Atualmente, para que um caminhoneiro consiga lucrar, é preciso conseguir os melhores fretes. Com tanta concorrência e custos com combustível e manutenção, essa pode ser uma tarefa difícil. No entanto, com algumas dicas simples é possível se destacar no mercado e oferecer o melhor serviço de transporte de alimentos. Confira!
Atenção à data de validade
Produtos perecíveis são delicados e, em caso de imprevisto, podem estragar na rota. Lembre-se: transportar alimento vencido é ilegal. O ideal é realizar a entrega de mercadorias que tenham prazo de validade longo o suficiente.
Caminhão adaptado
Para transportar alimentos, o caminhão deve ser adaptado de acordo com as exigências de autoridades sanitárias, com certificado de vistoria. Também é obrigatório que o veículo seja equipado com termômetro de fácil leitura e controle de temperatura.
Limpeza do caminhão
A parte interna do caminhão deve ser lisa, impermeável, atóxica e lavável, para evitar a proliferação de micro-organismos. Além disso, é fundamental aplicar as técnicas de limpeza apropriadas para cada tipo de produto perecível transportado.
Documentação do frete
O transporte alimentício exige documentação específica de acordo com a Anvisa e órgãos subordinados. O motorista deve ter em mãos os documentos com a autenticação do fabricante, visto que haverá fiscalização de sua carga ao longo de todo o percurso.
Monitoração da temperatura
A temperatura ideal para conservação é diferente para cada tipo de alimento. Sendo assim, o motorista deve se informar sobre os produtos perecíveis transportados e providenciar a temperatura certa para mantê-los frescos até o momento da entrega.
Gostou de aprender a melhor forma de transportar alimentos? Então curta nossa página no Facebook para não perder nenhum conteúdo!
Tenha a versão em pdf do nosso infográfico para compartilhar com os amigos caminhoneiros. Para baixá-lo clique no banner abaixo!
Categorias: Materiais educativos