Assine nossa newsletter

Eventos para caminhoneiros: 3 feiras que você deve colocar no seu radar


Eventos para caminhoneiros: 3 feiras que você deve colocar no seu radar

Em todas as áreas de atuação existem feiras específicas para o público que exerce a profissão. Para os profissionais das estradas não é diferente. Apesar de boa parte dos caminhoneiros ainda não ter conhecimento, há muitos eventos voltados para o segmento. 

Sem tempo de ler o artigo? Então ouça no player abaixo:

Como em julho celebra-se o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, é nesse mês que concentram-se a maior parte das mostras. No entanto, também há feiras para aqueles que gostam de aproveitar as festividades juninas.

Neste artigo explicamos a importância desses eventos para caminhoneiros e como você pode se beneficiar com sua participação. Ao final, também elencamos as 3 principais feiras que você deve colocar no seu radar. Continue com a leitura e fique por dentro das festividades do ramo!

Entenda por que participar de eventos para caminhoneiros

Em tempos de constante evolução das tecnologias para transportes, participar de eventos na área é extremamente importante para que o caminhoneiro se mantenha atualizado. Nessas feiras são anunciadas as tendências para a segurança nas estradas, mobilidade e, principalmente, novos conceitos dos mais diversos montadores de caminhões.

No mais, essa é uma grande oportunidade de estar em contato com outros motoristas. Diariamente a profissão é solitária, visto que um caminhoneiro passa horas ao volante transportando cargas por todo o território brasileiro e áreas internacionais. Então, interagir com os profissionais da área é uma ótima maneira de estabelecer ricas trocas de experiências e aprendizados, além de momentos de descontração.

Dica: Conheça o perfil do caminhoneiro no Brasil

Confira 3 eventos para caminhoneiros

Agora que você já conhece as razões para participar de eventos para caminhoneiros e viu como pode se beneficiar dessas mostras, chegou a hora de conhecer algumas das principais feiras do setor. Acompanhe a seguir!

1. Feira do Carreteiro

No mês da celebração de São Cristóvão acontece a Feira do Carreteiro, na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo. O evento de estrada é organizado no pátio da basílica de Aparecida, na altura do quilômetro 71 da via Dutra.

A feira conta com a apresentação de expositores que divulgam as novidades do setor. O evento não é fechado somente para caminhoneiros — amigos e familiares também podem participar — e a entrada é gratuita. 

Para tanto, é necessário que seja efetuado um credenciamento com antecedência, via site ou presencialmente no local especificado. Vale destacar, contudo, que o cadastro não garante o direito a uma senha de estacionamento no pátio do santuário

Dentre diversas atividades realizadas, há a organização de um comboio de caminhões que parte da via Dutra, em Guarulhos, na Grande São Paulo, rumo à basílica carregando a imagem do santo padroeiro.

Depois, acontece também a tradicional missa dedicada a São Cristóvão. Quem desejar pode levar, inclusive, as chaves de seu caminhão ou outros objetos pessoais para serem abençoados pelos padres.

Em cada edição é necessário conferir o site do evento para estar por dentro da grade completa de atividades!

Dica: Saúde do caminhoneiro: 11 dicas para melhorar a vida nas estradas

2. Festa dos Caminhoneiros

A Festa dos Caminhoneiros é um evento realizado em diversas cidades do Brasil, sendo que a organização é feita de forma independente nas diferentes localidades. Assim, cada região tem seu calendário próprio para a realização da festa, em área e data adequados para cada edição.

Embora existam diversas festas dos caminhoneiros por todo o território nacional, uma das mais tradicionais é realizada em Itabaiana, município do interior do estado de Sergipe. O evento conta com quermesse, bandas de forró e de outros ritmos que proporcionam excelentes apresentações ao vivo — incluindo grandes nomes da música brasileira. 

Há, também, stands para visitação, o jogo dos caminhoneiros, concurso de rainha dos caminhoneiros e brincadeiras para as crianças. No campo religioso, tem-se a carreata em alusão a Santo Antônio e benção das chaves.

O evento tem maior peso na edição de Itabaiana por conta do título de capital nacional do caminhão que foi concedido ao município. A nomeação da cidade teve direito a lei sancionada e até publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Em geral, a festa acontece durante alguns dias do mês de junho para que ocorra junto das celebrações de Santo Antônio. A grade oficial de atividades é divulgada anualmente com algumas semanas ou meses de antecedência pela imprensa local.

Outro local em que o evento tem grande repercussão é na cidade de Iconha, localizada no Espírito Santo. O evento, que dura cinco dias, apresenta atividades culturais e de entretenimento, tendo apoio de concessionárias, montadoras, transportadoras e bancos. Na festa, é possível comprar peças, participar de missa e seguir a carreata. Há, ainda, a realização de um bingo com diversos prêmios no encerramento as festividades. 

Confira as melhores estratégias para fazer frete com lucro!

Conheça as estratégias para conseguir frete com lucro

3. Feira do caminhoneiro

A Feira do Caminhoneiro acontece na cidade de Guarulhos, em São Paulo. Esse é um dos mais importantes pontos de circulação de caminhões do Brasil, devido ao imenso polo logístico da cidade movimentado pelo aeroporto internacional. 

O evento mobiliza participantes de diversos estados brasileiros que rodam pela região. Anualmente, recebe cerca de 20 mil pessoas — um público formado tanto por caminhoneiros quanto por apaixonados pelo mundo das carretas de todos os tamanhos e das mais diversas especificidades para o transporte.

Diversos estandes são montados para que os motoristas possam visitar expositores e conhecer sobre as tendências do setor em primeira mão. Além disso, há a possibilidade de realizar test drives em diferentes tipos de caminhões.

A feira conta com shows para animar o público e também tem um cunho educativo fundamental para a vida dos caminhoneiros. A programação estabelece horários específicos para a realização de oficinas profissionalizantes e conscientização da saúde. Para ficar por dentro das novidades do evento, acesse a página oficial no Facebook.

Como você pôde ver, existem diversos eventos voltados para os profissionais que atravessam as mais longas estradas do Brasil movimentando a economia. Para aqueles que gostam de novidades, informação e descontração e ainda buscam estar por perto de milhares de outros profissionais do mesmo segmento, essas são as principais oportunidades. 

Dica: Profissão caminhoneiro: a importância desses profissionais para economia brasileira

Você não pode ficar de fora desses eventos para caminhoneiros. Afinal, sair da rotina de vez em quando também é fundamental para ter dias tranquilos e felizes nas estradas, não é mesmo?

Gostou no nosso conteúdo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro desses eventos e, quem sabe, possam todos se reunir para curtirem em grupo. Seria ótimo, não?




Por
19/11/2019

A Rodojacto nasceu em 1969 e, atualmente, atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, dividindo-o em duas áreas: a de carga comum e a de carga especial — mercadorias que excedem pesos e medidas.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!