Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) traçou o perfil doscaminhoneiros no Brasil. Foram entrevistados mais de mil autônomos e motoristas empregados de frota por todo o país, levantando dados interessantes sobre as características dos profissionais, seus cotidianos e suas opiniões sobre a atividade.
Fora o fato de que 99,8% dos caminhoneiros são homens, o estudo encontrou uma categoria bastante diversa. Mais da metade dos estradeiros (55,4%) têm, no máximo, o Ensino Fundamental. No geral, são experientes, tendo uma média de idade de 44,3 anos e de 19 anos de tempo de exercício.
Em relação à profissão, 60% dos entrevistados acham que ser caminhoneiro no Brasil é perigoso ou inseguro. Mas, apesar dos riscos, as possibilidades de conhecer novos lugares (47%) e novas pessoas (33%) são alguns dos pontos positivos da atividade mencionados pelos profissionais.
Um outro estudo, realizado pela Universidade de São Paulo (USP), mostrou como se dividem os caminhoneiros. A maioria trabalha como motoristas com carteira assinada (58%) ou como autônomos (27%).
A profissão de caminhoneiro autônomo é regulamentada pela Lei nº 11.442/2007. Ela estabelece as exigências para o exercício da atividade e descreve as modalidades de trabalho para um Transportador Autônomo de Cargas (TAC).
Por essa lei federal, o TAC é a pessoa física que exerce a atividade profissional de transporte de carga, tendo registrado, em seu nome, um veículo de aluguel, e podendo trabalhar como agregado ou independente.
Portanto, se você também vê o lado positivo da profissão e está pensando em adquirir um caminhão para se tornar um transportador rodoviário de carga, é preciso saber qual das duas modalidades combina mais com seu perfil. Para ajudar você a se decidir, elaboramos este guia com as principais informações sobre cada uma delas. Não deixe de ler o guia completo no banner abaixo!
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