A bomba injetora foi desenvolvida para aumentar o desempenho dos veículos de grande porte, como os caminhões, funcionando como um sistema auxiliar de alimentação. Contudo, estes e outros benefícios só são percebidos se a bomba estiver em perfeito estado de conservação. Confira as nossas dicas para aumentar a vida útil da sua bomba injetora!
Bomba injetora de combustível: o que é?
A bomba injetora é o componente mecânico que envia o diesel para o motor para que seja feita a combustão e o veículo possa funcionar. É, portanto, um elemento indispensável em caminhões e outros veículos de grande porte que utilizam o diesel como principal combustível.
Em comparação com outros combustíveis, o diesel tem um custo mais acessível, oferece alto rendimento, além de melhorar o poder de aceleração dos veículos.
A bomba injetora também está presente nos motores elétricos, versões modernas dos motores convencionais, que possuem o sistema de injeção eletrônica em sua composição.
Como está diretamente ligada ao motor, a bomba injetora impacta diretamente no funcionamento deste componente, no rendimento do combustível e no desempenho do caminhão.
Por isso, alguns cuidados importantes devem ser tomados durante a aquisição e manutenção da peça, conforme veremos adiante.
Leia também: Como prolongar a vida útil dos pneus de caminhão?
Tipos de bombas injetoras de combustível
As bombas injetoras podem ser divididas em dois tipos e o que diferencia cada modelo é, basicamente, a sua capacidade de injeção de combustível. Conheça mais sobre cada uma delas:
Bomba injetora de linha
A bomba injetora de linha possui os elementos de liberação de combustível dispostos em linha reta, de forma sequencial. A quantidade de injetores deve ser igual à quantidade de cilindros do motor.
Esse tipo de bomba pode ser aplicada em motores que possuem entre 2 e 12 cilindros, comumente usados em veículos estacionários e máquinas do segmento agrícola e da construção civil.
Bomba injetora rotativa
A bomba injetora rotativa possui injetores dispostos em toda a extensão da peça, seguindo a forma de um círculo. É o modelo mais indicado para motores de baixa tensão, que possuem entre 3 e 6 cilindros.
A importância da manutenção preventiva da bomba
A manutenção preventiva monitora e controla o uso do caminhão e de suas peças, identifica precocemente os desgastes, permite a correção em tempo hábil e garante todos os benefícios da bomba injetora.
Como vimos, o diesel é o combustível mais usado por caminhoneiros por ter um bom rendimento. Contudo, se a bomba injetora não estiver funcionando corretamente, essa vantagem desaparece, pois o veículo passa a consumir muito mais combustível.
Portanto, é fundamental inspecionar a bomba injetora regularmente, seguindo as recomendações do fabricante. Em caso de dúvida, o padrão é que a manutenção deve ser feita a cada 150 mil quilômetros rodados.
Como identificar problemas na bomba injetora
A manutenção preventiva é o momento ideal para identificar desgastes na bomba injetora e outros indícios de mau funcionamento. Além disso, durante a condução, o caminhoneiro deve observar os sinais de baixo desempenho, tais como:
Baixo rendimento do combustível
Se o caminhão está consumindo mais combustível do que o esperado, algo está errado, já que o diesel tem como um de seus benefícios o ótimo custo-benefício, ou seja, um excelente rendimento.
Vazamentos
A bomba injetora lança combustível para o motor por meio de seus bicos injetores. Se o líquido está aparecendo em locais inapropriados, pode ser um sinal de problemas com o sistema de injeção da bomba.
Falha no motor
A bomba injetora é quem alimenta o motor. Sem ela, o combustível não chega e o caminhão não pega. Portanto, se o motor não ligar ou apresentar falhas, investigue as condições da bomba.
Ruídos fortes
O motor emite barulhos naturais durante o funcionamento. Contudo, esses ruídos podem ser mais potentes se houver algo de errado com o sistema de alimentação, incluindo a bomba injetora.
Presença de fumaça
A fumaça expelida pelos caminhões movidos a diesel indica que há falha na queima do combustível, algo que também pode estar relacionado à bomba injetora, em especial, os bicos injetores.
Ao perceber qualquer um desses eventos, o caminhoneiro deve levar o veículo a uma oficina mecânica de confiança o mais rápido possível, a fim de evitar o agravamento da situação.
Leia também: 6 acessórios proibidos para caminhão que comprometem a segurança
Passo a passo para a manutenção da bomba injetora
A manutenção da bomba injetora deve ser realizada pelo mecânico de confiança do caminhoneiro. Geralmente, essa inspeção segue três passos principais:
1. Limpeza
Durante a limpeza da bomba, os bicos injetores são os pontos que mais merecem atenção, pois é por onde o combustível é liberado.
Além disso, o eixo da bomba deve ser higienizado assim como toda a parte de engrenagem e acionamento do dispositivo.
2. Verificação de peças
A segunda fase da inspeção é a averiguação das peças em uso. Aqui, o objetivo é encontrar componentes desgastados, com trincas, folgas e outras características indesejáveis que demandam reparo.
3. Substituição
Por fim, a fase de substituição de peças não pode ser negligenciada se for recomendada pelo mecânico. Vale destacar que a prioridade é por peças de boa procedência e de qualidade reconhecida.
Dicas e cuidados para prolongar a vida útil da bomba injetora
Assim como acontece com todas as peças automotivas, a bomba injetora possui um tempo de vida programado pelo seu fabricante. Além disso, a durabilidade também está relacionada a fatores que podem aumentar ou minimizar o seu desgaste.
Confira as principais dicas para manter a bomba injetora do seu caminhão em perfeito estado por muito mais tempo:
Escolha uma bomba injetora de qualidade
A qualidade da bomba injetora usada no caminhão é fundamental para a sua durabilidade e para o seu desempenho. Portanto, use esse requisito como prioridade.
Realize avaliações frequentes
Crie um calendário de manutenção preventiva e siga rigorosamente as datas estipuladas. O objetivo é corrigir problemas em estágio inicial e evitar o comprometimento mais grave de peças.
Faça a substituição no tempo certo
Siga as recomendações do seu mecânico e substitua as peças no prazo estipulado. Para ajudar na sua decisão, verifique o que diz o manual do fabricante.
Tenha cuidado durante o abastecimento
Combustíveis adulterados devem ser evitados, pois são muito prejudiciais para o motor do caminhão e para todas as peças que entram em contato com a substância, incluindo a bomba injetora. Abasteça sempre em postos de combustíveis de confiança.
Evite dirigir com o tanque na reserva
A dica mais importante, nesse caso, é não dirigir por muito tempo com o tanque do caminhão na reserva. O combustível ajuda a lubrificar as peças do motor, evitando o ressecamento. Por isso, o ideal é abastecer completamente o tanque sempre que possível.
Rodojacto: a melhor parceria estratégica
Na Rodojacto, nosso compromisso é investir continuamente nas melhores soluções logísticas para proporcionar aos caminhoneiros e empresas um serviço de alta qualidade e satisfação garantida.
Além disso, realizamos manutenções periódicas preventivas com todos os cuidados possíveis, incluindo checklists detalhados antes e depois de cada viagem, garantindo a segurança e a eficiência de nossas operações.
Quer saber por que somos o parceiro estratégico ideal para o seu negócio? Conheça nossas soluções em logística!
Categorias: Manutenção em caminhões