Não é só uma ferramenta de trabalho: o caminhão, para o caminhoneiro, é toda sua empresa, seu negócio próprio. Um companheiro no qual o estradeiro confia para tirar o seu sustento e dar uma boa qualidade de vida para a família. Além disso, é uma parte importante, se não for a maior, do seu patrimônio pessoal e familiar.
Por esses motivos, a relação entre um caminhoneiro e o seu “bruto” é, geralmente, de muito carinho e apego sentimental. São adicionados acessórios para a cabine e, muitas vezes, a lataria é estilizada com desenhos ou adesivos ou, ainda, são colocadas as famosas frases no para-barro.
No entanto, quando o assunto é manutenção, a conversa toma outros rumos. Apesar de serem responsáveis pelo transporte de 60% das mercadorias brasileiras, os preços de mão de obra e de peças de reposição são proporcionalmente altos, fazendo com que os carreteiros utilizem seus veículos até o limite.
Ainda que compreensível, essa prática é prejudicial ao “bruto”, aumenta a probabilidade de acidentes e pode fazê-lo perder cargas ou serviços. Como se tudo isso não bastasse, é também a forma mais cara de cuidar de um caminhão.
Assim, se você quer entender o porquê disso e aprender as melhores práticas para as manutenções do seu veículo, garantindo seu funcionamento e economizando, este e-book é para você! Então, continue sua leitura e aproveite nossas dicas e informações!
Categorias: Materiais educativos