Cargas

Listamos 6 cuidados essenciais no transporte de bebidas. Confira!

Quem trabalha com fretes sabe muito bem como cada tipo de carga demanda cuidados específicos. Algumas têm grandes dimensões e são indivisíveis. Outras são perecíveis. Tem ainda as de grande peso, como pedras e vidros. E existe um trabalho que não é para qualquer um: o transporte de bebidas.

O que complica ao transportar bebidas é a união de diversos fatores que dificultam o trabalho. Os vasilhames são frágeis e o peso é considerável. Além disso, a bebida deve ficar protegida, pois são alimentos. Quer saber como levar essa mercadoria em segurança? Então, siga as 6 dicas abaixo!

1. Tenha a carroceria adequada

Você, caminhoneiro, sabe como ninguém que existem carrocerias indicadas para cada tipo de carga. Existem algumas, como a graneleira e a baú, que são mais genéricas, mas não são recomendadas para certas mercadorias. No caso do transporte de bebidas, por exemplo, o certo é utilizar a carroceria adequada.

Ao efetuar o transporte de carga do fabricante para os centros distribuidores, a carroceria ideal é a do tipo furgão sider, também conhecida como lonado. A indicação desse modelo está na facilidade de realizar a carga e a descarga de itens paletizados. A mercadoria pode ser facilmente manipulada pelas laterais ou pela traseira utilizando empilhadeiras.

Já para a distribuição de bebidas para os pontos de venda, a recomendação é ter a carroceria fechada em aço ou alumínio, uma vez que elas têm diversas portas laterais que facilitam o trabalho nos grandes centros. Além disso, podem ser do tipo plana ou rebaixada — a segunda é mais interessante por aumentar a capacidade de transporte e facilitar a carga e a descarga pelas laterais.

Dica: Vale a pena transportar carga especial?

2. Verifique se a carga está corretamente embalada

Uma das maiores preocupações de quem realiza o transporte de bebidas está na fragilidade da carga. Muitos vasilhames são de vidro e quebram facilmente. Além disso, alguns têm grande pressão interna, como as cervejas e os refrigerantes, que são gaseificados. Portanto, devem ficar protegidos do calor e de vibrações.

Sendo assim, como a carga estará sob a sua responsabilidade, acompanhe o carregamento e verifique o estado das embalagens. O ideal é que elas protejam as bebidas do calor e isolem as garrafas, de maneira que uma não bata na outra. Para completar, é recomendável que tenham avisos de mercadoria frágil.

3. Planeje a rota de entrega

Por serem mercadorias pesadas e difíceis de deslocar dentro da carroceria, é recomendado planejar a rota de entrega, caso tenha diversos destinos. Isso facilitará o trabalho, pois, normalmente, quem distribui bebidas deixa os vasilhames cheios e recolhe os vazios. Com uma rota de entrega adequada, você evita que o seu caminhão fique com o peso distribuído incorretamente.

Além disso, com o planejamento de rota, é possível evitar ruas esburacadas, que podem ocasionar quebras de garrafas e locais muito íngremes, dificultando o deslocamento. Por último, você economiza diesel, pois não dará voltas ou ficará perdido pelo caminho.

4. Cuide da distribuição da carga na carroceria

Como falado no tópico anterior, quem faz o transporte de bebidas normalmente entrega as garrafas cheias e recolhe as vazias. Além disso, geralmente tem diversos destinos. Diante desse cenário, é preciso tomar muito cuidado com a distribuição da carga na carroceria.

A recomendação é distribuir o peso igualmente entre os eixos e entre os lados. Isso traz diversos benefícios, como a melhora na dirigibilidade do caminhão e a diminuição do desgaste dos pneus e da suspensão. Assim, você aumenta a segurança no transporte e reduz os custos no frete.

Dica: Saiba como otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga

5. Dirija suavemente

Dirigir com suavidade é recomendado para quem leva qualquer tipo de mercadoria. Além de reduzir o consumo de diesel, também preserva a mecânica do caminhão, pois exige menos do motor, da transmissão, dos pneus e dos freios. Mas quem faz transporte de bebidas tem um motivo a mais: a fragilidade da carga.

Cair em um buraco pode significar um enorme prejuízo com a quebra de garrafas. E, com a qualidade das estradas brasileiras, a chance de isso acontecer é bem grande. Portanto, rode sempre abaixo do limite de velocidade e entre nas curvas com cuidado. Ademais, acelere e freie com calma.

Para completar, mantenha uma distância segura do veículo à frente. Assim, você terá espaço suficiente para manobras de emergência, como desviar de um buraco ou frear diante de um obstáculo.

6. Tenha atenção ao carregar e descarregar

Um dos momentos críticos no transporte de bebidas é a operação de carga e descarga. Enquanto a mercadoria está acondicionada na carroceria do caminhão, está bem protegida. Porém, ao ser manipulada por diversas pessoas, o risco de quebra aumenta.

Para completar, em muitas ocasiões, as entregas são parciais e em diversos endereços. Isso faz com o que os carregadores fiquem com pressa em realizar logo o trabalho e partirem para o próximo destino.

Com isso, existem três problemas graves que podem ocorrer: a quebra de mercadorias, os acidentes de trabalho e a entrega em locais incorretos, misturando os itens. Para evitar essas ocorrências, tenha calma e atenção em todo o processo.

Primeiramente, procure um local adequado para estacionar o caminhão. Com o veículo devidamente estacionado e antes de descarregar, verifique a documentação da entrega e confirme o endereço. Depois, localize as mercadorias que deverão ser descarregadas e veja se todo o pessoal está utilizando os equipamentos de proteção individual.

Estando tudo certo, descarregue com calma as mercadorias e recolha os vasilhames vazios, se for o caso. Para finalizar, confira se está tudo em ordem e colha a assinatura dos recebedores. Isso é de extrema importância para evitar reclamações futuras.

Percebeu como o transporte de bebidas demanda alguns cuidados especiais? Se por um lado isso é ruim, pois dá mais trabalho, por outro é um nicho de mercado interessante, pois tem menos procura. Dessa forma, é possível conseguir valores melhores no frete.

Baixe o infográfico e seja o motorista número um em transporte de alimentos!
Destaque-se no mercado e ofereça o melhor serviço de transporte de alimentos

Por falar em frete, a dificuldade em conseguir trabalhos é uma preocupação para você? Além disso, gostaria de receber dicas para conservar melhor o seu caminhãoaumentar a sua qualidade de vida na estrada?

Nesse caso, você precisa seguir as nossas redes sociais para acompanhar todas as postagens: estamos no Facebook e no Instagram!

Categorias: Cargas