Materiais educativos

[Infográfico] 9 dicas infalíveis de economia de combustível para caminhoneiro

A economia de combustível do caminhão é imprescindível para evitar desperdício de dinheiro e manter a durabilidade dos componentes do seu sistema mecânico. Conheça 9 dicas de como fazê-la da melhor forma.

1. Adote a direção defensiva

Essa prática melhora a condução da máquina e elimina hábitos nocivos que elevam o consumo. Sem contar que dá mais segurança e conserva o caminhão.

2. Planeje as rotas com antecedência

É fundamental definir o trajeto com cautela para economizar e evitar vias congestionadas ou proibidas, o que leva a dar meia volta e procurar outro caminho.

3. Calibre os pneus antes da viagem

Veja se a pressão está adequada sempre que for fazer uma viagem. Assim, você garante a aderência uniforme dos pneus no piso e força menos o motor.

4. Faça revisões de rotina

Revisões e manutenções periódicas são fundamentais. Vale verificar o estado das velas e a performance da injeção eletrônica para garantir a queima correta de combustível.

5. Use o tacômetro (conta-giros)

Manter a velocidade de acordo com a indicação verde do tacômetro ameniza o consumo de combustível e exige menos do sistema mecânico.

6. Escolha postos confiáveis

Encontre um estabelecimento confiável para o fornecimento de diesel seguro e de qualidade. Fuja de preços muito abaixo do mercado.

7. Não use o ponto-morto

Rodar na banguela não faz economia e reduz sua segurança. Além disso, é motivo de multa e a perda de 4 pontos na carteira.

8. Não extrapole o peso da carga

Respeite o limite de carga do seu caminhão para que o sistema de suspensão funcione perfeitamente e o diesel seja poupado durante o trajeto.

9. Use a tecnologia mobile

Utilize aplicativos, como a Plataforma Rodojacto Digital, para conseguir fretes e unir o útil ao agradável ao voltar para casa.

Agora que você já sabe como fazer economia de combustível, siga-nos no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de outras dicas.

Tenha a versão em pdf do nosso infográfico para compartilhar com os amigos caminhoneiros. Para baixá-lo clique no banner abaixo!

confira as melhores dicas para economizar o combustível do seu caminhão

Categorias: Materiais educativos