Cargas

Saiba como otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga

Quem não é do ramo de transportes talvez não tenha noção, mas uma das tarefas mais improdutivas é o processo de carga e descarga. Esse é aquele momento em que o motorista se vê obrigado a esperar, pois depende do trabalho de outras pessoas, além do cumprimento de alguns procedimentos burocráticos, muitas vezes relacionados à liberação de uma carga.

O fato é que, enquanto o motorista poderia estar rodando, cumprindo seu cronograma de entregas e faturando, ou mesmo descansando e matando a saudade de casa, o que acontece é que ele acaba perdendo tempo e dinheiro ao esperar uma carga e descarga ineficiente.

Essa é uma situação comum em todas as localidades do país. No entanto, isso não significa que nada pode ser feito para amenizar o problema. Para que você não sofra tanto na hora da carga e descarga, preparamos este artigo listando algumas dicas que podem tornar a tarefa muito mais ágil, descomplicada e produtiva. Continue a leitura e confira!

Quais são os principais problemas no processo de carga e descarga?

Com razão, muitos motoristas reclamam dos procedimentos adotados por armazéns, centros de distribuição e transportadoras para efetuar essa logística. Em tais espaços, ainda é muito comum encontrar processos lentos, burocráticos e que complicam a vida do motorista, que precisa cumprir prazos e manter uma boa produtividade.

Nesse sentido, existem diferentes questões que interferem negativamente na carga e descarga de um caminhão. Confira, a seguir, algumas das principais queixas dos profissionais do ramo! Diante de tantos problemas, foi necessária uma lei para amenizar a situação. No próximo tópico, veja mais detalhes.

Dica: Checklist para manter a segurança no transporte de carga

Tempo de espera prolongado

Nem sempre os pontos de carga e descarga são bem organizados e dispõem da infraestrutura necessária para comportar todo o volume de carga e descarga a que são submetidos. Essa realidade acaba gerando enormes filas de caminhões aguardando o momento para chegarem às docas e realizarem o procedimento.

Em muitos locais, o motorista perde dias aguardando uma carga ou descarga, processo que é relativamente rápido. Ou seja, é comum ficar dias esperando para realizar um procedimento que leva alguns minutos.

Local inadequado para aguardar

Nos lugares em que há grande volume de caminhões entrando e saindo, como é o caso de portos e centros de distribuição, a espera é praticamente inevitável. No entanto, o condutor pode ter dificuldade em encontrar um local seguro, confortável e adequado para aguardar a sua vez de carregar ou descarregar.

A realidade de muitos profissionais é desafiante. São obrigados a esperar fora dos pátios das empresas, sujeitos a riscos de roubos, acidentes e multas de trânsito.

Danos ao caminhão durante a carga e descarga

Com um fluxo acelerado na movimentação de mercadorias, operadores de empilhadeiras e máquinas utilizadas no processo de carga e descarga acabam danificando os veículos de transporte. Arranhões, batidas e amassados são ocorrências comuns nesse processo, originadas principalmente pela falta de cuidado dos profissionais e falta de infraestrutura dos pontos de carga e descarga.

Diante de tantos problemas, foi necessária uma lei para regular as atividades de carga e descarga, cujo objetivo é melhorar a situação de trabalhadores e empresas que atuam no segmento de transportes.

Confira no banner abaixo quais são as estratégias para conseguir frete com lucro!

conheça as estratégias para conseguir frete com lucro

O que diz a Lei 13.103/2015?

Como a fonte dos principais problemas da carga e descarga está na demora nos procedimentos, em março de 2015 esse assunto foi disciplinado pela Lei Nº 13.103. Entre outros temas relacionados ao transporte de carga, ficou determinado no artigo 15 que, após a 5ª hora de atraso, haverá penalidade de cobrança adicional para o responsável pela demora.

Também ficou estabelecido o valor de R$ 1,38 por tonelada/hora, sendo que o peso a ser considerado é o da capacidade do caminhão, não o efetivamente transportado. Além disso, as horas são contadas desde a chegada do veículo ao depósito. Para finalizar, esse valor é reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Portanto, os embarcadores e os destinatários das mercadorias são obrigados a fornecer documento que comprove o tempo de permanência do motorista no recinto. Caso não obedeçam a essas determinações, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) poderá multar os responsáveis em até 5% do valor da carga transportada.

Como descomplicar o processo de carga e descarga?

