Vida de caminhoneiro

Como aperfeiçoar o cálculo do KM rodado do seu caminhão?

O dia a dia do caminhoneiro é bastante atarefado, pois ele deve lidar com longas jornadas nas estradas e enfrentar diversos desafios em serviço. Com isso, nem sempre sobra tempo para administração de algumas variáveis de seu trabalho — como calcular km rodado, por exemplo.

Sem tempo de ler o artigo? Então ouça no player abaixo:

Apesar de ser um cálculo bem conhecido no segmento, muitos ignoram sua importância e acabam tendo prejuízos com as operações de frete. Existem, ainda, profissionais que buscam acompanhar a quilometragem, mas não realizam a conta da maneira correta.

Se você se identifica com essa situação, acompanhe nosso post e aprenda a aperfeiçoar o cálculo do km rodado do seu caminhão para melhorar o seu faturamento!

A importância de saber como calcular km rodado do caminhão

Ser organizado é o primeiro passo para garantir a estabilidade financeira do caminhoneiro. Isso porque a organização interfere em sua rotina de trabalho, nos seus contratos, decisões e muito mais. Nesse sentido, se tornar um profissional com maior disciplina o levará a ser mais eficiente e produtivo.

O cálculo de quilometragem é uma das ferramentas que o auxiliará nesse processo. Trata-se de uma conta simples, que serve para analisar a sua operação de transporte e entender onde e como pode cortar gastos.

Dica: Adiantamento de frete: 7 dicas para conseguir um frete lucrativo

Enquanto um profissional autônomo, é fundamental que você aprenda a eliminar desperdícios, tornando sua operação mais enxuta, ágil e inteligente. Inclusive, essas são as três vantagens competitivas que fazem de você um caminhoneiro rentável.

Com o cálculo de quilometragem, você se torna capaz de identificar prejuízos e, a partir disso, adotar posturas mais econômicas e conscientes para o longo prazo, tais como:

  • a condução defensiva, que estimula uma pilotagem menos agressiva, suficiente poupar o motor de acelerações desnecessárias e consumir menos combustível;
  • o respeito ao calendário de revisões, para que o caminhão esteja sempre na melhor condição possível, evitando quebras surpresas e ganhando previsibilidade no trabalho;
  • a roteirização dos trajetos, com a seleção dos percursos por ordem de prioridade, optando entre menor tempo, menor risco e melhores condições de pavimento.

No fim do dia, todos esses detalhes se acumulam, fazendo com que você reduza os seus custos operacionais e economize o dinheiro que seria gasto com o pagamento de multas, manutenções corretivas e abastecimentos extras.

Calcule o km rodado em 3 passos simples

Neste tópico, elaboramos um passo a passo para ensiná-lo como calcular o km rodado de seu caminhão de forma simples. Confira!

1. Identifique e calcule os custos fixos

Primeiro, reúna todos os seus gastos recorrentes e fixos, ou seja, aqueles que não mudam de valor. Aqui, podemos incluir a parcela do financiamento, a mensalidade do seguro, as revisões programadas, o plano de telefone celular e todas as outras despesas que se encaixam nessa descrição.

Além disso, é muito importante lembrar que estamos examinando apenas os custos operacionais. Com isso, queremos entender quanto custa para você rodar cada quilômetro a trabalho. Portanto, não adicione despesas pessoais e familiares, pois elas não são relacionadas com a atividade-fim do transporte de cargas.

Clique no banner e veja as melhores estratégias para realizar frete com lucro!

Conheça as estratégias para conseguir frete com lucro

2. Identifique e calcule os custos variáveis

Agora, calcule os custos operacionais que são recorrentes e variáveis, com valores que podem flutuar ao longo do tempo a depender da sua demanda de trabalho. Aqui incluímos os abastecimentos, os procedimentos de manutenção e outros gastos que possam surgir inusitadamente ao longo da jornada.

3. Calcule o km rodado

Por fim, você deve dividir a soma desses valores pela quilometragem do período observado. O resultado será o seu custo operacional por cada quilômetro rodado. De maneira geral, essa conta costuma ser utilizada em duas situações: para o reembolso e para análise da própria operação.

O primeiro caso é comum quando você trabalha com um contrato fixo e precisa prestar contas para ser reembolsado, apresentando o quanto gastou do próprio bolso em custos operacionais. Nesse caso, você não deve adicionar as parcelas do seu caminhão, seguro, telefone e afins, pois esses valores não são da responsabilidade do contratante.

Já na autoanálise você estuda a sua operação a fim de identificar os pontos de desperdício, como o excesso no consumo de combustível, alta nos gastos de manutenção etc. Com o resultado em mãos, você pode pensar em novas maneiras de economizar, eliminando esses custos e aumentando a sua margem de lucro no final de cada trabalho.

Dica: 9 dicas para economizar combustível em suas viagens de frete

Os 3 melhores aplicativos para controlar o km rodado

Para facilitar esse controle em seu cotidiano, elencamos abaixo três aplicativos financeiros que você pode instalar em seu celular. Veja!

1. Drivvo

Drivvo é uma solução completa para o caminhoneiro moderno. Ele se apresenta no formato de um gestor financeiro para o seu veículo, permitindo que você registre todos os custos com abastecimentos, impostos, pedágios, manutenções e afins.

O app é bastante intuitivo e oferece relatórios para o acompanhamento dos seus gastos de maneira mais responsável. Uma boa notícia é que ele está disponível gratuitamente para Android e iOS.

2. Fuelio

Fuelio é um aplicativo que segue a mesma proposta do anterior, oferecendo a gestão completa dos custos e procedimentos realizados no caminhão. Como diferencial, ele permite que você faça backup desses dados no Google Drive e no Dropbox, além de apontar as melhores ofertas de combustível nas suas redondezas. Seu uso também gratuito, mas está disponível apenas para smartphones Android.

3. Carrorama

Essa é a solução nacional para a administração de seu veículo. O Carrorama permite que você mantenha um histórico completo de custos, revisões, trocas e customizações do caminhão. Nessa versão, ele é gratuito e disponível tanto para iOS como Android.

O grande diferencial fica por conta da versão Carrorama by Multilaser (apenas para o Android) que, após a conexão com um scanner OBD, plugado no caminhão, consegue examinar o veículo em tempo real, diagnosticando milhares de problemas técnicos, elétricos e mecânicos.

Pois bem, agora que você entendeu que o cálculo do km rodado é apenas o ponto de partida para realizar a análise de seus gastos, já pode seguir rumo ao aumento de seu faturamento!

Gostou deste artigo explicando como calcular km rodado? Então não perca a chance de assinar a nossa newsletter para continuar atualizado com os melhores conteúdos do segmento!

Categorias: Vida de caminhoneiro