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Distribuição de carga: como organizar a carreta do caminhão

No segmento de transporte de mercadorias, existe uma atividade que exige muita atenção do motorista e demais profissionais responsáveis pelo carregamento do veículo. Estamos falando da distribuição de carga que, quando feita de forma inadequada, pode resultar em problemas diversos, como multas, retenção do veículo, danos às mercadorias e ao caminhão, além de acidentes.

A seguir, vamos saber como distribuir corretamente a carga que será movimentada e por que é tão importante dedicar um pouco mais de cuidado a essa etapa do transporte.

Por que é importante fazer a distribuição de cargas corretamente?

A distribuição de carga é a forma com que as mercadorias serão acomodadas dentro do veículo antes de seguirem para entrega. Especialmente em veículos pesados, de grande porte, a distribuição de carga deve ser feita do jeito certo, de acordo com orientações específicas, como:

  • Não ultrapassar o peso total definido pelo fabricante do veículo e nem a sua capacidade máxima de tração;

  • Fazer a distribuição conforme a posição dos eixos, evitando sobrecarregá-los;

  • Respeitar as características das mercadorias;

  • Não deixar espaços vazios entre os produtos alocados;

  • Distribuir os itens uniformemente, mesmo que eles estejam em uma quantidade pequena.

A correta distribuição de mercadorias dentro do veículo é uma prática que deve ser adotada dentro da gestão de transporte, pois evita uma série de problemas para o fornecedor, para a empresa que adquiriu a mercadoria e para o consumidor final.

Veículos que circulam com peso excessivo estão sujeitos a multas e apreensão pelos órgãos fiscalizadores rodoviários. A sobrecarga também aumenta os riscos de acidentes, pois reduz o controle do motorista sobre o caminhão.

Além disso, uma carga mal distribuída pode danificar as mercadorias armazenadas, elevando os custos do proprietário dos produtos, estendendo o prazo do frete e arranhando a imagem positiva que o cliente tem daquela marca.

O próprio caminhão também está sujeito a desgastes. Com um peso excessivo, os pneus, eixos e até o chassi podem sofrer avarias e deformações.

Além disso, o veículo tende a ficar mais instável devido ao volume de mercadorias ou má acomodação dos itens. Em razão disso, o motorista pode sentir a necessidade de parar mais vezes durante o percurso, o que deve atrasar a entrega, além de aumentar o risco de roubos e furtos nas estradas.

No próximo tópico, vamos aprofundar os riscos envolvidos na distribuição inadequada de cargas.

Quais os riscos da distribuição de carga irregular?

Antes de aprender como fazer a distribuição de carga corretamente, é importante saber o que a falta desse cuidado pode acarretar. Veja as principais consequências!

Cobrança de multa

Apesar de estar dentro do limite de peso permitido para o caminhão, caso a distribuição da carga não seja feita adequadamente, o caminhoneiro poderá levar uma multa por exceder os limites por eixo. É o que diz o artigo 6º da Resolução nº 258, de 2007, do Contran.

Além da multa, o caminhoneiro somente poderá seguir viagem após remanejar a carga dentro da carroceria para eliminar o excesso de peso no eixo. Além disso, o valor da multa sobe à medida que o peso excede os limites, aumentando o prejuízo do motorista.

Dica: Saiba como otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga

Mercadorias danificadas

Ao não supervisionar o carregamento do caminhão, pode até ser que a carga fique com o peso distribuído de maneira satisfatória, mas sem amarração ou apoio. O resultado dessa falta de cuidado é a movimentação das mercadorias ao balançar o caminhão em curvas, freadas e arrancadas. Isso fará com que os itens carregados se choquem uns com os outros, causando avarias.

Sobrecarga do implemento

Outro problema da distribuição de carga de forma inadequada na carroceria é a sobrecarga do implemento, que pode ser tanto sobre os eixos ou entre eles. Caso seja sobre as rodas, haverá desgaste acentuado de pneus e suspensão. Por outro lado, se concentrar demais a carga entre os eixos, isso poderá comprometer o chassi da carroceria com trincas ou empenamentos.

Risco de acidentes

A distribuição de peso desigual dentro da carroceria do caminhão o torna instável, aumentando as chances de acidentes, principalmente tombamentos. Isso ocorre quando o centro de gravidade fica muito alto ou deslocado para um dos lados do veículo.

Quais os principais tipos de distribuição de cargas?

Na hora de carregar o veículo, é possível adotar modelos diferentes de distribuição de carga. A escolha deve ser feita de acordo com o que for mais conveniente e seguro para a mercadoria e para o transportador. Confira os principais tipos:

Distribuição por peso

A distribuição por peso leva em conta a localização dos eixos e também a própria carroceria. Devemos evitar o peso excessivo sobre apenas um eixo, que pode causar danos.

Outra dica é concentrar a quantidade maior de peso no meio da carreta, evitando sobrecarregar suas extremidades. Apesar disso, se for possível, o mais recomendado é dividir o peso ao longo de toda a carreta, com uniformidade.

Distribuição por tipo de produto

Produtos considerados frágeis, que quebram facilmente, precisam de um cuidado maior na acomodação. Caixas de transporte, mantas e feltros são algumas formas de reduzir o risco de avarias. Além disso, amarrações são úteis para evitar o movimento excessivo e a queda desses produtos dentro do baú.

Organizar produtos com tamanhos diferentes também é um desafio. A orientação é não deixar espaços livres entre as mercadorias, usando papel, isopor ou outros materiais para preencher as lacunas entre os itens.

