colabora para ter mais cuidado nos trechos em que há um maior risco de acidentes.

Como calcular frete de caminhão?

O cálculo do frete do caminhão pode ser feito utilizando a tabela da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), que se baseia em várias informações, como modalidade da carga transportada, distância a ser percorrida e a quantidade de eixos do veículo. Todos esses fatores variam de acordo com os tipos de caminhão.

Para calcular o frete, é necessário multiplicar os números obtidos em cada item. O resultado consiste no piso mínimo que deve ser cobrado para transportar as cargas.

Por exemplo, um motorista vai percorrer 300 km para transportar uma carga a granel, usando um caminhão com 4 eixos. Nesse caso, pode ser considerado o valor de R$ 1,20 por km para essa modalidade de carga.

Ao multiplicar os números citados acima, o caminhoneiro poderá cobrar pelo serviço, no mínimo, R$ 1.440,00. É bastante indicado seguir os padrões estabelecidos pela ANTT para ter uma remuneração mais justa pelos serviços prestados.

Quais os caminhões mais usados no Brasil?

Um bom caminhoneiro deve conhecer os veículos mais utilizados na rotina profissional. Por isso, vamos mencionar alguns tipos de caminhão e como eles podem ser utilizados.

O primeiro deles é o de Veículo Urbano de Carga (VUC), que se caracteriza por apresentar dois eixos simples de largura de até 2,20 metros e comprimento menor do que 7,20 metros.

Bastante usado nas grandes cidades, o VUC tem facilidade para transportar pequenas cargas em locais com trânsito mais intenso. Um dos motivos é que o peso máximo, considerando a carga, não pode ultrapassar três toneladas.

Muito utilizado em rodovias e nas cidades, o caminhão Truck conta com um eixo dianteiro e dois traseiros. Dessa forma, ele possibilita uma distribuição mais eficiente do peso, o que aumenta o potencial de transporte de carga.

Com uma tração traseira, esse caminhão tem condições de receber de 19,5 a 23 toneladas, sendo que essa capacidade sofre influência da configuração dos eixos traseiros, que podem ser simples ou duplos.

Com um elevado nível de dirigibilidade e condições de expandir a capacidade de carga, o Bitruck tem quatro eixos (dois dianteiros e dois traseiros). Dependendo da configuração, pode ter tração em duas ou nas quatro rodas traseiras.

Esse caminhão tem eixos dianteiros direcionais, que são movimentados de acordo com o uso do volante. Outro detalhe é a capacidade de transportar até 22 toneladas de carga.

Mais um modelo bastante usado é o cavalo mecânico ou caminhão trator, responsável por transportar carretas que ficam conectadas por um engate na quinta roda.

É muito importante que esse caminhão passe por uma manutenção periódica, porque a quinta roda exige muitos cuidados para apresentar uma boa performance. A quantidade de carga tem influência do número de eixos do semirreboque e da potência do motor.

Outros modelos

Há outros tipos de caminhão usados no Brasil, porém não são vistos com tanta frequência. Um deles é o Toco, também conhecido como caminhão semipesado. Ele é muito parecido com o VUC e é usado nas cidades.

Com um comprimento de até 14 metros, esse caminhão tem capacidade de transportar seis toneladas, ou seja, o dobro do VUC. Além disso, apresenta uma traça traseira e é formado por dois eixos.

Também merece destaque o Bitrem, que é utilizado nas regiões portuárias em virtude da grande capacidade de transportar cargas.

Em geral, esse caminhão conta com sete eixos que são capazes de suportar até 57 mil quilos. Por apresentar 19,8 metros de comprimento, esse veículo exige o uso de cavalos bitrucados, com tração nos dois eixos traseiros. Caso seja necessário usar um terceiro eixo nos semirreboques, é possível transportar até 74 toneladas.

Já o Rodotrem é um tipo de caminhão que se caracteriza por apresentar três articulações e contar com um equipamento conectado à quinta roda, chamado de Dolly. Por isso, é capaz também de transportar 74 toneladas, mas, com nove eixos, tem uma circulação menor se compararmos com o Bitrem.

Percebeu como existe o veículo ideal para cada carga? Alguns modelos são mais versáteis, como o baú, o sider e a grade alta. Outros são mais específicos, como a prancha, a boiadeira e a cegonheira.

Agora ficou claro que é fundamental a escolha correta do caminhão para frete de qualquer tipo de carga, certo? É com cuidados assim que os riscos de acidentes e avarias no veículo e na mercadoria são reduzidos e o trabalho se torna mais seguro e confortável.

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