Você já deve ter percebido, há uma grande discussão sobre os procedimentos de carga e descarga. Normalmente, a origem dos maiores problemas está na falta de organização das empresas. Porém, como o caminhoneiro é um dos maiores interessados em agilizar esse processo, preparamos algumas dicas para torná-lo mais simples.

Informe-se com antecedência sobre os detalhes do serviço

Um dos motivos dos atrasos na carga e descarga é a falta de planejamento dos motoristas. Muitas vezes, a expedição de cargas rápidas dificulta a sua organização, fazendo com que você seja obrigado a coletar/entregar uma carga sem ter todas as informações de que necessita.

Nesse ponto, a recomendação é sempre se informar a respeito do horário em que deve se apresentar junto à empresa para a qual está se dirigindo. Verificada a hora, evite atrasos e chegue até mesmo antes do horário estabelecido.

Além disso, é fundamental saber onde o local de carga e descarga fica situado. Vale lembrar que, em perímetros urbanos, por exemplo, pode ser ainda mais demorada e difícil a circulação, especialmente com veículos de grande porte, como carretas.

Aproveite e garanta as melhores cargas com a Plataforma Rodojacto Digital!

Garanta os melhores fretes e aumente sua renda com a Plataforma Rodojacto Digital

Em grandes cidades, é comum haver restrições de circulação de determinado veículos, como caminhões, em certos horários. Por isso, é fundamental pesquisar esse tipo de informação, evitando transtornos e até multas por infringir a legislação local.

No mais, é preciso que você se atente também ao trânsito na localidade, para que não perca tempo no deslocamento nem seja surpreendido por engarrafamentos e ruas em que o veículo não tem condições de circular ou manobrar. Esse tipo de situação é extremamente comum, ainda mais quando o o local é desconhecido pelo motorista.

Por fim, outra recomendação é saber se existe um espaço demarcado para estacionar enquanto aguarda. Com essas informações, você não ficará perdido ao chegar ao armazém e saberá exatamente quais providências deverá tomar.

Agrupe as coletas e entregas por categoria

A organização é, sem dúvida, a principal aliada do motorista na hora de otimizar o processo de carga e descarga. Nessa hora, você precisa ser estratégico, evitando deslocamentos desnecessários e o desperdício de tempo.

Para isso, uma dica bastante útil é agrupar as suas coletas de acordo com as características de cada uma delas. Nesse ponto, você pode utilizar os seguintes pontos para agrupá-las:

  • tamanho da carga;
  • endereço de descarga;
  • ordem de entrega.

Por exemplo, você pode priorizar as coletas de cargas de maior volume em relação às menores. Isso facilita a acomodação da carga na carroceria do caminhão, já que existirá mais espaço disponível para a organização. Essa parece ser uma dica simples, mas ter que reorganizar a carga em um baú pode tomar um tempo valioso.

Além disso, outra dica é organizar os endereços de entrega, para que você consiga estabelecer a melhor ordem para cumprir o cronograma. Isso evita deslocamentos desnecessários, além de facilitar o acesso à carga, não tendo que retirar e depois recolar itens para fazer uma nova entrega.

Escolha a carga de acordo com as características do caminhão

Outro fator que pode facilitar — e também dificultar — o processo de carga e descarga é o caminhão. Nesse ponto, é válido lembrar que existem diferentes tipos de carroceria e estruturas pensadas para carregar determinados objetos.

Por isso, o motorista deve sempre buscar cargas compatíveis com o seu caminhão. Muitas vezes, apesar de ser possível realizar adaptações, a ação de carga e descarga se torna mais difícil quando o veículo não está totalmente ajustado para o tipo de mercadoria que se pretende transportar.

Uma grande vantagem de utilizar aplicativos e plataformas online de busca de fretes é justamente esse quesito. Com suporte de tais ferramentas, o embarcador já define qual o veículo mais indicado para o transporte, considerando não só o peso e o volume da carga, mas as suas características. Tudo isso certamente impacta o processo de carga e descarga.

Esteja presente durante todo o processo

Assim que se apresentar ao local de carga e descarga, solicite o documento de registro do horário de chegada e permaneça ali até o final do processo. Muitos caminhoneiros aproveitam a parada para realizar outras atividades e saem do local, deixando o caminhão estacionado na empresa.

Isso não é bom, pois pode acontecer de chegar a sua vez de carregar ou descarregar e você não estará presente. Então, se houver algum tipo de problema na conferência de um documento, uma avaria no caminhão ou qualquer outro incidente, por causa da ausência, você não poderá questionar e solucionar rapidamente a situação e dar seguimento ao processo.

