Vida de caminhoneiro

Entenda como funciona o curso de reciclagem online

O curso de reciclagem é sinônimo de dor de cabeça, certo? Errado! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse processo pode ser bastante simples. Ele é necessário caso o motorista perca o direito de dirigir, o que pode acontecer pelos mais diversos motivos.

Sem tempo para ler o artigo? Então ouça no player abaixo:

Em geral, pessoas que ultrapassaram o limite de 20 pontos na carteira devem fazer o curso, assim como aqueles que foram condenados devido a um delito no trânsito. As infrações gravíssimas, como dirigir sob a influência de álcool ou transportar crianças em desacordo com as normas, são ações passiveis de suspensão.

O interessante é que, atualmente, o curso de reciclagem também pode ser feito pela internet. Quer saber como funciona o curso de reciclagem online? Então, confira os próximos tópicos e saiba tudo sobre o assunto!

O que é o curso de reciclagem?

O curso de reciclagem de motoristas é semelhante ao curso teórico que é ministrado quando o condutor está realizando o processo para tirar sua CNH. Popularmente, ele é chamado de curso teórico de legislação.

Em 30 horas aula, serão abordadas questões relacionadas a primeiros socorros no trânsito, direção defensiva, relações interpessoais, regras e boas condutas no trânsito e legislação. Após assistir todo o conteúdo, o motorista precisa obter pelo menos 70% de aproveitamento em uma prova aplicada pelo DETRAN. Se a pessoa reprovar uma vez, é possível tentar acertar o número de questões novamente.

No entanto, caso o condutor reprove pela segunda vez, ele deverá assistir a todo o curso teórico, ou seja, 30 horas de aula, novamente. De acordo com a infração cometida pelo motorista, também podem ser exigidas provas práticas e testes psicotécnicos para que a pessoa tenha direito à sua CNH.

Dica: Nova carteira de motorista: saiba o que muda com a implementação do chip

Quem deve realizar o curso de reciclagem de motoristas?

Como vimos no começo do post, o curso deve ser feito pelas pessoas que tiveram o seu direito de dirigir suspenso. É interessante explicar que ter a CNH suspensa é diferente de tê-la cassada. No primeiro caso, o condutor perde o direito de dirigir por no máximo dois anos, o que varia de acordo com os motivos que levaram à suspensão.

Já quando a carteira é cassada, o motorista não poderá dirigir por dois anos, e o processo para recuperar a CNH é diferente, sendo mais trabalhoso. Nesse caso, a pessoa deverá passar por todo o processo de habilitação novamente, sendo necessário realizar inclusive os exames médicos e aulas práticas.

De forma geral, a suspensão da CNH ocorre quando o condutor soma 20 pontos em sua carteira, o que ocorre devido ao cometimento de infrações em um período de 1 ano, ou 12 meses. Quando o motorista comete infrações gravíssimas, ele também pode ter sua CNH suspensa, mesmo que não tenha completado 20 pontos em sua carteira. São elas:

  • dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou autorização para conduzir ciclomotor;
  • dirigir veículo com CNH, PPD ou autorização cassada ou com suspensão do direito do dirigir;
  • dirigir veículo sem utilizar os acessórios obrigatórios, como lentes corretivas ou aparelho de audição;
  • entregar a direção do veículo a alguém sem CNH ou PPD, com a CNH ou PPD vencida há mais de 30 dias, cassada ou com suspensão do direito de dirigir;
  • transportar crianças em desacordo com as normas estabelecidas pelo CTB.
  • dirigir ameaçando os pedestres ou os outros veículos;
  • estacionar o veículo na pista, em rodovias e em vias de trânsito rápido;
  • estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição;
  • transitar com o veículo na via ou faixa de trânsito exclusiva;
  • deixar de dar passagem a veículo em serviço de urgência (polícia, bombeiros ou ambulância);
  • transitar com o veículo em calçadas, passeios, ciclovias ou canteiros centrais;
  • dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa que determine dependência;
  • disputar corrida;
  • utilizar-se do veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa;
  • transitar em velocidade superior a 50% da máxima permitida.

Por fim, se o motorista for condenado judicialmente devido a um acidente de trânsito, também é necessário fazer o curso de reciclagem. Nesse caso, também não são avaliados os números de pontos na CNH.

Antes desse processo acontecer normalmente, é instaurado um inquérito para avaliar a necessidade real da suspensão. Caso seja definido que a punição é a suspensão da CNH, o condutor deve comparecer ao DETRAN ou ao órgão que representa esse órgão em sua região, a fim de entregar o documento.

Em todas essas situações, o condutor terá a CNH suspensa e só poderá recuperá-la depois de fazer o curso de reciclagem e do tempo estabelecido de suspensão, o que varia conforme o delito. Pessoas que dirigem sob efeito de entorpecentes, por exemplo, são suspensas por no mínimo 12 meses.

Confira no material quais são as estratégias para conseguir frete com lucro!

Frete com lucro

Como funciona o curso de reciclagem online?

A modalidade reciclagem online, também chamada de curso de reciclagem a distância (ou EAD) é permitida por vários estados no Brasil. No entanto, ele só é confiável quando ministrado por instituições que são homologadas e credenciadas pelo DETRAN. As empresas registradas em Minas Gerais, por exemplo, podem ser conhecidas nesta página do site do DETRAN-MG.

O curso online é igual ao presencial, visto que as matérias teóricas e a carga horária são as mesmas. Na realidade, a vantagem é não precisar se deslocar até uma autoescola para assistir às aulas. Além disso, o tempo de estudos diários, assim como os horários, podem ser definidos pela pessoa.

Isso pode ser muito interessante para indivíduos que trabalham ou estudam em tempo integral, por exemplo, e não podem cumprir a carga horária convencional nos estabelecimentos de trânsito.

Ao final do curso, seja presencial, seja a distância, o motorista com a carteira suspensa precisa ser aprovado em um exame presencial, que é aplicado pelo DETRAN.

E então, entendeu como funciona o curso de reciclagem online e por que ele deve ser realizado? Se você quer ficar por dentro de mais informações sobre a legislação brasileira, assim como fretes e assuntos ligados a caminhões, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram, além de ter um blog atualizado!

Categorias: Vida de caminhoneiro