Vida de caminhoneiro

Saúde do caminhoneiro: 11 dicas para melhorar a vida nas estradas

A vida nas estradas traz diversos contratempos que fazem com que essa rotina não seja tão simples como muitos pensam. São horas dentro da cabine, prazos apertados, diversos riscos de percurso, clientes exigentes e outras demandas que tornam essa função bastante desafiadora — o que, sem os devidos cuidados, pode comprometer a saúde do caminhoneiro.

Para os autônomos, o impedimento de fazer entregas devido a problemas de saúde traz severos prejuízos. No entanto, a boa notícia é que com pequenas atitudes você pode evitar esses inconvenientes e ganhar em qualidade de vida!

Quer descobrir como? Então, continue lendo este artigo para conhecer algumas dicas e melhorar suas viagens nas estradas. Boa leitura!

1. Mantenha uma boa postura ao dirigir

Os caminhoneiros passam um tempo considerável sentados enquanto fazem suas entregas. Nesse caso, manter a boa postura é indispensável. O ideal é que você fique com os membros superiores e inferiores parcialmente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90 graus. Também é importante que você se sinta confortável e esteja em uma posição que permita enxergar todos os espelhos.

Para achar a posição ideal, estenda os braços em direção à frente do veículo. Seu pulso precisa encostar no alto do volante com facilidade, caso isso não ocorra, é necessário regular o banco um pouco para frente. Isso evita uma sobrecarga na sua coluna e dá mais agilidade durante as manobras. O fundamental aqui é manter seu assento sempre alinhado ao seu porte físico para garantir o seu melhor desempenho.

Dica: Os 11 principais desafios de caminhoneiros autônomos!

2. Mantenha a calma sempre que estiver dirigindo

O trânsito pode ser bastante estressante para alguns condutores, mas é preciso dispersar a mente e manter-se calmo na hora de dirigir. Com o nervosismo à flor da pele, é muito comum que a musculatura fique mais tensa, o que pode gerar atraso durante as reações no trânsito. Portanto, conserve a calmaria e escolha uma música para relaxar um pouco.

Para motoristas que têm pavio curto, é mais frequente a irritação em algumas situações, mas manter o equilíbrio é necessário. Encher os pulmões de ar e expirar lentamente ajuda muito nesses momentos de tensão.

Importante! Quando possível, faça um planejamento para que você consiga trafegar escolha pelas vias menos movimentadas, para evitar irritações e estresses desnecessárias. Utilize aplicativos de trânsito no seu celular, como o Waze para ajudá-lo nisso. Com ele, você consegue descobrir quais trajetos têm menos congestionamentos e menos acidentes, por exemplo.

3. Jamais beba e dirija

O passo mais básico para conservar a saúde do caminhoneiro, assim como sua segurança, é jamais associar bebida alcoólica com direção. Lamentavelmente, é bastante recorrente que alguns condutores não respeitem essa orientação, mas o fato é que essa mistura é, e sempre, será muito perigosa.

Para você ter uma ideia da gravidade desse assunto, mesmo após incontáveis campanhas de conscientização, esse é ainda o motivo mais frequente de acidentes graves em nossas rodovias. Por isso, fique atento e seja responsável com a sua vida e com a vida do próximo.

4. Faça alongamentos

Alongar é um movimento que ajuda a prevenir problemas circulatórios e musculares, e também evita males repentinos, como câimbras.

Tente alongar os membros mais utilizados na direção:

  • pernas: use as rodas do caminhão, pois elas têm a estatura certa para um alongamento eficaz;
  • braços: use as quinas da carreta ou da caçamba;
  • pescoço: puxe-o levemente com os braços. Pode ser feito dentro da cabine mesmo.

Baixe já a Plataforma Rodojacto Digital e aproveite todos os benefícios! 

5. Pratique corrida

A corrida é um exercício que melhora a qualidade respiratória e fortalece os batimentos cardíacos, contribuindo para a redução do colesterol e peso. Para pôr essa atividade em prática, basta ter um par de tênis confortáveis.

Tire proveito das suas paradas para dar uma corridinha. Comece com moderação e vá testando seus limites até definir uma distância apropriada para praticá-la. Esse esporte também ajuda a dormir melhor.

6. Faça abdominais

Poucos sabem, mas a maioria das causas de dores na lombar — área localizada na parte inferior das costas — são provenientes da flacidez do abdômen. É ele que mantém o equilíbrio frontal do corpo, portanto, você deve cuidar disso.

Para isso, arrume um colchonete para fazer o exercício abdominal. Tente fazê-lo antes de iniciar o dia e o ideal são, no mínimo, quatro séries de 50 repetições cada. Se não conseguir no início, sem problemas, vá com calma até chegar lá.

7. Mantenha seu colesterol sob controle

Além da obesidade, a má alimentação provoca o aumento nos índices de colesterol no sangue. A recomendação para evitar esse problema é ter atenção aos alimentos que você coloca no prato, evitando comidas muito gordurosas. Prefira comer legumes e verduras e, sempre que possível, cozinhe seus alimentos. Esse hábito também faz bem para o seu bolso.

8. Use filtro solar

Quem não conhece o famigerado bronzeado de caminhoneiros? Aquele no qual um braço é mais queimado que o outro?

O problema é que isso vai além da questão estética, pois o raio solar direto pode causar doenças de pele. Portanto, aplique o filtro solar antes de pegar a estrada, principalmente nas áreas mais expostas, e reaplique conforme a intensidade do sol.

Dica: Vale a pena transportar carga especial?

9. Durma bem

As exigências sobre os profissionais da estrada não são poucas e, às vezes, é necessário realizar transportes urgentes. Apesar de essa conduta ser comum, ela é errada, pois coloca a vida do motorista e de terceiros em risco, pois as horas de descanso não são respeitadas. Sem contar que isso pode comprometer a saúde do caminhoneiro com o passar do tempo.

Uma boa noite de sono repõe as energias, melhora os reflexos, mantém a mente e o organismo saudáveis, o que evita acidentes e garante foco durante o restante da viagem. Logo, nunca negligencie seus momentos de repouso. Respeite seus limites e seus tempos de parada.

10. Mantenha o contato com a família

Ficar dias (ou meses) longe de casa pode dar a impressão de que a família ficou em segundo plano. Porém, tente não deixar que essa condição te distancie das pessoas que você ama.

A tecnologia está aí para isso: aplicativos de mensagens facilitam o contato e ajudam a obter e mandar notícias sempre que desejar. Nessas situações, um telefonema para o cônjuge ou os filhos no final do expediente é muito bem-vindo, e certamente  trará a motivação e a persistência para você seguir em frente.

11. Tenha um kit de primeiros socorros

A prevenção é o melhor remédio, principalmente quando se está trafegando pelas estradas do país. Por isso, monte um kit de primeiros socorros com os seguintes itens:

  • medicações para enxaqueca, dores musculares, gripes e resfriados;
  • medidor de pressão;
  • esparadrapos e curativos;
  • gazes;
  • água boricada.

Alem disso, caso você sofra de alguma enfermidade específica, como hipertensão ou diabetes, não se esqueça de levar os remédios necessários.

E então, o que achou das nossas dicas de como cuidar da saúde do caminhoneiro? Basta colocá-las em prática para que você consiga melhorar sua qualidade de vida, bem como das suas viagens.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e divida as informações com seus colegas caminhoneiros para que eles também possam conhecer essas dicas!

Categorias: Vida de caminhoneiro