Estar presente não apenas gera mais mais segurança, mas também garante melhor fluidez para os trabalhos e redução de atrasos.

Ajude a organizar a carga dentro do caminhão

distribuição da carga dentro da carroceria deve ser feita corretamente. O peso precisa ser dividido de modo igual entre os eixos e os lados. Caso isso não seja observado, um dos eixos ficará sobrecarregado, causando maior desgaste na suspensão e nos pneus. Além disso, o motorista poderá até ser multado por excesso de peso em um dos eixos.

Se a carga estiver mal distribuída, a direção do caminhão pode ficar comprometida nas curvas, além de também aumentar o desgaste de diversos componentes. Portanto, você é o principal interessado na organização da carga no caminhão.

Faça a conferência da carga e dos documentos

Ao sair em viagem com o caminhão carregado, você sabe que é o responsável pela carga até a entrega ao destinatário. Já que terá a responsabilidade sobre o que está ali, é imprescindível conferir se está tudo em ordem, tanto com a documentação quanto com a carga.

Verifique o estado das embalagens e reclame caso alguma esteja amassada, por exemplo. Veja se está tudo acondicionado conforme as instruções e confira se a quantidade embarcada confere com os documentos fiscais.

Dica: 7 simples passos para você ter mais segurança na estrada

Em muitos casos, a falta de conferência desse quesito na hora do carregamento de mercadorias pode gerar atrasos lá na frente, na hora de descarregar. O destinatário da carga pode questionar a situação das embalagens, dificultando o processo de recebimento, e até mesmo se recusar a receber produtos avariados durante o processo de carga e descarga.

Por essas e outras razão, é muito importante que você avalie não só a parte burocrática da carga, como a documentação fiscal, mas também a própria situação física dos produtos e embalagens.

Libere o local após o processo

Outra causa de tumulto nas áreas de carga e descarga dos armazéns é a demora para a liberação do espaço. Pense que, da mesma maneira que você não gosta de esperar, seus companheiros que estão atrás também não. Seja objetivo durante o trabalho e, assim que finalizar a carga ou a descarga, libere o local para o próximo caminhão.

Para isso, seja estratégico: enquanto o seu veículo é carregado ou descarregado, já agilize a parte burocrática coletando os documentos, os carimbos e as assinaturas necessários. Do mesmo modo, organize seus afazeres pessoais para que, quando o procedimento for finalizado, você possa liberar o pátio rapidamente e iniciar sua viagem.

Dê preferência a empresas modernas

Da mesma maneira que os caminhões estão cada vez mais modernos, com diversos recursos que facilitam a vida do caminhoneiro, a administração de empresas também se atualiza. Nesse sentido, os gestores têm soluções tecnológicas para melhorar a gestão de armazéns, centros de distribuição e transportadoras.

Com uso dessas tecnologias, é possível aperfeiçoar a distribuição das mercadorias nos depósitos e colocá-las nas docas no momento certo para serem carregadas no caminhão. Além disso, a documentação é emitida em curto espaço de tempo. Com isso, o processo de carga e descarga fica mais ágil, para o benefício de todos, inclusive o caminhoneiro.

Confira no banner abaixo quais são as estratégias para conseguir frete com lucro!

conheça as estratégias para conseguir frete com lucro

No mais, a tecnologia também pode ser uma aliada não só na desburocratização da carga e descarga, mas também da parte operacional. Um exemplo é a automatização do processo, utilizando esteiras, empilhadeiras e plataformas de elevação do caminhão — para se ter uma ideia, com esse tipo de tecnologia, é possível descarregar toneladas de grãos em poucos minutos.

Como você viu neste post, simples atitudes são capazes de otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga. Apesar das dificuldades encontradas em praticamente todos os cantos do Brasil, é possível adotar medidas básicas para tornar tudo mais ágil.

Você também deve ter notado que essa questão não é um problema apenas para as empresas de transporte, mas principalmente para o motorista, que perde seu tempo e deixa de faturar quando se vê preso em processos ineficientes de carga e descarga. Para contornar esses obstáculos, você que é caminhoneiro tem a sua parcela de responsabilidade e deve se comprometer a organização geral do trabalho, favorecendo o ganho de todos.

Por falar em ganhos, você é capaz de fazer seu controle financeiro, demonstrando o quanto fatura com a sua profissão? Uma das maneiras de chegar a esse valor é sabendo como calcular os custos de um caminhão parado. Aproveite que está por aqui e aprenda a fazer isso agora mesmo!

Categorias: Cargas