Vida de caminhoneiro

Capacitação de caminhoneiro: saiba como se manter atualizado!

Se a busca por trabalho com transporte de carga faz parte da sua rotina, você já deve ter percebido que a capacitação de caminhoneiro é algo cada vez mais cobrado. Isso se deve a diversos fatores, como à modernização dos veículos, às características de determinada carga ou ainda às exigências de segurança dos órgãos fiscalizadores.

Dessa forma, ficar sem se atualizar é perder diversas oportunidades de trabalho, muitas vezes mais lucrativas. Quer saber mais sobre o assunto? Confira os detalhes logo abaixo!

Quais os benefícios da capacitação?

Já foi o tempo em que uma pessoa aprendia um ofício enquanto jovem e podia trabalhar naquilo da mesma maneira por anos, sem se preocupar em se atualizar. Hoje, qualquer profissional, das mais variadas áreas, precisa se preocupar com a sua capacitação para se manter em atividade.

No entanto, isso não deve ser encarado pela pessoa como um problema, mas uma oportunidade capaz de gerar bons benefícios. Veja alguns deles.

Diferenciação no mercado

Exatamente pelo fato de muitas pessoas não perceberem que precisam se capacitar para o trabalho, quem toma tal atitude primeiro se diferencia no mercado. Essa é uma grande vantagem para quem está sempre em busca de trabalho, como o caminhoneiro, pois torna o processo de procura mais fácil.

Alcance de melhores oportunidades

A partir do momento em que você tem uma capacitação acima da média de mercado, o seu trabalho passa a ser mais valorizado. Isso é explicado pela famosa regra da oferta e da procura. Se, para transportar determinada carga, é exigida uma capacitação e é difícil encontrar um profissional que a tenha, quem é certificado pode cobrar mais pelo trabalho.

Dica: Lei do caminhoneiro: conheça seus direitos

Melhores condições de trabalho

Quem tem mais capacitação costuma trabalhar em melhores condições. A explicação para isso é simples: para extrair o máximo de benefícios e conforto das mais modernas ferramentas de trabalho, é preciso que o profissional saiba o que está fazendo.

Veja o exemplo dos novos caminhões, com diversos recursos que são novos para grande parte dos caminhoneiros, como câmbio automático e sistema de frenagem semiautônomo. Antes de começar a dirigir veículos com essas características, é preciso fazer um treinamento, pois, somente assim, o motorista conseguirá dominar corretamente os caminhões, tirando o máximo proveito deles.

Aumento da segurança

Ao se capacitar, você fica por dentro de todas as novidades, diretrizes, regulamentações e normas sobre a sua atividade profissional. Isso faz com que o seu trabalho seja executado com menos chances de erros. Em uma profissão que envolve diversos riscos à saúde como a do caminhoneiro, diminuir riscos e aumentar a segurança é vital.

Como o caminhoneiro pode se capacitar?

Pode não parecer, mas a atividade de transporte de cargas é bastante abrangente, envolvendo trabalhos que exigem mais cuidados, como o transporte de bebidas e alimentos, os que necessitam de veículo específico, como os que levam automóveis.

Há também os que são regulamentados por normas específicas, no caso das cargas perigosas. Para facilitar a sua capacitação de caminhoneiro, veja alguns cursos que são muito bem-vistos pelo mercado.

Direção defensiva

Ao encarar a atividade de profissional do transporte de carga, você começa a entender melhor a necessidade e a importância do curso de direção defensiva. Por ser uma das principais causas de acidentes, a maneira como o motorista conduz o seu veículo é fator determinante para o sucesso ou o fracasso como caminhoneiro.

Ao dirigir defensivamente, além de evitar acidentes, você faz outras economias, como a redução do consumo de combustível e o aumento da durabilidade das peças do caminhão, reduzindo as paradas para manutenções corretivas. Além disso, é um diferencial para conseguir trabalho. Afinal, seu cliente deseja que a sua carga chegue em segurança ao destinatário, no prazo combinado.

Há algumas alternativas para fazer esse curso, já que as associações de caminhoneiros costumam ter parcerias com institutos de ensino que o oferecem. Também é possível checar a disponibilidade com os fabricantes de caminhão, pois alguns fornecem essa capacitação. Por fim, o curso de direção defensiva costuma ser ofertado pelo Sest/Senat.

Dica: Nova carteira de motorista: saiba o que muda com a implementação do chip

Curso para transporte de carga indivisível

Um tipo de carga que demanda uma série de cuidados especiais é a indivisível. Exemplos disso são grandes peças para indústrias, guindastes e toras de madeira. É preciso ficar atento ao implemento adequado para transportar itens como esses, além de às questões relacionadas ao trânsito, como horários e rotas permitidos, sinalização adequada, limites velocidade e necessidade de autorizações, por exemplo.

Isso é fundamental para a segurança de todos os envolvidos no transporte da carga indivisível, demais usuários da via e também do patrimônio, como a mercadoria, o caminhão e a estrada.

Por conta disso, somente quem tem o curso de transporte de carga indivisível realizado em uma instituição credenciada pelo Contran poderá fazer esse tipo de frete. Portanto, se deseja aproveitar as oportunidades para o transporte de cargas indivisíveis, busque essa qualificação.

Curso MOPP

Pretende trabalhar com o transporte de cargas perigosas? Nesse caso, é obrigatório ter o curso MOPP — Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. Para realizar esse curso, é preciso procurar o órgão de trânsito do seu Estado ou alguma entidade conveniada a ele.

No curso MOPP, o aluno terá acesso a conhecimentos de direção defensiva, prevenção de acidentes, legislação sobre o assunto, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania.

Reciclagem de conhecimentos

Com o tempo, é normal esquecer parte do aprendizado, ainda mais quando ele não está sendo colocado em prática a todo o momento. Outro motivo para procurar um curso de reciclagem está nas mudanças da área, como o desenvolvimento de novas tecnologias ou alteração de normas.

Lembre-se de que não basta ter um certificado de determinado curso se não conseguir colocar os conhecimentos em prática. Caso perceba alguma dificuldade, não demore para procurar um curso de reciclagem. Além disso, também é preciso conferir a validade do curso. Em alguns casos, como o MOPP, existe um prazo de renovação, que é de 5 anos.

Confira no banner abaixo quais são as estratégias para conseguir frete com lucro!
conheça as estratégias para conseguir frete com lucro

Como conciliar a capacitação com o trabalho?

Outro ponto que acaba servindo de justificativa para o caminhoneiro não se capacitar é a falta de tempo. Pelo fato de ficar vários dias longe de casa, realmente é difícil ter uma disponibilidade para frequentar as aulas. No entanto, a tecnologia está aí para ajudar na capacitação de caminhoneiro.

Atualmente, diversas entidades que ministram cursos e treinamentos para caminhoneiros trabalham com o formato EAD (ensino a distância). Dessa forma, é possível assistir às aulas e ler as apostilas direto de celular, tablet ou notebook e garantir a sua capacitação mesmo longe de casa.

Percebeu como a capacitação de caminhoneiro não é algo tão difícil de ser conquistada, mas que poderá fazer grande diferença no seu trabalho? Sendo assim, não deixe de providenciar a sua e se diferencie no mercado.

Gostou das dicas para ajudar você a trabalhar melhor como caminhoneiro? Então, não deixe de comentar em nossas redes sociais!

Categorias: Vida de caminhoneiro