O curso de reciclagem é sinônimo de dor de cabeça, certo? Errado! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse processo pode ser bastante simples. Ele é necessário caso o motorista perca o direito de dirigir, o que pode acontecer pelos mais diversos motivos.
Sem tempo para ler o artigo? Então ouça no player abaixo:
Em geral, pessoas que ultrapassaram o limite de 20 pontos na carteira devem fazer o curso, assim como aqueles que foram condenados devido a um delito no trânsito. As infrações gravíssimas, como dirigir sob a influência de álcool ou transportar crianças em desacordo com as normas, são ações passiveis de suspensão.
O interessante é que, atualmente, o curso de reciclagem também pode ser feito pela internet. Quer saber como funciona o curso de reciclagem online? Então, confira os próximos tópicos e saiba tudo sobre o assunto!
O que é o curso de reciclagem?
O curso de reciclagem de motoristas é semelhante ao curso teórico que é ministrado quando o condutor está realizando o processo para tirar sua CNH. Popularmente, ele é chamado de curso teórico de legislação.
Em 30 horas aula, serão abordadas questões relacionadas a primeiros socorros no trânsito, direção defensiva, relações interpessoais, regras e boas condutas no trânsito e legislação. Após assistir todo o conteúdo, o motorista precisa obter pelo menos 70% de aproveitamento em uma prova aplicada pelo DETRAN. Se a pessoa reprovar uma vez, é possível tentar acertar o número de questões novamente.
No entanto, caso o condutor reprove pela segunda vez, ele deverá assistir a todo o curso teórico, ou seja, 30 horas de aula, novamente. De acordo com a infração cometida pelo motorista, também podem ser exigidas provas práticas e testes psicotécnicos para que a pessoa tenha direito à sua CNH.
Dica: Nova carteira de motorista: saiba o que muda com a implementação do chip
Quem deve realizar o curso de reciclagem de motoristas?
Como vimos no começo do post, o curso deve ser feito pelas pessoas que tiveram o seu direito de dirigir suspenso. É interessante explicar que ter a CNH suspensa é diferente de tê-la cassada. No primeiro caso, o condutor perde o direito de dirigir por no máximo dois anos, o que varia de acordo com os motivos que levaram à suspensão.
Já quando a carteira é cassada, o motorista não poderá dirigir por dois anos, e o processo para recuperar a CNH é diferente, sendo mais trabalhoso. Nesse caso, a pessoa deverá passar por todo o processo de habilitação novamente, sendo necessário realizar inclusive os exames médicos e aulas práticas.
De forma geral, a suspensão da CNH ocorre quando o condutor soma 20 pontos em sua carteira, o que ocorre devido ao cometimento de infrações em um período de 1 ano, ou 12 meses. Quando o motorista comete infrações gravíssimas, ele também pode ter sua CNH suspensa, mesmo que não tenha completado 20 pontos em sua carteira. São elas:
- dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou autorização para conduzir ciclomotor;
- dirigir veículo com CNH, PPD ou autorização cassada ou com suspensão do direito do dirigir;
- dirigir veículo sem utilizar os acessórios obrigatórios, como lentes corretivas ou aparelho de audição;
- entregar a direção do veículo a alguém sem CNH ou PPD, com a CNH ou PPD vencida há mais de 30 dias, cassada ou com suspensão do direito de dirigir;
- transportar crianças em desacordo com as normas estabelecidas pelo CTB.
- dirigir ameaçando os pedestres ou os outros veículos;
- estacionar o veículo na pista, em rodovias e em vias de trânsito rápido;
- estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição;
- transitar com o veículo na via ou faixa de trânsito exclusiva;
- deixar de dar passagem a veículo em serviço de urgência (polícia, bombeiros ou ambulância);
- transitar com o veículo em calçadas, passeios, ciclovias ou canteiros centrais;
- dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa que determine dependência;
- disputar corrida;
- utilizar-se do veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa;
- transitar em velocidade superior a 50% da máxima permitida.
Por fim, se o motorista for condenado judicialmente devido a um acidente de trânsito, também é necessário fazer o curso de reciclagem. Nesse caso, também não são avaliados os números de pontos na CNH.
Antes desse processo acontecer normalmente, é instaurado um inquérito para avaliar a necessidade real da suspensão. Caso seja definido que a punição é a suspensão da CNH, o condutor deve comparecer ao DETRAN ou ao órgão que representa esse órgão em sua região, a fim de entregar o documento.
Em todas essas situações, o condutor terá a CNH suspensa e só poderá recuperá-la depois de fazer o curso de reciclagem e do tempo estabelecido de suspensão, o que varia conforme o delito. Pessoas que dirigem sob efeito de entorpecentes, por exemplo, são suspensas por no mínimo 12 meses.
Confira no material quais são as estratégias para conseguir frete com lucro!
Como funciona o curso de reciclagem online?
A modalidade reciclagem online, também chamada de curso de reciclagem a distância (ou EAD) é permitida por vários estados no Brasil. No entanto, ele só é confiável quando ministrado por instituições que são homologadas e credenciadas pelo DETRAN. As empresas registradas em Minas Gerais, por exemplo, podem ser conhecidas nesta página do site do DETRAN-MG.
O curso online é igual ao presencial, visto que as matérias teóricas e a carga horária são as mesmas. Na realidade, a vantagem é não precisar se deslocar até uma autoescola para assistir às aulas. Além disso, o tempo de estudos diários, assim como os horários, podem ser definidos pela pessoa.
Isso pode ser muito interessante para indivíduos que trabalham ou estudam em tempo integral, por exemplo, e não podem cumprir a carga horária convencional nos estabelecimentos de trânsito.
Ao final do curso, seja presencial, seja a distância, o motorista com a carteira suspensa precisa ser aprovado em um exame presencial, que é aplicado pelo DETRAN.
E então, entendeu como funciona o curso de reciclagem online e por que ele deve ser realizado? Se você quer ficar por dentro de mais informações sobre a legislação brasileira, assim como fretes e assuntos ligados a caminhões, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram, além de ter um blog atualizado!
Categorias: Vida de caminhoneiro