Produtos líquidos devem ser transportados, obrigatoriamente, em recipientes adequados para este fim. Além disso, precisam estar bem firmes para evitar que deslizem dentro do caminhão, o que é muito arriscado e pode causar acidentes.

Distribuição por trajeto

Caminhões com múltiplos pontos de entrega devem ser carregados para facilitar a descarga da mercadoria. Um produto grande e pesado que está no topo da lista de entrega não pode ficar no fundo da carroceria, por exemplo.

Além disso, é possível que algumas características do trajeto influenciem na distribuição da carga, como as condições das estradas, as áreas bloqueadas e os locais considerados de alto risco.

Os efeitos negativos dessas restrições podem ser minimizados com um bom planejamento de rotas.

Distribuição de mercadoria indivisível

Cargas volumosas, que não podem ser divididas devem ser transportadas sempre no meio da carreta. Assim, evita-se que algum eixo seja sobrecarregado. Outros produtos deverão ser acomodados nas laterais da carroceria.

Como fazer a distribuição de carga corretamente?

Consciente dos riscos envolvidos na tarefa de distribuição de carga na carroceria do caminhão, conheça agora os fatores que precisam de atenção para que o carregamento seja feito corretamente.

Comece pelo eixo traseiro

Como o ideal é que a carga seja distribuída por toda a carroceria do caminhão, começar pelo eixo traseiro facilita a visualização do processo. Caso comece pela parte dianteira, se perceber que a carga está ficando concentrada, terá dificuldades para corrigir isso.

Se o volume de mercadorias não for o suficiente para ocupar toda a carroceria, o ideal é deixar espaços iguais na frente e na traseira, com exceção das cargas de alta densidade ou indivisíveis. Nesse caso, você verá como fazer logo mais.

Dica: Documento de transporte de carga: tire suas dúvidas aqui!

Cuide da distribuição do peso

Você viu que um dos maiores problemas da distribuição de carga errada está relacionado ao peso, que não pode ficar concentrado em um dos eixos ou um dos lados da carroceria. Sendo assim, se estiver carregando um mesmo tipo de mercadoria, o certo é deixá-la distribuída de maneira uniforme.

No entanto, se forem produtos variados, é preciso verificar quais são os mais pesados e posicioná-los próximos do assoalho. Isso deixa o centro de gravidade mais baixo, aumentando a estabilidade do caminhão.

Deite os itens maiores

Conforme a Resolução nº 210/06 do Contran, a altura máxima que um veículo terrestre pode ter, com ou sem carga, é de 4,40 m. Sendo assim, você precisa cuidar para que as mercadorias que serão transportadas não ultrapassem essa medida. Caso contrário, terá que solicitar uma autorização especial de circulação ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), como ocorre com as cargas indivisíveis.

Portanto, itens que têm comprimento maior, como sarrafos e chapas de madeira, por exemplo, devem ser colocados na posição deitada dentro da carroceria. Além de cumprir a legislação, isso favorece a melhor distribuição do peso entre os eixos e diminui as chances de movimentação, preservando as cargas de possíveis avarias.

Verifique a carga indivisível

Até aqui, você deve ter percebido que a regra é fazer a distribuição de carga de maneira uniforme para não sobrecarregar nenhum dos eixos ou lado do caminhão. Mas, como fazer isso se a carga for indivisível?

Nesse caso, o primeiro cuidado é ter a certeza de que o seu implemento é o mais adequado para transportar aquele tipo de carga. Se for, cuide para que a carga seja colocada deitada, com a sua face mais pesada voltada para baixo e localizada mais ao centro da carroceria.

Tenha cuidado com as cargas de alta densidade

Assim como as cargas indivisíveis, as de alta densidade demandam cuidados extras. Também é preciso verificar se a carroceria do seu caminhão é a mais indicada para esse tipo de mercadoria. Caso seja, você já sabe que pouco volume de carga já alcançará o peso bruto total permitido.

Dessa forma, evite concentrar a carga entre os eixos da carroceria, sob pena de trincar ou empenar o chassi. O ideal é dividir a carga em dois volumes e alocá-los sobre os eixos de forma proporcional.

Para entender melhor, veja um exemplo. Suponha que vá transportar uma carga de alta densidade em uma carreta de 3 eixos e cavalo trucado. Nesse caso, é melhor dividir a carga em 2 partes. Como terá 5 eixos para dividir a carga (3 da carreta e 2 do cavalo), coloque três quintos do peso sobre os eixos da carreta e dois quintos sobre a quinta roda.

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Distribua as embalagens cheias e vazias

Outro cuidado que precisa ser tomado é quando trabalhar com carga e descarga em diversos centros de distribuição, deixando embalagens cheias e recolhendo as vazias. Se esse for o seu caso, cuide para que a distribuição do peso permaneça.

Para isso, planeje o trajeto com antecedência e distribua a carga conforme o seu roteiro de entregas, mantendo o peso distribuído. Um cuidado extra é não descarregar apenas de um lado, sempre equilibrando o peso.

Amarre as cargas corretamente

Com a carga distribuída de modo adequado pela carroceria, a dica final é cuidar da amarração para que as mercadorias não se desloquem. Assim, avarias na carga são evitadas. Caso haja muitos espaços entre caixas e exista a chance de deslocamento, é interessante preencher os espaços com mantas ou isopor. Depois, é só fechar a carroceria e seguir viagem.

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