Manutenção em caminhões

Alinhamento e balanceamento de caminhão: quando fazer?

Alinhamento e balanceamento de caminhão: quando fazer?

Alinhamento e balanceamento de caminhão são dois serviços comumente realizados durante a manutenção preventiva e que não podem ser negligenciados pelo condutor.

Eles são dois métodos de correção de falhas mecânicas que promovem benefícios diversos, como redução de custos e melhora do desempenho do veículo. A seguir, saiba como e quando alinhar e balancear o seu caminhão.

Por que o alinhamento e balanceamento são importantes para caminhões?

Antes de falarmos sobre a importância do alinhamento e do balanceamento, vamos conhecer as diferenças entre os conceitos?

O alinhamento tem o objetivo de nivelar a posição das rodas em relação ao volante, corrigindo possíveis desvios. Já o balanceamento faz a distribuição correta do peso do carro sobre os pneus.

Agora, fica um pouco mais fácil entender o papel desses serviços. O alinhamento e o balanceamento melhoram o desempenho e a condução, reduzem o desgaste dos pneus e conferem mais estabilidade ao caminhão.

Por outro lado, o desalinhamento e o desbalanceamento podem incidir em uma série de problemas, como falta de estabilidade, pneus desgastados, custos com troca de peças e com manutenção, dificuldade para dirigir e outros problemas mecânicos.

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Quando fazer o alinhamento?

Não existe uma regra específica sobre o momento certo de fazer o alinhamento, a não ser durante a troca de pneus, situação em que tanto o alinhamento quanto o balanceamento são necessários.

Além disso, é recomendado que após 5 mil e 10 mil km rodados, o veículo já deve passar por essa revisão.

O tempo de vida do caminhão, os buracos das estradas, o transporte contínuo de cargas, as colisões, por menores que sejam, e o excesso de peso são causas comuns dos desalinhamentos. Elas desgastam as buchas e os pinos da suspensão.

Outra dica importante é observar os sinais emitidos pelo veículo que podem indicar algum defeito. Confira:

  • trepidação: tremores ou vibrações além do normal;
  • perda de estabilidade;
  • derrapagens frequentes;
  • dificuldade em controlar o caminhão;
  • direção puxada para um lado;
  • desgaste excessivo de pneus.

O alinhamento também deve ser feito durante a manutenção preventiva. Portanto, inclua esse serviço na sua próxima visita ao mecânico.

Quando fazer o balanceamento?

O balanceamento deve ser realizado sempre que os pneus do caminhão forem trocados. Fora isso, o momento certo dessa correção vai depender do tipo de carga transportada e das condições da rodagem.

O desbalanceamento é causado pelo desgaste dos pneus que, por sua vez, decorre da distribuição desigual da carga ou do excesso de peso. Por isso, o tempo de uso do veículo, a quilometragem e a frequência do transporte de carga influenciam bastante no surgimento desse problema.

Ficar atento aos sinais emitidos pelo caminhão também é necessário. Rodas com trepidações e com movimentos irregulares merecem ser investigadas.

Ao perceber algum movimento similar, leve o seu caminhão a um profissional de confiança para inspeção.

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Benefícios do alinhamento e balanceamento preventivos 

O alinhamento e balanceamento preventivos em caminhões, aqueles que acontecem antes de qualquer problema mecânico, podem proporcionar alguns benefícios. Confira:

Economia de combustível

Quando os pneus estão alinhados, o rolamento sofre menos resistência, o que significa que o motor não precisa fazer muito esforço para mover o caminhão. Essa facilidade resulta em melhoria na eficiência do combustível, economizando dinheiro a longo prazo.

Aumento da vida útil dos pneus 

O desalinhamento e o desbalanceamento causam desgaste irregular e precoce dos pneus. O alinhamento e balanceamento distribuem uniformemente a carga sobre os pneus, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de substituição prematura.

Redução de custos

Com o balanceamento e alinhamento, o veículo consome menos combustível, os pneus ganham mais durabilidade, o condutor gasta menos com manutenções e com substituição de peças. Por isso, reduzem bastante os custos operacionais.

Segurança do motorista e da carga

Um caminhão com pneus desalinhados ou desbalanceados é menos estável na estrada, aumentando o risco de acidentes, especialmente em condições adversas, como em períodos de chuva ou durante à noite, quando há baixa visibilidade.

Além disso, o alinhamento e balanceamento adequados melhoram a dirigibilidade, a estabilidade e a capacidade de resposta do veículo, garantindo uma viagem mais segura para o motorista, para a carga transportada e para as demais pessoas que circulam pelas estradas.

Redução do desgaste de componentes da suspensão 

O desalinhamento e o desbalanceamento podem causar tensões adicionais nos componentes da suspensão do caminhão, como molas, amortecedores e barras de direção. 

Manter os pneus alinhados e balanceados reduz as tensões, prolongando a vida útil dos componentes e conservando o seu bom desempenho.

Por fim, podemos citar outros benefícios, como:

  • valorização do veículo;
  • conforto na condução;
  • maior controle sobre o caminhão;
  • agilidade nas entregas e no cumprimento dos prazos;
  • satisfação do cliente e do contratante em relação aos serviços do transportador.

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Como é feito o alinhamento e balanceamento?

O alinhamento pode ser realizado de três formas diferentes:

  1. Alinhamento computadorizado

Nesta modalidade, sensores são usados para capturar irregularidades e compartilhar essa informação com o profissional responsável.

  1. Alinhamento 3D

Esse tipo de alinhamento é feito com uma combinação de sensores e câmeras que reproduzem o caminhão em imagens 3D. Esse recurso facilita a visualização e a correção das falhas.

  1. Alinhamento óptico

Essa é a versão mais comum do serviço e utiliza lasers ópticos nas rodas para verificar se os pneus seguem o mesmo caminho da direção.

O balanceamento também pode ser executado de formas distintas. Conheça os métodos mais comuns:

  1. Balanceamento por esferas, automático ou eletrostático

Pequenas esferas carregadas de eletricidade estática são aplicadas na parte interna do pneu, promovendo uma distribuição constante e precisa do peso.

  1. Balanceamento tradicional

Realizado com a fixação de um material pesado nas rodas para equilibrar o peso. Geralmente, o elemento escolhido é o chumbo.

O balanceamento também pode ser feito de forma estática, com as rodas paradas, ou de forma dinâmica, com as rodas em movimento.

Em todos os casos, é indispensável a atuação de um profissional experiente e especializado. Busque um mecânico de sua confiança, peça informações sobre as etapas do alinhamento e balanceamento e não deixe de fazer todas as manutenções necessárias no seu caminhão.

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Alinhamento e balanceamento são serviços fundamentais para o desempenho regular de veículos, especialmente os de grande porte, como é o caso dos caminhões. Toda a frota da Rodojacto passa por manutenções frequentes com o intuito de garantir veículos eficientes, seguros e confortáveis. 

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