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Capacidade de carga: riscos em desrespeitar o limite máximo

A capacidade de carga é a quantidade de peso que um veículo consegue transportar de forma segura, sem causar acidentes e sem sofrer danos em suas estruturas. Esse limite nem sempre é respeitado pela empresa contratada e o motorista, que acabam infringindo as regras na tentativa de aumentar seus ganhos transportando mais produtos.

Essa prática, contudo, é arriscada, pois pode resultar em multas, afetar o desempenho do caminhão e, pior, pode ocasionar acidentes graves. Vamos saber mais sobre isso?

Por que é necessário respeitar a capacidade de carga? 

O limite de capacidade de carga de um veículo é definido de acordo com suas características de fabricação. São realizados estudos que, por sua vez, são validados a partir da observação prática daquele meio de transporte.

Isso significa que a capacidade de carga determinada pelos órgãos reguladores não é criada de forma aleatória, mas sim com embasamento técnico. Também é com base em estudos e observações que os riscos de acidentes e desgastes nos veículos são previstos.

Por isso, respeitar o limite máximo de carga do veículo é uma forma inteligente de usar esse meio de transporte, prolongando a sua vida útil, preservando a integridade dos seus ocupantes, dos demais usuários das rodovias e das mercadorias que ele transporta. 

Benefícios de seguir a capacidade de carga

Todo material encontrado na natureza tem um limite de peso que consegue suportar. Não é diferente com os metais, borrachas e demais componentes utilizados na fabricação do caminhão.

Os engenheiros envolvidos no projeto do veículo realizam diversos cálculos e testes para determinar, com precisão, qual é a capacidade de carga que o caminhão suporta sem problemas.

Quer conhecer as vantagens de respeitar esses cálculos e obedecer o limite? Veja abaixo!

Dica: Manutenção preventiva do caminhão: importância e benefícios

Evitar problemas mecânicos

Com o caminhão trafegando dentro da sua capacidade de carga, não há esforço adicional na sua estrutura, nem no seu conjunto motriz. Para completar, pneus, freios e suspensão são menos demandados.

Isso significa que o caminhoneiro que respeita a capacidade de carga do seu caminhão gasta menos com manutenção. Pense que o dinheiro adquirido ao transportar a carga excedente pode ter que ser gasto com reparos no veículo. É um risco financeiramente injustificável.

Diminuir os danos nas rodovias

Todo o peso colocado sobre o caminhão precisa ser distribuído corretamente ao solo por meio dos seus pneus. É por isso que os veículos com maiores capacidades de carga são também os que contam com mais rodas e pneus. Isso evita que muito peso seja concentrado em poucos pontos de contato com o chão.

Ao exceder a capacidade de carga do veículo, o solo deve aguentar mais pressão do que deveria. O resultado é a rápida deterioração do asfalto das vias, com ondulações, depressões e até erosão, criando verdadeiras crateras.

Os profissionais que passam grande parte do tempo nas rodovias são os maiores interessados na sua devida conservação, concorda?

Melhorar a qualidade do trânsito

Quando o caminhão está com a carga dentro da capacidade, ele não tem dificuldades de se locomover. Ele consegue acelerar e frear em pouco tempo e não prejudica a fluidez do trânsito ao redor.

Diminuir a emissão de poluentes

Além de ter mais desenvoltura no trânsito, o veículo que faz menos esforço para se locomover também emite menos poluentes. A explicação para isso está no fato de o motor e a transmissão trabalharem dentro dos regimes para os quais foram projetados. Com menos peso, é possível trafegar com uma rotação baixa, poluindo menos o ambiente.

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Reduzir o consumo de diesel

Outro reflexo de o motor trabalhar em rotações mais baixas está na redução do consumo de combustível. Não apenas o meio ambiente ganha, mas você também, pois fará uma importante economia.

Poder poupar combustível e diminuir a necessidade de manutenção tira qualquer justificativa financeira para exceder a capacidade de carga.

Riscos que o motorista corre ao ultrapassar a capacidade de carga

Trafegar com excesso de peso ainda envolve diversos riscos ao motorista e aos demais usuários das vias. Veja abaixo o que pode acontecer quando os limites de peso são desobedecidos.

Aumenta a probabilidade de acidentes

Com excesso de peso, todo o desempenho do caminhão fica comprometido. Assim como demora a desenvolver velocidade, o veículo também tem dificuldades para parar. A explicação é que os freios vão fazer mais esforço e se superaquecer. O resultado é o maior espaço necessário para frenagem. Em casos extremos, o veículo perde totalmente os freios.

Facilita o tombamento

Além de ficar mais pesado, o veículo com capacidade de carga extrapolada costuma exceder na altura. Isso faz com que o centro de gravidade do caminhão seja elevado, facilitando o tombamento. Em alguns casos, isso ocorre até em velocidades baixas, como ao fazer um trevo.

