Alinhamento e balanceamento de caminhão são dois serviços comumente realizados durante a manutenção preventiva e que não podem ser negligenciados pelo condutor.
Eles são dois métodos de correção de falhas mecânicas que promovem benefícios diversos, como redução de custos e melhora do desempenho do veículo. A seguir, saiba como e quando alinhar e balancear o seu caminhão.
Por que o alinhamento e balanceamento são importantes para caminhões?
Antes de falarmos sobre a importância do alinhamento e do balanceamento, vamos conhecer as diferenças entre os conceitos?
O alinhamento tem o objetivo de nivelar a posição das rodas em relação ao volante, corrigindo possíveis desvios. Já o balanceamento faz a distribuição correta do peso do carro sobre os pneus.
Agora, fica um pouco mais fácil entender o papel desses serviços. O alinhamento e o balanceamento melhoram o desempenho e a condução, reduzem o desgaste dos pneus e conferem mais estabilidade ao caminhão.
Por outro lado, o desalinhamento e o desbalanceamento podem incidir em uma série de problemas, como falta de estabilidade, pneus desgastados, custos com troca de peças e com manutenção, dificuldade para dirigir e outros problemas mecânicos.
Dica: Como se preparar para viagens de longa distância? Confira 7 dicas
Quando fazer o alinhamento?
Não existe uma regra específica sobre o momento certo de fazer o alinhamento, a não ser durante a troca de pneus, situação em que tanto o alinhamento quanto o balanceamento são necessários.
Além disso, é recomendado que após 5 mil e 10 mil km rodados, o veículo já deve passar por essa revisão.
O tempo de vida do caminhão, os buracos das estradas, o transporte contínuo de cargas, as colisões, por menores que sejam, e o excesso de peso são causas comuns dos desalinhamentos. Elas desgastam as buchas e os pinos da suspensão.
Outra dica importante é observar os sinais emitidos pelo veículo que podem indicar algum defeito. Confira:
- trepidação: tremores ou vibrações além do normal;
- perda de estabilidade;
- derrapagens frequentes;
- dificuldade em controlar o caminhão;
- direção puxada para um lado;
- desgaste excessivo de pneus.
O alinhamento também deve ser feito durante a manutenção preventiva. Portanto, inclua esse serviço na sua próxima visita ao mecânico.
Quando fazer o balanceamento?
O balanceamento deve ser realizado sempre que os pneus do caminhão forem trocados. Fora isso, o momento certo dessa correção vai depender do tipo de carga transportada e das condições da rodagem.
O desbalanceamento é causado pelo desgaste dos pneus que, por sua vez, decorre da distribuição desigual da carga ou do excesso de peso. Por isso, o tempo de uso do veículo, a quilometragem e a frequência do transporte de carga influenciam bastante no surgimento desse problema.
Ficar atento aos sinais emitidos pelo caminhão também é necessário. Rodas com trepidações e com movimentos irregulares merecem ser investigadas.
Ao perceber algum movimento similar, leve o seu caminhão a um profissional de confiança para inspeção.
Dica: Depreciação de frota: o que é e como é calculada?
Benefícios do alinhamento e balanceamento preventivos
O alinhamento e balanceamento preventivos em caminhões, aqueles que acontecem antes de qualquer problema mecânico, podem proporcionar alguns benefícios. Confira:
Economia de combustível
Quando os pneus estão alinhados, o rolamento sofre menos resistência, o que significa que o motor não precisa fazer muito esforço para mover o caminhão. Essa facilidade resulta em melhoria na eficiência do combustível, economizando dinheiro a longo prazo.
Aumento da vida útil dos pneus
O desalinhamento e o desbalanceamento causam desgaste irregular e precoce dos pneus. O alinhamento e balanceamento distribuem uniformemente a carga sobre os pneus, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de substituição prematura.
Redução de custos
Com o balanceamento e alinhamento, o veículo consome menos combustível, os pneus ganham mais durabilidade, o condutor gasta menos com manutenções e com substituição de peças. Por isso, reduzem bastante os custos operacionais.
Segurança do motorista e da carga
Um caminhão com pneus desalinhados ou desbalanceados é menos estável na estrada, aumentando o risco de acidentes, especialmente em condições adversas, como em períodos de chuva ou durante à noite, quando há baixa visibilidade.
Além disso, o alinhamento e balanceamento adequados melhoram a dirigibilidade, a estabilidade e a capacidade de resposta do veículo, garantindo uma viagem mais segura para o motorista, para a carga transportada e para as demais pessoas que circulam pelas estradas.
Redução do desgaste de componentes da suspensão
O desalinhamento e o desbalanceamento podem causar tensões adicionais nos componentes da suspensão do caminhão, como molas, amortecedores e barras de direção.
Manter os pneus alinhados e balanceados reduz as tensões, prolongando a vida útil dos componentes e conservando o seu bom desempenho.
Por fim, podemos citar outros benefícios, como:
- valorização do veículo;
- conforto na condução;
- maior controle sobre o caminhão;
- agilidade nas entregas e no cumprimento dos prazos;
- satisfação do cliente e do contratante em relação aos serviços do transportador.
Dica: Como evitar acidentes com caminhões?
Como é feito o alinhamento e balanceamento?
O alinhamento pode ser realizado de três formas diferentes:
- Alinhamento computadorizado
Nesta modalidade, sensores são usados para capturar irregularidades e compartilhar essa informação com o profissional responsável.
- Alinhamento 3D
Esse tipo de alinhamento é feito com uma combinação de sensores e câmeras que reproduzem o caminhão em imagens 3D. Esse recurso facilita a visualização e a correção das falhas.
- Alinhamento óptico
Essa é a versão mais comum do serviço e utiliza lasers ópticos nas rodas para verificar se os pneus seguem o mesmo caminho da direção.
O balanceamento também pode ser executado de formas distintas. Conheça os métodos mais comuns:
- Balanceamento por esferas, automático ou eletrostático
Pequenas esferas carregadas de eletricidade estática são aplicadas na parte interna do pneu, promovendo uma distribuição constante e precisa do peso.
- Balanceamento tradicional
Realizado com a fixação de um material pesado nas rodas para equilibrar o peso. Geralmente, o elemento escolhido é o chumbo.
O balanceamento também pode ser feito de forma estática, com as rodas paradas, ou de forma dinâmica, com as rodas em movimento.
Em todos os casos, é indispensável a atuação de um profissional experiente e especializado. Busque um mecânico de sua confiança, peça informações sobre as etapas do alinhamento e balanceamento e não deixe de fazer todas as manutenções necessárias no seu caminhão.
Rodojacto: a sua melhor solução em transporte de carga
Alinhamento e balanceamento são serviços fundamentais para o desempenho regular de veículos, especialmente os de grande porte, como é o caso dos caminhões. Toda a frota da Rodojacto passa por manutenções frequentes com o intuito de garantir veículos eficientes, seguros e confortáveis.
Conheça as nossas soluções em logística. A Rodojacto é mais do que uma transportadora. É o seu melhor parceiro estratégico.
Categorias: Manutenção em caminhões