Uma grande parcela do transporte nacional é realizada por meio das estradas e rodovias. Logo, comprar ou trocar um caminhão pode ser um ótimo negócio se você for — ou pretende ser — um caminhoneiro autônomo.
No entanto, para que tudo ocorra perfeitamente, é necessário se preparar. Afinal de contas, a compra de um veículo de grande porte é bem diferente de adquirir um carro para uso pessoal. Ao realizar esse investimento, você precisa atuar em um negócio específico para lucrar e manter seu trabalho. Isso porque o valor de um caminhão não é baixo, e você não pode correr o risco de errar.
Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas de como conseguir dinheiro para fazer sua compra ou troca de veículo da melhor forma possível. Boa leitura!
Faça um bom planejamento financeiro
Antes de adquirir ou trocar um caminhão, você precisa fazer um planejamento financeiro bem elaborado, que determine um panorama sobre a sua condição monetária atual.
Ao obter essas informações, você consegue avaliar o seu capital, definir a quantia que pode ser utilizada na compra e avaliar quais são as melhores oportunidades para fazer o pagamento — considerando as finanças disponíveis no momento e no futuro, segundo as exigências da comercialização parcelada.
Vale mencionar que um planejamento bem executado permite prever os gastos e a economia que será feita quando você adquirir um veículo que cumpra as demandas dos seus clientes com excelência.
Outro aspecto relevante desse plano é que ele levanta quais são as necessidades do seu trabalho, no que se refere à negociação com a concessionária sobre as modalidades de pagamento possíveis. Saber exatamente o valor que pode ser desembolsado dá mais segurança à compra, independentemente de ela ser à vista ou parcelada.
Importante! Calcular os custos referentes aos serviços extras, como manutenção e conservação do caminhão, é extremamente aconselhável, pois considerar esses fatores é indispensável para ter sucesso na negociação.
Dica: Você sabe calcular os custos de um caminhão parado?
Avalie o financiamento
O financiamento nada mais é do que um empréstimo: a instituição bancária ou financeira concede o dinheiro para você comprar seu veículo e, em compensação, recebe o montante com juros. O pagamento pode ser efetuado em diversas parcelas.
O principal benefício desse tipo de concessão é o acesso quase instantâneo ao caminhão. Após cumprir as exigências burocráticas, quitar as alíquotas de adesão e conceder uma entrada, você já consegue escolher seu veículo na concessionária. Além disso, os financiamentos são disponibilizados conforme o seu orçamento, garantindo mensalidades compatíveis com a sua renda.
No entanto, os financiamentos podem conter juros, por isso, é necessário controlar as finanças para não atrasar as parcelas. Nessa categoria, caso você ofereça um bom valor inicial, as condições de pagamento ficam melhores.
Conheça a seguir alguns tipos de financiamento.
BNDES Finame
É um tipo de financiamento que usa recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). É útil para adquirir maquinários, veículos e outros bens que são produzidos no Brasil, e é indicado para pessoas jurídicas. No entanto, a marca fabricante do caminhão precisa estar previamente credenciada na instituição.
Os principais benefícios do Finame são os juros reduzidos e o período de carência, que pode ser de até 24 meses. Os prazos são determinados de acordo com o perfil do financiador, sendo que o de amortização (quitação total do empréstimo) é, geralmente, de 5 anos.
BNDES Procaminhoneiro
Essa modalidade é um pouco mais flexível do que a anterior, pois garante que pessoas físicas e jurídicas possam financiar caminhões novos e seminovos, com a possibilidade de acrescentar sistemas de seguro e rastreamento no valor total do custeamento.
O Procaminhoneiro custa um pouco mais caro, com taxa de juros que pode chegar até 15% ao ano, com prazo máximo de financiamento de até 8 anos e carência de 6 meses.
Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
É uma concessão de créditos oferecida por entidades financeiras. É necessário pesquisar muito antes de optar por esse tipo de empréstimo, pois os juros divergem bastante entre as instituições. Assim que o crédito é pactuado, as parcelas têm valor fixo.
Aqui, o próprio bem se transforma em garantia de pagamento do financiamento, ou seja, durante o período de dívida, o registro do caminhão no DETRAN terá uma anotação chamada “gravame“, a fim de impossibilitar sua transferência até que a instituição a remova do sistema.
Caso o pagamento das parcelas seja antecipado, o montante total do contrato é diminuído, visto que os juros residuais são removidos.
Dica: Encontrar frete não precisa ser um problema! Veja nossas 7 dicas!
Avalie o consórcio
O consórcio é parecido com uma poupança conjunta em que algumas pessoas realizam contribuições mensais, que serão controladas por uma administradora. Com isso, essa empresa faz sorteios periódicos entre os associados para conceder as cartas de crédito — comprovantes e/ou títulos que dão acesso ao bem.
O grande diferencial desse tipo de concessão é a ausência de juros. Dessa forma, as parcelas tornam-se previsíveis e fáceis de serem administradas. Além disso, o consórcio não requer entradas e os critérios para se tornar um consorciado são bastante acessíveis, quase sem burocracia.
Essa categoria só exige um pouco de paciência, uma vez que você pode conseguir a carta de crédito logo no início ou ter que aguardar um pouco mais para chegar a sua vez. Felizmente, é possível fazer lances para elevar sua probabilidade de contemplação e agilizar o recebimento do empréstimo.
Aumente sua renda para comprar ou trocar de caminhão
Nada melhor do que sempre ter cargas à disposição para conseguir pagar o financiamento do caminhão. Uma boa alternativa para isso é a utilização de um aplicativo de frete. Isso mesmo, a tecnologia chegou até esse segmento e você pode usufruir dela na palma da sua mão!
Essa solução veio para simplificar e melhorar a vida do caminhoneiro. Com ela, é possível encontrar fretes de acordo com a localidade desejada, basta selecionar a região para a qual você tem disponibilidade e pronto.
O desafio fica por conta da escolha de um software que realmente funcione e seja confiável para que você tenha a segurança de se deslocar até a empresa cadastrada para carregar e ser justamente o que foi especificado no app.
Também considere o volume de fretes disponíveis. Assim, você consegue ter uma noção mais acentuada da sua produção mensal, evitando a procura exaustiva de fretes pouco vantajosos.
Consiga fretes lucrativos com o aplicativo da Rodojacto!
Negocie com calma
Por fim, a última dica de como comprar ou trocar um caminhão é ter tranquilidade e segurança durante a negociação para aumentar suas chances de obter descontos e outros benefícios. Não permita que o entusiasmo em adquirir um veículo acabe fazendo você tomar uma decisão equivocada.
Mantenha a calma e siga todo o trâmite necessário. Faça pesquisas, conheça diferentes modelos, realize o test drive, leve um mecânico para fazer uma vistoria completa, verifique a documentação e o histórico do veículo.
Tudo isso é indispensável para que você garanta uma compra bem-feita, que ajudará da melhor forma possível no seu dia a dia.
Esperamos que as nossas dicas de como conseguir dinheiro para comprar ou trocar de caminhão tenham sido úteis. Para obter sucesso nessa empreitada, basta fazer suas escolhas sabiamente. Assim, você evita dores de cabeça e consegue focar melhor nos seus fretes.
Se você gostou deste conteúdo, aproveite e assine a nossa newsletter para receber outros materiais relevantes diretamente na sua caixa e-mail!
Categorias: Vida de caminhoneiro