Cargas

Quer economizar no transporte de carga? Saiba quais custos podem ser reduzidos

Quem trabalha com transporte no Brasil precisa passar por um processo de desenvolvimento, amadurecimento e profissionalização. Isso tem ocorrido por diversos fatores, como a concorrência e o surgimento de novas tecnologias. Porém, o principal motivo está na necessidade de economizar no transporte de carga para conseguir se manter competitivo e conquistar uma boa lucratividade.

Se você também deseja melhorar seus lucros em um setor tão desafiador, veja abaixo o que fazer para economizar no transporte de carga!

Principais custos envolvidos no transporte de carga

Antes de partir para a economia, você precisa conhecer os principais custos envolvidos no transporte de carga. Sabendo disso, fica mais fácil encontrar alternativas para diminuir ou até cortar tais gastos.

Tome nota do que mais pesa no bolso ao trabalhar com frete:

  • combustível: este é, com certeza, o maior custo de todos — ainda mais com as sucessivas altas no preço do diesel. Mesmo com o abatimento feito pelo Governo Federal após a greve dos caminhoneiros, o óleo diesel subiu mais que a inflação em 2018. Porém, é possível reduzir esse gasto e você logo verá como;
  • pedágio: outro gasto que pesa bastante no orçamento. Lembre-se de que um caminhão paga por eixo cada vez que passa por uma praça de cobrança. Entretanto, isso é possível contornar;
  • manutenção: assim como toda máquina, o caminhão precisa de manutenção constante. Caso contrário, acaba tendo desgaste acentuado e a quebra passa a ser inevitável. Portanto, esse é outro custo que não pode ser desprezado. Mas também é possível reduzi-lo;
  • gastos com o veículo: além da manutenção, há outras despesas, como o IPVA, DPVAT e licenciamento e o seguro total. Esses são difíceis de reduzir. A saída é pagar o imposto à vista para obter desconto e pesquisar por seguros mais em conta;
  • despesas na estrada: para completar, o caminhoneiro tem alguns gastos quando está em viagem. Afinal de contas, precisa se alimentar, se higienizar e dormir em um local seguro.

Dica: Dirigir à noite: 6 dicas que todo caminhoneiro deve seguir

Como economizar no transporte de carga

Conhecendo os principais custos envolvidos no transporte de carga, chegou a hora de saber como reduzi-los ou eliminá-los. Veja a seguir!

Reduza os gastos com combustível

Como você já sabe, as despesas com o diesel são as que mais pesam no bolso do transportador de cargas. Por conta disso, é preciso poupar bastante nesse ponto. Mesmo que a diferença pareça pequena, uma análise de longo prazo mostra que a vantagem da economia será grande.

Existem algumas maneiras de reduzir os custos com diesel. A primeira é moderar o consumo. Mantenha o seu caminhão sempre revisado para que gaste menos. Além disso, adote uma condução suave, sem muitas acelerações e freadas bruscas. Mais do que economizar combustível, você também diminuirá o desgaste de pneus e freios.

O segundo modo de gastar menos com combustível é pagar um valor menor pelo litro do diesel. Isso é possível ao utilizar aplicativos de celular que informam onde está o posto com melhores preços na sua região. Um desses aplicativos é o Gaspass.

A terceira maneira de economizar diesel é planejar as rotas mais eficientes. Busque estabelecer o seu trajeto antes de sair de viagem e prefira passar por locais onde não há tanto trânsito ou vias acidentadas. Dessa forma, você conseguirá rodar mais quilômetros com menos combustível.

Pague menos pedágio

Um caminhão grande, com muitos eixos, em uma viagem longa pode chegar a pagar centenas de reais, representando um alto custo. Isso sem contar o caminho de volta. Porém, é possível reduzir drasticamente essa despesa. Prefira fazer transporte para empresas que reembolsam o pedágio.

Essa é uma maneira excelente de economizar no transporte de carga, pois a despesa é transferida do caminhoneiro para o contratante. Ou seja, muitas vezes é possível eliminá-la do seu orçamento.

Saiba como economizar combustível com nossas 9 dicas. Confira o banner abaixo:
confira as melhores dicas para economizar o combustível do seu caminhão

Cuide da manutenção do caminhão

Pode parecer contraditório indicar a manutenção como uma redução de despesa. Afinal de contas, as revisões têm um custo. Porém, ele é muito menor do que os gastos com consertos — as chamadas “manutenções corretivas“.

Quando um componente é avariado, outras peças acabam forçadas e podem ficar danificadas também. Com isso, a conta na oficina só aumenta. Para completar, o caminhão poderá ficara parado, impossibilitando o motorista de trabalhar. Ou pior, estragar no meio de uma viagem, causando atrasos, transtornos e mais despesas.

Faça o rodízio dos pneus

Além da manutenção preventiva, tenha cuidado com os pneus do caminhão, pois eles são muitos e custam caro. Quando uma troca é necessária, o gasto é enorme. Sendo assim, procure fazer com que eles durem o máximo possível.

Adote o hábito de mantê-los sempre calibrados e faça o rodízio com regularidade. Com esses cuidados, você consegue aumentar significativamente a durabilidade dos pneus.

Pesquise o melhor seguro

O valor do seguro de um caminhão é sempre alto. Afinal, a cobertura também é elevada, para que seja suficiente para cobrir qualquer eventualidade. Dessa forma, o motorista precisa ficar atento e fazer cotações em diversas seguradoras, pois a diferença pode ser grande.

Além de cotar com um corretor de seguros, faça a mesma coisa no banco no qual é cliente. Aproveite a concorrência entre eles para fazer o melhor negócio.

Dica: Como planejar rotas de forma eficiente e otimizada

Diminua as despesas na estrada

Outra possibilidade de economizar no transporte de carga é planejar as despesas durante a viagem. A alimentação, por exemplo, é muito cara nas estradas — e a qualidade da comida nem sempre é a ideal. Para fugir dos gastos excessivos, programe-se para fazer paradas somente onde sabe que a refeição é acessível e de qualidade.

Uma alternativa seguida por muitos caminhoneiros é investir em uma geladeira portátil e em um fogareiro. Dessa forma, é possível ter comidas e bebidas sempre frescas e com o seu tempero — além de poupar bastante.

Viu como dá para economizar no transporte de carga? Essas atitudes são fundamentais para manter o controle financeiro e conquistar mais conforto para você e sua família. São pequenos cuidados que, somados, representam uma grande diferença.

E você, tem alguma dica de economia para compartilhar conosco e com os demais leitores? Ficou com dúvida sobre o assunto? Não deixe de comentar em nossas redes sociais!

Categorias: Cargas