Materiais educativos

[Infográfico] 8 estratégias para conseguir frete com lucro

A concorrência aumentou e a demanda caiu nos últimos anos, dificultando para o caminhoneiro ganhar dinheiro. Mas saiba que é possível fazer seu frete com lucro adotando algumas estratégias.

Quer conhecê-las? Então, confira nossas 8 dicas!

1. Faça parcerias

Parcerias com transportadoras podem garantir serviços regulares a você. Dê preferência a empresas que facilitem as viagens, se responsabilizando pelos pedágios e adiantando parte do pagamento.

2. Utilize a tecnologia

45% dos autônomos não conseguem cobrir seus custos e viagens vazias influenciam muito nisso. Portanto, use tecnologias, como a Plataforma Rodojacto Digital, para encontrar fretes.

3. Planeje suas rotas

Utilize mapas online que monitoram vias para planejar suas rotas. Fuja de ocorrências como engarrafamentos, blitz, obras e trechos com altos índices de acidentes ou roubos.

4. Cobre preços justos

Calcule, em uma planilha, as variáveis do frete: cubagem, peso e valor das mercadorias, distância e pedágios. Cobre, também, pelo seguro da carga, pelos riscos e pela urgência.

5. Prefira prevenir-se

Manutenções preventivas saem, ao menos, 40% mais baratas que consertos. Logo, economize fazendo as revisões programadas e seguindo o manual do veículo.

6. Dirija defensivamente

40% dos custos em viagens longas é com combustível. Portanto, dirija defensivamente, acelerando e freando menos, e sempre engatado. Assim, você economiza, reduz desgastes e previne acidentes.

7. Conheça a legislação

Pesquise as leis de tráfego dos trajetos, pois pode haver restrições para horários, cargas ou veículos. Assim, prejuízos com fiscalizações, esperas e remanejamentos de mercadorias são evitados.

8. Busque especialização

Especializar-se é uma alternativa para escapar da grande concorrência. Como exemplo, somente 2,3% dos autônomos transportam veículos e 7%, outros tipos de carga, incluindo as indivisíveis.

Quer outras dicas para conseguir frete com lucro e melhorar a vida na estrada? É só seguir nosso Facebook e Instagram!

Tenha a versão em pdf do nosso infográfico para compartilhar com os amigos caminhoneiros. Para baixá-lo clique no banner abaixo!

Conheça as estratégias para conseguir frete com lucro

Categorias: Materiais educativos