Gera penalidades de trânsito

Diante de tantos riscos e problemas causados pelo desrespeito à capacidade de carga, há no código de trânsito a previsão de penalidades para quem ainda insiste em transitar com excesso de peso. Entre elas, estão a multa, a perda de pontos na carteira e a apreensão do veículo até fazer o transbordo do excesso de carga.

Os valores e pontos relacionados à multa variam conforme o peso excedido, mas são no mínimo do tipo média, podendo chegar à gravíssima. Além disso, com o veículo apreendido, o motorista perde tempo na viagem. Ou seja, o prejuízo acaba sendo muito grande.

Dica: 7 cuidados essenciais no transporte de cargas frágeis

Os tipos de caminhões e suas capacidades de carga

Agora que você já sabe que é preciso sempre respeitar os limites do veículo, é interessante também conhecer os diversos tipos de caminhão, bem como as suas capacidades de carga. Veja mais detalhes:

  • Veículo Urbano de Carga (VUC): 3 toneladas;
  • caminhão toco ou semipesado: capacidade de até 6 toneladas e tem peso bruto máximo de 16 toneladas;
  • caminhão truck ou pesado: capacidade de 10 a 14 toneladas e peso bruto máximo de 23 toneladas;
  • carreta 2 eixos: peso bruto de até 33 toneladas;
  • carreta 3 eixos: peso bruto de até 41,5 toneladas;
  • carreta cavalo trucado: peso bruto máximo de 45 toneladas;
  • bitrem ou treminhão: transporte de um peso bruto total de 57 toneladas;
  • rodotrem: permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

O que é a tabela de capacidade de carga? 

A tabela de capacidade de carga é um conjunto de regras criadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para orientar motoristas e demais responsáveis acerca da carga máxima permitida ao caminhão de transporte.

O objetivo da tabela é garantir que os veículos respeitem a capacidade estabelecida e, com isso, o número de acidentes provocados pelo excesso de peso seja reduzido, assim como as outras consequências negativas desse tipo de imprudência.

Vale relembrar que um caminhão que trafega com uma carga além do que pode suportar está mais suscetível a falhas mecânicas e exige um controle maior do motorista, especialmente em curvas e desvios.

Além disso, o peso excessivo danifica o asfalto com mais facilidade, resultando em custos para os órgãos públicos e também em riscos para os demais motoristas que fazem aquele percurso.

Para definir a capacidade máxima de cada veículo, a tabela se baseia em quatro variáveis. Conheça quais são elas e seus significados:

  1. Tara (T): peso do caminhão sem carga;

  2. Lotação (L): peso total do caminhão, com carga e passageiros;

  3. Peso Bruto Total (PBT): peso total do caminhão, somando tara e lotação;

  4. Peso Bruto Total Combinado (PBTC): peso total do caminhão, somando tara, lotação e carreta, se houver.

Quais as normas e regulamentações que envolvem a capacidade de carga? 

A tabela de capacidade de carga é conhecida popularmente como Lei da Balança e foi definida com base na Resolução 882/21, posteriormente alterada pela Resolução 899/22.

Essas resoluções determinam limites de pesos e de dimensões para veículos que transitam em vias terrestres.

Temos também a Resolução 913/22 Anexo, que fala sobre o uso de pneus em veículos e seus limites de peso. A norma jurídica revogou a regra anterior, Resolução 565/15, que trazia orientações sobre o mesmo tema.

A importância da cubagem

Para finalizar o assunto sobre capacidade de carga, é preciso falar sobre cubagem. Esse termo é bastante utilizado em logística, pois torna o transporte mais eficiente. Porém, muita gente não entende o que isso quer dizer exatamente.

Cubagem é a relação entre o peso de determinada mercadoria e o espaço que ela ocupa dentro do caminhão. É feito um cálculo envolvendo a altura, a largura, o comprimento e o peso da carga. Isso é necessário porque você sabe que é bem diferente transportar 5 toneladas de algodão ou isopor do que o mesmo peso de ferro ou aço.

Assim, o cálculo da cubagem evita transitar com o peso no limite, mas com sobra de espaço no caminhão, e também o inverso, sem espaço, mas com capacidade de carga sobrando. De uma maneira ou de outra, há desperdício de recursos.

O ideal é ocupar todo o espaço de carga disponível e chegar perto do limite de peso. Dessa maneira, utiliza-se toda a capacidade do caminhão sem sobrecarregá-lo e sem prejudicar sua performance.

Percebeu como é fundamental respeitar a capacidade de carga do caminhão? Além de economizar com manutenção e diesel, isso evita acidentes e torna o trânsito melhor. Para que não seja necessário apelar para o excesso de peso para ganhar mais, é preferível apostar no cálculo da cubagem e buscar fontes de fretes mais interessantes.

Esse é um assunto complexo e divide muitas opiniões entre os caminhoneiros. O que acha de compartilhar o que pensa sobre isso? Deixe o seu comentário logo abaixo e enriqueça a discussão!

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